Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Risalva Bernardino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13306
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
id UNB_3e5038df88dbdc7c205861929f3038fc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13306
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?Greves e lockouts - professoresAnálise do discursoQualidade (Educação)Jornalismo e educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.Este estudo tem por objetivo investigar representações/discursos sobre a mobilização grevista de professores/as da SEDF, realizada em 2012, na cobertura do jornal Correio Braziliense, tendo em vista a construção de sentidos potencialmente ideológicos. Para isso, esta pesquisa – qualitativa, predominantemente documental e sincrônica – baseouse na abordagem crítico-explanatória da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003; RAMALHO & RESENDE, 2011; RESENDE & RAMALHO, 2006), que concebe a linguagem como parte da vida social interligada com outros momentos sociais em processos dialéticos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de conjuntura a partir dos principais aportes teóricos de Thompson (1995, 1998) sobre a ideologia, e Silva (2009, 2010), Apple (2000, 2010), Gentilli (1996, 2000, 2010) sobre neoliberalismo e educação. O corpus ampliado, composto por reportagens do Jornal Correio Braziliense, assim como por notícias do site do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), publicados à época da mobilização, e entrevistas com professoras/colaboradoras, foi analisado com base em categorias linguístico-discursivas ligadas ao significado inter-acional do discurso (estrutura genérica, relações semânticas e intertextualidade), significado representacional (representação dos atores sociais, seleção lexical) e significado identificacional (avaliação e presunções valorativas). O estudo aponta para uma conjuntura caracterizada por políticas neoliberais, em cuja agenda a educação não ocupa um lugar privilegiado, assim como para a predominância, no corpus principal de reportagens, de representações jornalísticas parciais e depreciativas dos/as docentes na conjuntura das manifestações, as quais legitimam discursos hegemônicos neoliberais, que representam docentes como uma categoria desvalorizada e descomprometida com sua profissão. Em contrapartida, foram identificados, também, traços de discursos contra-hegemônicos nas falas das professoras/colaboradoras, que problematizam esses discursos hegemônicos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims to investigate representations and discourses on strike mobilization of teachers of “SEDF”, held in 2012, by the newspaper “Correio Braziliense”, with a view to potentially ideological construction of meaning. For this purpose, this research - qualitative, predominantly documentary and synchronic - was based on criticalexplanatory approach of Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003; RAMALHO & RESENDE, 2011; RESENDE & RAMALHO, 2006), which sees language as part of social life interconnected with other social moments in dialectical processes. Bibliographical research and social analysis were made with the main theoretical contributions of Thompson (1995, 1998) on ideology, and Silva (2009, 2010), Apple (2000, 2010), Gentilli (1996, 2000, 2010) on neoliberalism and education. The expanded corpus, consisted of “Correio Braziliense” news, as well as news from the site of “Sinpro-DF”, published at the time of mobilization; and interviews with collaborating teachers, were analyzed based on linguistic-discursive categories related to inter-actional discourse meaning (generic structure, semantic relationships, intertextuality), representational meaning (representation of social actors, lexical selection) and identificational meaning (evaluation and evaluative assumptions). The study points to an environment characterized by neoliberal policies in education whose agenda does not occupy a privileged place, as well as the predominance in the main corpus of stories of partial and derogatory journalistic representations on the conjuncture of events, which legitimize neoliberal hegemonic discourses that represent teachers as undervalued and unengaged professionals . On the other hand, traces of counterhegemonic discourses in teachers’ statements have been identified, and they also problematize these hegemonic discourses.Ramalho, Viviane Cristina Vieira SebbaNeves, Risalva Bernardino2013-06-12T14:05:54Z2013-06-12T14:05:54Z2013-06-122013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Risalva Bernardino. Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília: "prejuízo para todos"? 2013. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13306A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/13306Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?
title Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?
spellingShingle Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?
Neves, Risalva Bernardino
Greves e lockouts - professores
Análise do discurso
Qualidade (Educação)
Jornalismo e educação
title_short Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?
title_full Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?
title_fullStr Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?
title_full_unstemmed Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?
title_sort Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília : "prejuízo para todos"?
author Neves, Risalva Bernardino
author_facet Neves, Risalva Bernardino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Risalva Bernardino
dc.subject.por.fl_str_mv Greves e lockouts - professores
Análise do discurso
Qualidade (Educação)
Jornalismo e educação
topic Greves e lockouts - professores
Análise do discurso
Qualidade (Educação)
Jornalismo e educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-12T14:05:54Z
2013-06-12T14:05:54Z
2013-06-12
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Risalva Bernardino. Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília: "prejuízo para todos"? 2013. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13306
identifier_str_mv NEVES, Risalva Bernardino. Discursos sobre mobilização grevista de professores/as em Brasília: "prejuízo para todos"? 2013. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580844803260416