Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Luciana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva, Zerbini, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29140
https://dx.doi.org/10.5700/rausp1166
Resumo: Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.
id UNB_3e40247dc55b9beb44b2fe8b4d9e187e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29140
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porteEvaluation of the effectiveness and predictors of a distant training in a large bankEvaluación de la eficacia de una capacitación a distancia en una gran institución bancariaTreinamento a distância - avaliaçãoEnsino a distânciaTreinamento no trabalhoTreinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.Evaluating corporate training via intranet is a challenge for researchers and professionals since it has been increasingly frequent. This study aimed to verify the effectiveness of a distance training. A course in commercial area offered by a Brazilian bank for their employees was evaluated. Five scales were applied to 742 employees - participants' attitudes on distance education, training needs assessment, support for implementation of training, training impact at work (depth and breadth). Principal components and exploratory factor analyses, internal consistency, t-test, correlation and multiple regression were conducted. Results indicated that participants who perceived greater support for the implementation of the training, who had more favorable attitudes to distance education and, above all, those who perceived greater need of training, reported a higher occurrence of training impact at work. Findings suggest that it should be given a greater attention to the diagnostic phase of training needs and continue to spread distance education advantages in enterprise environments.Capacitaciones corporativas realizadas por medio de la intranet son cada vez más frecuentes y el reto de evaluarlas se presenta a investigadores y profesionales. En este estudio el objetivo es investigar la eficacia de una capacitación a distancia. Se evaluó un curso en el área comercial ofrecido por una gran institución bancaria a sus empleados. Cinco escalas fueran aplicadas a 742 empleados - actitud de los participantes hacia la educación a distancia, evaluación de la necesidad de la capacitación, apoyo a la aplicación de la capacitación, impacto de la capacitación en el trabajo (profundidad y alcance). Se llevaron a cabo análisis de componentes principales, análisis factoriales exploratorios y de consistencia interna, prueba t, correlación y regresión múltiple estándar. Los resultados indicaron que los participantes que percibieron un mayor apoyo en la aplicación de la capacitación, que presentaron actitudes más favorables a la educación a distancia y, sobretodo, los que percibieron una mayor necesidad de la capacitación, declararon observar una mayor incidencia de impacto de la capacitación en el trabajo. Los hallazgos sugieren que la etapa de diagnóstico de necesidad de capacitación debe recibir más atención, así como la continua propagación de las ventajas de la educación a distancia en ambientes corporativos.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2017-12-07T05:07:04Z2017-12-07T05:07:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOURAO, Luciana; ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração (São Paulo), São Paulo, v. 49, n.3, p.534-548, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5700/rausp1166. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29140https://dx.doi.org/10.5700/rausp1166Revista de Administração (São Paulo) - (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessMourão, LucianaAbbad, Gardênia da SilvaZerbini, Thaísporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/29140Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
Evaluation of the effectiveness and predictors of a distant training in a large bank
Evaluación de la eficacia de una capacitación a distancia en una gran institución bancaria
title Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
spellingShingle Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
Mourão, Luciana
Treinamento a distância - avaliação
Ensino a distância
Treinamento no trabalho
title_short Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title_full Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title_fullStr Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title_full_unstemmed Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
title_sort Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
author Mourão, Luciana
author_facet Mourão, Luciana
Abbad, Gardênia da Silva
Zerbini, Thaís
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
Zerbini, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Luciana
Abbad, Gardênia da Silva
Zerbini, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento a distância - avaliação
Ensino a distância
Treinamento no trabalho
topic Treinamento a distância - avaliação
Ensino a distância
Treinamento no trabalho
description Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:04Z
2017-12-07T05:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURAO, Luciana; ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração (São Paulo), São Paulo, v. 49, n.3, p.534-548, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5700/rausp1166. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29140
https://dx.doi.org/10.5700/rausp1166
identifier_str_mv MOURAO, Luciana; ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração (São Paulo), São Paulo, v. 49, n.3, p.534-548, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5700/rausp1166. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29140
https://dx.doi.org/10.5700/rausp1166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508276087259136