Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, André Wangles de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17299
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2014.
id UNB_3c39b19e92d4e793b8d917bfd4310efd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17299
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentesAprendizagem - avaliaçãoProfessores - formaçãoEducação - avaliaçãoProfessores de matemáticaProjeto pedagógicoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2014.A avaliação foi delimitada como objeto de estudo e interesse na educação, por constituir-se um dos temas mais polêmicos, quando se abordam questões relacionadas à prática pedagógica do professor. A sociedade evolui e impulsiona o repensar sobre a educação, as práticas pedagógicas e a ação avaliativa. A concepção de que o professor precisa, cada vez mais, diversificar os instrumentos e momentos de avaliação tem ganhado força com a discussão da necessidade de se promover mudanças significativas no aprendizado dos estudantes. A proposta de estabelecimento de uma prática pautada pela avaliação formativa vem ocupando espaço cada vez maior na educação básica, a partir das orientações constantes nos projetos pedagógicos das escolas, que estabelecem a premissa de que a avaliação não pode e nem deve ser estática, mas, sim, dinâmica, permeando todos os espaços e tempos de aprendizagem. Em geral, professores de matemática não discutem as teorias de avaliação durante sua formação na educação superior e somente se deparam com esses temas quando buscam a formação continuada ou são provocados pelas coordenações pedagógicas das escolas em que atuam. Considerando esse cenário, buscou-se neste trabalho fazer uma pesquisa com professores de uma escola pública da educação básica do Distrito Federal, para investigar as concepções que eles têm acerca do tema avaliação, a forma como transpõem para a prática em sala de aula, relacionando com as diretrizes constantes do projeto pedagógico da escola. A pesquisa revelou que a escola precisa investir mais em espaço/tempo de leitura e debates, democratizando as discussões acerca do significado da avaliação de aprendizagem e institucional, inclusive no aprofundamento das concepções subjacentes ao projeto político-pedagógico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe evaluation was defined as an object of study and interest in education, as it constitutes one of the most controversial issues, when addressing issues related to teacher's pedagogic practice. The company develops and drives the rethinking of education, pedagogical practices and evaluative action. The idea that teachers need, increasingly, diversify instruments and time points has gained strengh with the discussion of the need to promote significant changes in student learning. The proposal to establish a pratice guided by formative assesment has been occupying growing space in basic education, from the guidelines set out in the pedagogical projects of schools, establishing the premise that the assesment can't and should not be static, but yes, dynamic, permeating all space and time for learning. In general, math teachers do not discuss theories of evaluation during their training in higher education and only encounter these issues when seeking continuing education or are caused by pedagogical coordinators of the schools they serve. Considering this scenario, we tried to do a search in this work with teachers in a public school of basic education in the Federal District, to investigate the conceptions they have about the subject review, how transposing into practice in the classroom, relating with the guidelines contained in the educational project of the school. The research revealed that the school needs to invest more in space/time reading and dicussions, democratizing the discussions about the meaning of evaluation and institutional learning, pedagogical project concepts.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em MatemáticaRabelo, Mauro LuizAraujo, André Wangles de2014-12-10T10:59:25Z2014-12-10T10:59:25Z2014-12-102014-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, André Wangles de. Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17299A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:27:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/17299Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:27:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes
title Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes
spellingShingle Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes
Araujo, André Wangles de
Aprendizagem - avaliação
Professores - formação
Educação - avaliação
Professores de matemática
Projeto pedagógico
title_short Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes
title_full Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes
title_fullStr Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes
title_full_unstemmed Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes
title_sort Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes
author Araujo, André Wangles de
author_facet Araujo, André Wangles de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabelo, Mauro Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, André Wangles de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - avaliação
Professores - formação
Educação - avaliação
Professores de matemática
Projeto pedagógico
topic Aprendizagem - avaliação
Professores - formação
Educação - avaliação
Professores de matemática
Projeto pedagógico
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10T10:59:25Z
2014-12-10T10:59:25Z
2014-12-10
2014-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, André Wangles de. Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17299
identifier_str_mv ARAUJO, André Wangles de. Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580771025453056