A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95909 |
Resumo: | O presente estudo parte do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual e outra Particular de Santo Ângelo e se contemplam a inserção das tecnologias em seus projetos e a inclusão com crianças com autismo. Uma pesquisa bibliográfica de vários autores, que tem como o princípio de conhecer os projetos de ação da introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como apoio à aprendizagem e uso de jogos educativos. Outro enfoque, também conhecer os jogos educativos utilizados na informática e a aplicação dos jogos como forma de aprendizagem. Aborda os jogos educativos que são trabalhados em Escolas Estadual e Particular e seus benefícios. E como são desenvolvidos o planejamento de projetos que envolvem práticas das TICs na escola que contribuem para transformação do ambiente escolar em um espaço vivo de interações e aberto a inclusão de todos, aberto ao real e as suas múltiplas dimensões. Ressalta a inclusão no caso do menino Lucca, com autismo e como as TICs auxiliam na sua aprendizagem. Percebe-se a importância do seu desenvolvimento da autonomia intelectual na utilização das tecnologias na escola ou em casa que ajudam o Lucca na sua inclusão. |
id |
UFRGS-2_4c38f45fae90ee9701ffe25396315627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95909 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Benedetti, Andréa CompassiAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2014-06-03T02:03:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/95909000911668O presente estudo parte do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual e outra Particular de Santo Ângelo e se contemplam a inserção das tecnologias em seus projetos e a inclusão com crianças com autismo. Uma pesquisa bibliográfica de vários autores, que tem como o princípio de conhecer os projetos de ação da introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como apoio à aprendizagem e uso de jogos educativos. Outro enfoque, também conhecer os jogos educativos utilizados na informática e a aplicação dos jogos como forma de aprendizagem. Aborda os jogos educativos que são trabalhados em Escolas Estadual e Particular e seus benefícios. E como são desenvolvidos o planejamento de projetos que envolvem práticas das TICs na escola que contribuem para transformação do ambiente escolar em um espaço vivo de interações e aberto a inclusão de todos, aberto ao real e as suas múltiplas dimensões. Ressalta a inclusão no caso do menino Lucca, com autismo e como as TICs auxiliam na sua aprendizagem. Percebe-se a importância do seu desenvolvimento da autonomia intelectual na utilização das tecnologias na escola ou em casa que ajudam o Lucca na sua inclusão.application/pdfporTecnologia educacionalAutismoEducação especialA inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911668.pdf000911668.pdfTexto completoapplication/pdf760398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/1/000911668.pdf3dc682fd3430af513365e4b5565ea103MD51TEXT000911668.pdf.txt000911668.pdf.txtExtracted Texttext/plain99944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/2/000911668.pdf.txt98977169478a72d8ee8993232a052e07MD52THUMBNAIL000911668.pdf.jpg000911668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/3/000911668.pdf.jpg39e02cd2911aea77e4012627b904fe6bMD5310183/959092018-10-16 07:57:15.923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95909Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo |
title |
A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo |
spellingShingle |
A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo Benedetti, Andréa Compassi Tecnologia educacional Autismo Educação especial |
title_short |
A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo |
title_full |
A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo |
title_fullStr |
A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo |
title_full_unstemmed |
A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo |
title_sort |
A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo |
author |
Benedetti, Andréa Compassi |
author_facet |
Benedetti, Andréa Compassi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedetti, Andréa Compassi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
contributor_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Autismo Educação especial |
topic |
Tecnologia educacional Autismo Educação especial |
description |
O presente estudo parte do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual e outra Particular de Santo Ângelo e se contemplam a inserção das tecnologias em seus projetos e a inclusão com crianças com autismo. Uma pesquisa bibliográfica de vários autores, que tem como o princípio de conhecer os projetos de ação da introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como apoio à aprendizagem e uso de jogos educativos. Outro enfoque, também conhecer os jogos educativos utilizados na informática e a aplicação dos jogos como forma de aprendizagem. Aborda os jogos educativos que são trabalhados em Escolas Estadual e Particular e seus benefícios. E como são desenvolvidos o planejamento de projetos que envolvem práticas das TICs na escola que contribuem para transformação do ambiente escolar em um espaço vivo de interações e aberto a inclusão de todos, aberto ao real e as suas múltiplas dimensões. Ressalta a inclusão no caso do menino Lucca, com autismo e como as TICs auxiliam na sua aprendizagem. Percebe-se a importância do seu desenvolvimento da autonomia intelectual na utilização das tecnologias na escola ou em casa que ajudam o Lucca na sua inclusão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95909 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911668 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95909 |
identifier_str_mv |
000911668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/1/000911668.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/2/000911668.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95909/3/000911668.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3dc682fd3430af513365e4b5565ea103 98977169478a72d8ee8993232a052e07 39e02cd2911aea77e4012627b904fe6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127102324736 |