Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40868
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
id UNB_3d3bcdec3ea6682e83f57067857a8132
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40868
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)Joana d’Arc, 1431-1909 - crítica e interpretaçãoRepresentações históricasMulheresLivros didáticos - avaliação educacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.Esta dissertação tem por objeto de estudo as representações de Joana d’Arc nas narrativas dos livros didáticos de História aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 para o Ensino Médio. O corpus de análise é constituído de três livros didáticos: História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior (2016, v. 1); #Contato História, de Adriana Machado Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini (2016, v. 2); e Olhares da História – Brasil e Mundo, de Bruno Vicentino e Cláudio Vicentino (2016, v. 1). A análise das dimensões históricas, políticas, identitárias e pedagógicas destas representações encontra apoio teórico-metodológico nos estudos feministas e de gênero. Nas narrativas didáticas sobre a Guerra dos Cem Anos na Idade Média, Joana d’Arc aparece como figura lendária, extraordinária, heróica, santa, guerreira e de liderança, marcada por representações de gênero que sinalizam para as “tecnologias de gênero” engendradas nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras. Trata-se de representações que indicam, especialmente, possibilidades e limites identitários para as mulheres enquanto sujeitos históricos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This dissertation aims to analyze the representations of Joan of Arc on History school books approved by the 2018 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Our research corpus consists in three books: História, Sociedade & Cidadania, from Alfredo Boulos Júnior (2016, v. 1); #Contato História, from Adriana Machado Dias, Keila Grinberg and Marco Pellegrini (2016, v. 2); and Olhares da História – Brasil e Mundo, from Bruno Vicentino and Cláudio Vicentino (2016, v. 1). The analysis of historical, political, identitarian and pedagogical dimensions of these representations anchor in feminist and gender studies. On narratives of the One Hundred Years War, Joan of Arc appears as a legendary figure, extraordinaire and heroic, a saint, a warrior and a leader, branded in gender representations that point to “gender technologies”, carved in stories to be taught in Brazilian schools. These are representations indicate, specially, identitarian possibilities and boundaries to women as historical subjects.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaOliveira, Susane Rodrigues deRibeiro, Rebecca Maria Queiroga2021-05-11T01:26:44Z2021-05-11T01:26:44Z2021-05-102020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Rebecca Maria Queiroga. Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas: representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018). 2020. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40868A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-31T15:55:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/40868Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-31T15:55:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
title Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
spellingShingle Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
Joana d’Arc, 1431-1909 - crítica e interpretação
Representações históricas
Mulheres
Livros didáticos - avaliação educacional
title_short Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
title_full Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
title_fullStr Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
title_full_unstemmed Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
title_sort Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
author Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
author_facet Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Susane Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
dc.subject.por.fl_str_mv Joana d’Arc, 1431-1909 - crítica e interpretação
Representações históricas
Mulheres
Livros didáticos - avaliação educacional
topic Joana d’Arc, 1431-1909 - crítica e interpretação
Representações históricas
Mulheres
Livros didáticos - avaliação educacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2021-05-11T01:26:44Z
2021-05-11T01:26:44Z
2021-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Rebecca Maria Queiroga. Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas: representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018). 2020. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40868
identifier_str_mv RIBEIRO, Rebecca Maria Queiroga. Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas: representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018). 2020. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900861696344064