Avaliação e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/785 |
Resumo: | Discutiremos neste artigo a avaliação da aprendizagem enquanto impulsionadora do processo de construção do conhecimento. Propomos o exercício metacognitivo do aluno como estratégia para a tomada de consciência do que aprendeu e de como aprendeu, possibilitando ao mesmo e ao professor o acompanhamento, retroalimentação e avaliação da aprendizagem. Como instrumentos didáticos serão utilizados diários para o registro da reflexão distanciada do aluno. Analisaremos episódios de aprendizagem tirados de um dos diários coletados em curso de formação de professores. |
id |
FCC-1_c8f7cee736d857ba0e7fd90e9937f51a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/785 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e aprendizagemAvaliação da AprendizagemFormação de ProfessoresMetacogniçãoEducação MatemáticaDiscutiremos neste artigo a avaliação da aprendizagem enquanto impulsionadora do processo de construção do conhecimento. Propomos o exercício metacognitivo do aluno como estratégia para a tomada de consciência do que aprendeu e de como aprendeu, possibilitando ao mesmo e ao professor o acompanhamento, retroalimentação e avaliação da aprendizagem. Como instrumentos didáticos serão utilizados diários para o registro da reflexão distanciada do aluno. Analisaremos episódios de aprendizagem tirados de um dos diários coletados em curso de formação de professores.Fundação Carlos Chagas1996-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/785Cadernos de Pesquisa; No. 99 (1996); 47-59Cadernos de Pesquisa; Núm. 99 (1996); 47-59Cadernos de Pesquisa; No. 99 (1996); 47-59Cadernos de Pesquisa; n. 99 (1996); 47-591980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/785/797Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarsie, Marta Maria Pontin2023-10-25T13:50:04Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/785Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T13:50:04Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e aprendizagem |
title |
Avaliação e aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação e aprendizagem Darsie, Marta Maria Pontin Avaliação da Aprendizagem Formação de Professores Metacognição Educação Matemática |
title_short |
Avaliação e aprendizagem |
title_full |
Avaliação e aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação e aprendizagem |
title_sort |
Avaliação e aprendizagem |
author |
Darsie, Marta Maria Pontin |
author_facet |
Darsie, Marta Maria Pontin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darsie, Marta Maria Pontin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Formação de Professores Metacognição Educação Matemática |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Formação de Professores Metacognição Educação Matemática |
description |
Discutiremos neste artigo a avaliação da aprendizagem enquanto impulsionadora do processo de construção do conhecimento. Propomos o exercício metacognitivo do aluno como estratégia para a tomada de consciência do que aprendeu e de como aprendeu, possibilitando ao mesmo e ao professor o acompanhamento, retroalimentação e avaliação da aprendizagem. Como instrumentos didáticos serão utilizados diários para o registro da reflexão distanciada do aluno. Analisaremos episódios de aprendizagem tirados de um dos diários coletados em curso de formação de professores. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/785 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/785/797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 99 (1996); 47-59 Cadernos de Pesquisa; Núm. 99 (1996); 47-59 Cadernos de Pesquisa; No. 99 (1996); 47-59 Cadernos de Pesquisa; n. 99 (1996); 47-59 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310785728512 |