Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Maria Lucimar Matos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42695
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2021.
id UNB_3cb5eb157b4de6fa2a1966c0c925a19f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42695
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe IpêEducação do campoPrograma de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI)Educação integralEscolas do campoFormação omnilateralDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2021.A presente pesquisa analisa como a Escola Classe Ipê, a partir do Programa de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI), implementa as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A escola objeto do estudo de caso, Escola Classe Ipê (ECIpê), caracteriza-se como uma Escola do Campo, situada numa área de relevante interesse ecológico (Arie Granja do Ipê), no Distrito Federal. Os objetivos específicos buscaram identificar como se dá a relação da comunidade na definição e implementação dos projetos pedagógicos da escola e como a ECIpê organiza os tempos e espaços educativos na educação integral em tempo integral em consonância com as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, bem como compreender como os profissionais da instituição pesquisada percebem o campo e seus sujeitos. A metodologia utilizada no estudo de caso teve como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético, a partir das categorias, historicidade, contradição, mediação, totalidade e trabalho. A análise documental, a observação, as entrevistas e o grupo focal foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. As ideias das(os) educadoras(es) Arroyo (2012), Caldart (2015, 2019), Cavaliere (2010), Freire (2018), Freitas (1995), Frigotto (2012), Gadotti (2009), Giolo (2012), Molina e Sá (2012), Moll (2012), Paro (1988), Pistrak (2018), Ribeiro (1968), Shulgin (2013) e Teixeira (1968) serviram de referências para as discussões sobre a Educação do Campo e a Educação Integral, enquanto concepções teóricas e políticas públicas de educação. O resultado da pesquisa indica que a escola busca construir seus processos formativos, considerando as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, necessitando, no entanto, encontrar formas de envolver a comunidade nos processos decisórios da gestão escolar. Aponta, ainda, para a necessidade de formação continuada para os educadores que atuam nas Escolas do Campo, de tempo integral, no próprio território da escola, de maneira a garantir que esse tempo ampliado seja preenchido, também, com os princípios da Educação do Campo.This research analyzes how the Escola Classe Ipê, from the Integral Education Program in Full Time (PROEITI), implements the Pedagogical Guidelines for Basic Education in the Countryside for the public school system in the Federal District. The school, object of the case study, is characterized as a Country School, located in an Area of Relevant Ecological Interest (ÁRIE Granja do Ipê), in the Federal District. The specific objectives sought to identify how the community's relationship takes place in the definition and implementation of the school's pedagogical projects; how Escola Classe Ipê organizes educational times and spaces in Full-Time Integral Education in line with the Pedagogical Guidelines for Rural Basic Education and understand how professionals from the researched institution perceive the field and its subjects. The methodology used in the case study was epistemologically based on Dialectical Historical Materialism, based on the categories, historicity, contradiction, mediation, totality and work. Document analysis, observation, interviews and the focus group were the instruments used for data collection. The ideas of the educators(s) Caldart, Molina, Santos, Molina and Sá, Ramos, Freitas, Shulgin, Pistrak, Freire, Frigotto, Arroyo, Moll, Paro, Cavaliere, Gadotti, Giolo, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro and Paulo Freire served references for discussions on Rural Education and Integral Education, as theoretical conceptions and public education policies. The result of the research indicates that the school seeks to build its formative processes considering the Pedagogical Guidelines for Basic Education in the Country, needing, however, to find ways to involve the community in the decision-making processes of school management. It also points to the need for continuing education, in the school's own territory, for educators who work in Rural Schools, full time, in order to ensure that this extended time is also filled with the principles of Rural Education.Faculdade UnB Planaltina (FUP)Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento RuralMolina, Mônica CastagnaLucena, Maria Lucimar Matos de2022-01-07T10:13:01Z2022-01-07T10:13:01Z2022-01-072021-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUCENA, Maria Lucimar Matos de. Educação integral em tempo integral no Distrito Federal: há tempos e espaços para o campo?: um estudo de caso na Escola Classe Ipê. 2021. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42695A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:49:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/42695Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:49:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
title Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
spellingShingle Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
Lucena, Maria Lucimar Matos de
Educação do campo
Programa de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI)
Educação integral
Escolas do campo
Formação omnilateral
title_short Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
title_full Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
title_fullStr Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
title_full_unstemmed Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
title_sort Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
author Lucena, Maria Lucimar Matos de
author_facet Lucena, Maria Lucimar Matos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molina, Mônica Castagna
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Maria Lucimar Matos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Programa de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI)
Educação integral
Escolas do campo
Formação omnilateral
topic Educação do campo
Programa de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI)
Educação integral
Escolas do campo
Formação omnilateral
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
2022-01-07T10:13:01Z
2022-01-07T10:13:01Z
2022-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCENA, Maria Lucimar Matos de. Educação integral em tempo integral no Distrito Federal: há tempos e espaços para o campo?: um estudo de caso na Escola Classe Ipê. 2021. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42695
identifier_str_mv LUCENA, Maria Lucimar Matos de. Educação integral em tempo integral no Distrito Federal: há tempos e espaços para o campo?: um estudo de caso na Escola Classe Ipê. 2021. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580835646046208