O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogassawara, Aiko Tanonaka
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6469
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.
id UNB_3bd06de0dda58886df356eca6c0280ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6469
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)Língua japonesa - estudo e ensinoBilinguismoEscrita - JapãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.Esta pesquisa tem por finalidade investigar as características do ensino da escrita japonesa por meio da análise de sua linguagem de especialidade em textos especializados. Para a coleta de unidades terminológicas relevantes para a pesquisa foi utilizado um corpus selecionado e delimitado entre textos especializados relativos ao ensino da escrita japonesa. A categorização dessas unidades terminológicas permitiu a realização de uma hierarquização através de suas relações coordenadas e subordinadas em três grandes categorias: o grafema, o uso e o processo de ensino. A hierarquização das unidades terminológicas permitiu obter um sistema de conceitos que estrutura o ensino da escrita japonesa. Essa estrutura apresenta as características do ensino da escrita japonesa, que são o conhecimento acerca do grafema semântico (ideograma) e o grafema fonético (fonograma); do uso dos grafemas segundo as normas vigentes de ortografia japonesa e de como desenvolver o ensino da escrita japonesa. O sistema de conceitos permite visualizar todo conhecimento necessário para se desenvolver um bom trabalho de transferência de conhecimento e uma seleção adequada de recursos didáticos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research project aims to investigate the features of the teaching of Japanese writing by means of the analysis of the specialized language of that area found in specialized texts. The corpus used for the collection of terminological units relevant to the research was selected among texts specialized in the teaching of Japanese writing. The categorization of such terminological units has allowed us to place them in a hierarchy drawn up from their relations of coordination and subordination. Three major categories were found: the grapheme, the use and the teaching process. The hierarchical ordering of the terminological units has allowed us to obtain a system of concepts that structures the knowledge about the teaching of Japanese writing. Such a structure reflects the features of the teaching of Japanese writing, which are knowledge about the semantic grapheme (ideogram) and the phonetic grapheme (phonogram); about the use of such graphemes according to the Japanese ortographic rules in effect, and about how to carry out the teaching of Japanese writing. The system of concepts allows one to visualize all the knowledge which is necessary for doing a good job of passing on knowledge and for making an appropriate selection of teaching materials.Nakayama, HarukaOgassawara, Aiko Tanonaka2011-01-17T17:25:59Z2011-01-17T17:25:59Z20062006-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOGASSAWARA, Aiko Tanonaka. O ensino da escrita japonesa: um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português). 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6469info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/6469Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)
title O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)
spellingShingle O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)
Ogassawara, Aiko Tanonaka
Língua japonesa - estudo e ensino
Bilinguismo
Escrita - Japão
title_short O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)
title_full O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)
title_fullStr O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)
title_full_unstemmed O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)
title_sort O ensino da escrita japonesa : um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português)
author Ogassawara, Aiko Tanonaka
author_facet Ogassawara, Aiko Tanonaka
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nakayama, Haruka
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogassawara, Aiko Tanonaka
dc.subject.por.fl_str_mv Língua japonesa - estudo e ensino
Bilinguismo
Escrita - Japão
topic Língua japonesa - estudo e ensino
Bilinguismo
Escrita - Japão
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-10-27
2011-01-17T17:25:59Z
2011-01-17T17:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OGASSAWARA, Aiko Tanonaka. O ensino da escrita japonesa: um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português). 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6469
identifier_str_mv OGASSAWARA, Aiko Tanonaka. O ensino da escrita japonesa: um estudo terminológico bilíngüe (japonês-português). 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580903325335552