Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Adriana Helena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15069
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.
id UNB_3a4fcb12e96e3b18c0c8d7dfa97689ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15069
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em químicaAmbientes virtuais compartilhadosQuímica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.A presente dissertação consiste em uma pesquisa-ação com caráter emancipatório, envolvendo os alunos do 2.º e 3.º anos do Ensino Médio, noturno, retidos na progressão parcial com dependência em Química de uma escola da rede publica do Distrito Federal, cidade administrativa de Ceilândia. Foram investigados os aspectos positivos e negativos da criação e implementação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como estratégia de avaliação, no processo de ensino aprendizagem, baseados nas percepções e nas contribuições dos participantes (alunos/professor-pesquisador). Foi executada uma sequência de atividades, individuais e coletivas, criadas no AVA e desenvolvidas na plataforma MOODLE, para acompanhamento das aprendizagens, dificuldades e tensões geradas no ambiente virtual. Para iluminar as discussões, o arcabouço teórico baseou-se em ampla literatura sobre a história da educação escolar no mundo e no Brasil – especificamente sobre o ensino noturno – sobre os exames e as avaliações, formativas, pertinentes e sobre as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para tanto, dialogaram entre si, entre outros autores, Hobsbawn, Patto e Romanelli, quando se abordou a história moderna, história da educação escolar noturna no Brasil; Foucault, Perrenoud, Luckesi, Villas Boas e Ferreira, quando dos exames e das avaliações formativas; Prensky e Lèvy, quando do mundo digital e das novas tecnologias. Os dados criados foram coletados por inúmeros instrumentos: internet (AVA), questionários, diário pedagógico, mensagens via e-mail. Encontrou-se evidências da necessidade não só da mudança na forma de avaliação na progressão parcial com dependência em Química, mas, principalmente, da inclusão digital para os alunos de classes menos favorecidas. Os resultados ajudam a indicar, também, a potencialidade dessas ferramentas para a formulação da avaliação formativa que é mais justa e menos excludente. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation consists in a practical research with emancipating character, involving students of 2 and 3 years of high school, at night shift, retained in partial progression at the teaching of Chemistry in a public school of Brasília, the Federal District that administrates Ceilândia. In this research, is was going to be investigated the positives and negatives aspects of the creation and implementation of a virtual learning environment (VLE) as evaluation strategy in teaching learning process, based on the perceptions and on the contributions of participants (student-teacher-researcher). It was executed a sequence of individual and collective activities, created in VLE and developed on MOODLE platform, for follow up, learning difficulties and tensions generated in the virtual environment. To illuminate the discussions, the theoretical framework was based on extensive literature on the history of education in the world and in Brazil – specifically in what consist the learning in night shifts – in what concerns relevant exams and evaluations and the information and communication technologies (ICT). In the search of this result, discussions were held between the author listed next, among others: Hobsbawn, Patto and Romanelli, when we approached the history of night shifts school education in Brazil; Foucault, Perrenoud, Luckesi, Villas Boas and Ferreira, when we treat the examinations and educational assessments; Prensky and Lèvy, to discuss the digital world and the new technologies. The created data were collected by numerous instruments, such as internet (VLE), questionnaires, pedagogical dairy and messages via email, which highlighted the need not only of the change in the form of evaluation in partial progression education, but, mostly, on the digital inclusion for less favored students. The results help to indicate, as well, the potential of these tools for the formulation of formative assessment that is fairer and less exclusionary.Gauche, RicardoTeixeira, Adriana Helena2014-01-31T13:44:22Z2014-01-31T13:44:22Z2014-01-312013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Adriana Helena. Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química. 2013. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15069A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/15069Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química
title Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química
spellingShingle Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química
Teixeira, Adriana Helena
Ambientes virtuais compartilhados
Química - estudo e ensino
title_short Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química
title_full Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química
title_fullStr Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química
title_full_unstemmed Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química
title_sort Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química
author Teixeira, Adriana Helena
author_facet Teixeira, Adriana Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauche, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Adriana Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais compartilhados
Química - estudo e ensino
topic Ambientes virtuais compartilhados
Química - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04
2014-01-31T13:44:22Z
2014-01-31T13:44:22Z
2014-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Adriana Helena. Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química. 2013. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15069
identifier_str_mv TEIXEIRA, Adriana Helena. Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em química. 2013. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508314390691840