Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Augusto Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35052
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.
id UNB_3d1d6a9c48bfc30dc487cd1c6cc66059
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35052
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e CoripakoSociolinguísticaEducação escolar indígenaEducação indígenaLetramentoAlfabetizaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os Baniwa e Coripako, etnias indígenas que falam línguas da família linguística Aruák, habitantes do noroeste do Estado Amazonas, na Terra Indígena do Alto Rio Negro. O povo vive em áreas limítrofes entre o Brasil, a Colômbia e a Venezuela, margeando os rios: Içana (Brasil), Cuiari e Guainía (Colômbia) e Orinoco (Venezuela). Os Baniwa ocupam toda a bacia do rio Içana e seus afluentes, distribuídos em 96 comunidades ribeirinhas. Também estão presentes nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, do lado brasileiro. Do lado da Venezuela e Colômbia, estão na região dos rios Inírida e Guainía, alcançando uma população aproximadamente de 18.000 pessoas (Relatório OIBI, 2016). O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar a situação sociolinguística e educacional do povo Baniwa e Coripako, considerando o período inicial de escolarização e os processos de alfabetização e letramento desse período. O arcabouço teórico e metodológico se configuram como (quanti)qualitativa (RICHARDSON, 1999; GUNTER, 2009; ALMEIDA, 2015). A metodologia parte dos princípios das pesquisas do tipo etnográfico (ERICKSON, 1984, 1988; SOUSA, 2006). As estratégias principais foram aplicação de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas. Por sua essência investigativa, foram amplamente utilizados os procedimentos das pesquisas bibliográfica e documental. A fundamentação teórica utiliza-se de uma ampla frente de categorias que se complementam, como: a Sociolinguística (BORTONI-RICARDO, 2005, 2008, 2014, SOUSA, 2006, ALMEIDA, 2015, CAVALIERE, 2014); Educação Indígena e Educação Escolar Indígena (MELIÁ, 1979, LOPES DA SILVA, 2001, MARÉS, 2002, MAHER, 2006, GRUPIONI, 2009. DINIZ, 2011, RELATÓRIO I CONFERENCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA RIO IÇANA, 2016); Alfabetização e Letramento (SOARES, 2007, 2012, 2013, ROJO, 2009, STREET, 1995, 2003, 2017, 2014, HEATH, 1982, GRIZZI E SILVA, 1981, LADEIRA, 1981, SOUZA, 2004, RECNEI, 1998, ALMEIDA, 2015, MENDES, 2017, MAHER, 2007, CARVALHO, 2007, FRADE, 2007, BRAGGIO, 1992). Com os resultados da pesquisa acreditamos que esta possa contribuir para o fortalecimento das línguas indígenas, ao processo de letramento inicial das crianças indígena Baniwa e Coripako. Finalmente, a pesquisa acena com a necessidade de se realizar estudos de alfabetização e letramento dos Baniwa e Coripako, a partir das contribuições da Sociolinguística.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).This thesis presents the results of a research carried out with the Baniwa and Coripako, indigenous ethnic groups who speak languages of the Aruák linguistic family, inhabitants of the northwest of the Amazonas state, in the Indigenous Land of the Upper Rio Negro. The people live in bordering areas between Brazil, Colombia and Venezuela, bordering the rivers Içana (Brazil), Cuiari and Guainía (Colombia) and Orinoco (Venezuela). The Baniwa occupy the entire basin of the Içana River and its tributaries, distributed in 96 riverine communities. They are also present in the municipalities of São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro and Barcelos, on the Brazilian side. On the Venezuelan and Colombian side, they are located in the region of the rivers Inírida and Guainía, reaching a population of approximately 18,000 people (OIBI Report, 2016). The goal of this research is to investigate and analyze the sociolinguistic and educational situation of the Baniwa and Koripako people, considering the initial period of schooling and literacy processes of that period. The theoretical and methodological framework are configured as quali-quantitative (RICHARDSON, 1999; GUNTER, 2009; ALMEIDA, 2015). The methodology is based on the principles of ethnographic research (ERICKSON, 1984, 1988, SOUSA, 2006). The main strategies were the application of questionnaires and semi-structured interviews. Bibliographic and documentary research procedures were also widely used. The theoretical foundations are based on a broad spectrum of categories that complement each other, such as: Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2005, 2008, 2014, SOUSA, 2006, ALMEIDA, 2015, CAVALIERE, 2014); Indigenous Education and Indigenous School Education (MELIÁ, 1979, LOPES DA SILVA, 2001, MARÉS, 2002, MAHER, 2006, GRUPIONI, 2009, DINIZ, 2011, REPORT I CONFERENCE ON INDIAN SCHOOL EDUCATION RIO IÇANA, 2016); Literacy (SOARES, 2007, 2012, 2013, ROJO, 2009, STREET, 1995, 2003, 2017, 2014, HEATH, 1982, GRIZZI AND SILVA, 1981, LADEIRA, 1981, SOUZA, 2004, RECNEI, 1998, ALMEIDA, 2015, MENDES, 2017, MAHER, 2007, CARVALHO, 2007, FRADE, 2007, BRAGGIO, 1992). We believe that the results of this research can contribute to strengthening indigenous languages and to help improving the initial literacy process of Baniwa and Coripako indigenous children. Finally, the research stresses the need to carry out literacy and lschooling studies of the Baniwa and Coripako based on the contributions of sociolinguistics.Chacon, Thiago CostaSousa, Rosineide Magalhães deGonçalves, Augusto Garcia2019-07-12T19:28:37Z2019-07-12T19:28:37Z2019-07-122018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Augusto Garcia. Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako. 2018. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35052A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/35052Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako
title Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako
spellingShingle Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako
Gonçalves, Augusto Garcia
Sociolinguística
Educação escolar indígena
Educação indígena
Letramento
Alfabetização
title_short Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako
title_full Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako
title_fullStr Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako
title_full_unstemmed Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako
title_sort Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako
author Gonçalves, Augusto Garcia
author_facet Gonçalves, Augusto Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Thiago Costa
Sousa, Rosineide Magalhães de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Augusto Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística
Educação escolar indígena
Educação indígena
Letramento
Alfabetização
topic Sociolinguística
Educação escolar indígena
Educação indígena
Letramento
Alfabetização
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-07-12T19:28:37Z
2019-07-12T19:28:37Z
2019-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Augusto Garcia. Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako. 2018. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35052
identifier_str_mv GONÇALVES, Augusto Garcia. Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako. 2018. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580763780841472