O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hargreaves, Lisa Minari
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13825
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
id UNB_3a4939f373adee3a8f7616538ea139ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13825
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)História da arteAçúcar - estética - aspectos antropológicosImagens, ilustrações, etc.- arteAnálise de imagens - arteTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.O tema desta tese é o estudo do açúcar e do banquete na história da arte no século XVI. A pesquisa realizada revelou a consolidação da função estética do açúcar, apontando para a criação de um espaço alimentar espetacular, que adotava o processo civilizatório à mesa como estratégia de distinção social. O banquete dos artefatos em açúcar materializava, assim, uma densa e ampla narrativa que instruía pedagogicamente os convidados a respeito de um passado que era continuamente reatualizado. Sob essa perspectiva, o papel dos artistas renascentistas tornou-se essencial, já que possibilitou a transformação dos artefatos comestíveis de açúcar em objetos de arte, legitimando seu significado nas mesas da corte e propiciando um tipo de produção que distinguia o indivíduo socialmente. A inspiração teórica inicial deve-se, assim, ao pensamento de Norbert Elias (O processo civilizador, 1994). Ao tomar a pintura renascentista como documento, por excelência, para demonstrar a função do alimento, e em especial da estética do açúcar, no processo civilizador, tornou-se necessário respaldar a análise iconográfica das obras de arte As bodas de Caná, de Paolo Veronese, A refeição de açúcar por ocasião do casamento de Johann Wilhelm, de Franz Hogenberg, e O banquete de açúcar na salle enchantée, em Binche, de artista anônimo, em Pierre Francastel, Erwin Panofsky e Aby Warburg. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe theme of this thesis is the study of the sugar and the banquet in history of arte on the sixteenth century. The research revealed the esthetic consolidation of the function of sugar, pointing towards the creation of a spectacular space for food, which brought the civilization process to the table, as a strategy of social distinction. Thus the feast of the artifacts in sugar materialized a dense and extensive narrative that pedagogically instructed the guests about a past that was continually being updated. In this context, the role of the Renaissance artists became essential since it enabled the transformation of sugar artifacts into objects of art, legitimizing its meaning at the tables of the court and providing a type of production that distinguished the individual socially. The initial theoretical inspiration is due to the thoughts of Norbert Elias (Theory of civilizing processes, 1994). Taking a Renaissance painting as a document of excellence to demonstrate the function of food, especially aesthetic of sugar, in the civilizing process, it became necessary to support the iconographic analysis of the works of art “The wedding at Cana”, by Paolo Veronese, “The sugar meal on the occasion of the wedding of Johann Wilhelm”, by Franz Hogenberg, and “The sugar banquet in the enchanted room, in Binche”, by an anonymous artist, in Pierre Francastel, Erwin Panofsky and Aby Warburg.Ribeiro, Maria Eurydice de BarrosHargreaves, Lisa Minari2013-08-02T14:01:55Z2013-08-02T14:01:55Z2013-08-022013-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfHARGREAVES, Lisa Minari. O espetáculo do açúcar: banquetes, artes e artefatos (século XVI). 2013. 258 f., il. Tese (Doutorado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13825A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/13825Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)
title O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)
spellingShingle O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)
Hargreaves, Lisa Minari
História da arte
Açúcar - estética - aspectos antropológicos
Imagens, ilustrações, etc.- arte
Análise de imagens - arte
title_short O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)
title_full O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)
title_fullStr O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)
title_full_unstemmed O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)
title_sort O espetáculo do açúcar : banquetes, artes e artefatos (século XVI)
author Hargreaves, Lisa Minari
author_facet Hargreaves, Lisa Minari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Eurydice de Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Hargreaves, Lisa Minari
dc.subject.por.fl_str_mv História da arte
Açúcar - estética - aspectos antropológicos
Imagens, ilustrações, etc.- arte
Análise de imagens - arte
topic História da arte
Açúcar - estética - aspectos antropológicos
Imagens, ilustrações, etc.- arte
Análise de imagens - arte
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-02T14:01:55Z
2013-08-02T14:01:55Z
2013-08-02
2013-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HARGREAVES, Lisa Minari. O espetáculo do açúcar: banquetes, artes e artefatos (século XVI). 2013. 258 f., il. Tese (Doutorado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13825
identifier_str_mv HARGREAVES, Lisa Minari. O espetáculo do açúcar: banquetes, artes e artefatos (século XVI). 2013. 258 f., il. Tese (Doutorado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043941725470720