A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetti, Andréa Compassi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95909
Resumo: O presente estudo parte do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual e outra Particular de Santo Ângelo e se contemplam a inserção das tecnologias em seus projetos e a inclusão com crianças com autismo. Uma pesquisa bibliográfica de vários autores, que tem como o princípio de conhecer os projetos de ação da introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como apoio à aprendizagem e uso de jogos educativos. Outro enfoque, também conhecer os jogos educativos utilizados na informática e a aplicação dos jogos como forma de aprendizagem. Aborda os jogos educativos que são trabalhados em Escolas Estadual e Particular e seus benefícios. E como são desenvolvidos o planejamento de projetos que envolvem práticas das TICs na escola que contribuem para transformação do ambiente escolar em um espaço vivo de interações e aberto a inclusão de todos, aberto ao real e as suas múltiplas dimensões. Ressalta a inclusão no caso do menino Lucca, com autismo e como as TICs auxiliam na sua aprendizagem. Percebe-se a importância do seu desenvolvimento da autonomia intelectual na utilização das tecnologias na escola ou em casa que ajudam o Lucca na sua inclusão.
id UFRGS-2_4c38f45fae90ee9701ffe25396315627
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95909
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Benedetti, Andréa CompassiAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2014-06-03T02:03:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/95909000911668O presente estudo parte do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual e outra Particular de Santo Ângelo e se contemplam a inserção das tecnologias em seus projetos e a inclusão com crianças com autismo. Uma pesquisa bibliográfica de vários autores, que tem como o princípio de conhecer os projetos de ação da introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como apoio à aprendizagem e uso de jogos educativos. Outro enfoque, também conhecer os jogos educativos utilizados na informática e a aplicação dos jogos como forma de aprendizagem. Aborda os jogos educativos que são trabalhados em Escolas Estadual e Particular e seus benefícios. E como são desenvolvidos o planejamento de projetos que envolvem práticas das TICs na escola que contribuem para transformação do ambiente escolar em um espaço vivo de interações e aberto a inclusão de todos, aberto ao real e as suas múltiplas dimensões. Ressalta a inclusão no caso do menino Lucca, com autismo e como as TICs auxiliam na sua aprendizagem. Percebe-se a importância do seu desenvolvimento da autonomia intelectual na utilização das tecnologias na escola ou em casa que ajudam o Lucca na sua inclusão.application/pdfporTecnologia educacionalAutismoEducação especialA inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911668.pdf000911668.pdfTexto completoapplication/pdf760398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/1/000911668.pdf3dc682fd3430af513365e4b5565ea103MD51TEXT000911668.pdf.txt000911668.pdf.txtExtracted Texttext/plain99944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/2/000911668.pdf.txt98977169478a72d8ee8993232a052e07MD52THUMBNAIL000911668.pdf.jpg000911668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/3/000911668.pdf.jpg39e02cd2911aea77e4012627b904fe6bMD5310183/959092018-10-16 07:57:15.923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95909Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
title A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
spellingShingle A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
Benedetti, Andréa Compassi
Tecnologia educacional
Autismo
Educação especial
title_short A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
title_full A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
title_fullStr A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
title_full_unstemmed A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
title_sort A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
author Benedetti, Andréa Compassi
author_facet Benedetti, Andréa Compassi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetti, Andréa Compassi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
contributor_str_mv Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Autismo
Educação especial
topic Tecnologia educacional
Autismo
Educação especial
description O presente estudo parte do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual e outra Particular de Santo Ângelo e se contemplam a inserção das tecnologias em seus projetos e a inclusão com crianças com autismo. Uma pesquisa bibliográfica de vários autores, que tem como o princípio de conhecer os projetos de ação da introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como apoio à aprendizagem e uso de jogos educativos. Outro enfoque, também conhecer os jogos educativos utilizados na informática e a aplicação dos jogos como forma de aprendizagem. Aborda os jogos educativos que são trabalhados em Escolas Estadual e Particular e seus benefícios. E como são desenvolvidos o planejamento de projetos que envolvem práticas das TICs na escola que contribuem para transformação do ambiente escolar em um espaço vivo de interações e aberto a inclusão de todos, aberto ao real e as suas múltiplas dimensões. Ressalta a inclusão no caso do menino Lucca, com autismo e como as TICs auxiliam na sua aprendizagem. Percebe-se a importância do seu desenvolvimento da autonomia intelectual na utilização das tecnologias na escola ou em casa que ajudam o Lucca na sua inclusão.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95909
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911668
url http://hdl.handle.net/10183/95909
identifier_str_mv 000911668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/1/000911668.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/2/000911668.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/3/000911668.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dc682fd3430af513365e4b5565ea103
98977169478a72d8ee8993232a052e07
39e02cd2911aea77e4012627b904fe6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465764319232