A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelly, Brenda Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12819
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
id UNB_3d3d137f059b9fd8eedfb9091f06e491
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12819
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiaisEducação especial - Brasília (DF)Isolamento socialAutismoTecnologia educacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.O presente trabalho emerge da vivência da pequisadora com dois alunos com diagnóstico de autismo alocados em uma sala do ensino especial, de uma escola pública, do ensino regular de Brasília. Como resultado de sete meses de vivência e intervenção no contexto da referida escola, com os referidos alunos, busca se realizar um exame crítico da realidade da educação especial naquele contexto, visando a identificar, em sua própria estrutura, os mecanismos que condicionam a exclusão das crianças que as frequentam. Por meio de narrativas do cotidiano das salas especiais, mais especificamente de episódios vividos com os dois principais participantes desta pesquisa, são realizados exames teóricos, que apontam para a mecanicidade dos processos de ensino, para o desrespeito às necessidades individuais dos alunos com deficiência (inclusive diante de seus desenvolvimentos orgânicos, naturais) e para a falta de diálogo nas relações que se estabelecem com eles. Embora cresça o entendimento moral de que não se deve excluir pessoas com deficiência dos processos coletivos, as salas especiais constituem um mecanismo que visa a agregar, sem, no entanto, permitir a convivência verdadeira, o que acaba levando os alunos por elas atendidos a um processo gradual de invisibilização, que pode chegar ao aniquilamento social. Por fim, apresenta se o resultado das intervenções pedagógicas em que a pesquisadora propôs a utilização do computador e em que os dois participantes da pesquisa, à despeito do que profetizava seus diagnósticos, demonstraram ser capazes de aprender. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe following work emerges from the experience of the researcher with two students diagnosed as autistic, allocated to a special education classroom, in a regular, public school in Brasilia. As the result of a seven month observation and intervention in the above mentioned school, with the above mentioned students, we seek to make a critical examination of the reality of special education in that context, endeavoring to identify, in that structure, the mechanisms that lead to the social exclusion of the students that are part of it. Using a narrative approach of the day to day life of the special education classrooms, more specifically relating to episodes in which the principal participants of this research are central actors, theoretical analyses are carried out, which indicate mechanical teaching processes, lacking respect for the individual needs of the students with disabilities (even regarding their natural bodily development) and to the absence of dialogue in relation to them. Even though there is a growing moral understanding that we should not exclude people with disabilities from collective processes, the special education classrooms are a mechanism which aims to include, but, without allowing true social interaction, leads to a gradual process of invisibilization, that can reach social annihilation. Lastly, we present the results of the researcher’s teaching interventions, in which she proposes the use of the computer, and in which both participants of the research, despite what their diagnoses predicted, proved to be capable of learning.Tunes, ElizabethKelly, Brenda Oliveira2013-04-17T11:55:39Z2013-04-17T11:55:39Z2013-04-172012-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfKELLY, Brenda Oliveira. A mágica da exclusão: sujeitos invisíveis em salas especiais. 2012. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12819A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/12819Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais
title A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais
spellingShingle A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais
Kelly, Brenda Oliveira
Educação especial - Brasília (DF)
Isolamento social
Autismo
Tecnologia educacional
title_short A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais
title_full A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais
title_fullStr A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais
title_full_unstemmed A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais
title_sort A mágica da exclusão : sujeitos invisíveis em salas especiais
author Kelly, Brenda Oliveira
author_facet Kelly, Brenda Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tunes, Elizabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Kelly, Brenda Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial - Brasília (DF)
Isolamento social
Autismo
Tecnologia educacional
topic Educação especial - Brasília (DF)
Isolamento social
Autismo
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-14
2013-04-17T11:55:39Z
2013-04-17T11:55:39Z
2013-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KELLY, Brenda Oliveira. A mágica da exclusão: sujeitos invisíveis em salas especiais. 2012. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12819
identifier_str_mv KELLY, Brenda Oliveira. A mágica da exclusão: sujeitos invisíveis em salas especiais. 2012. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508284472721408