Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomiak, Rubens
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5675
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.
id UNB_3f2e124ea4273e6542080b753bc57a0d
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/5675
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tomiak, RubensSouza Neto, João de2010-10-14T16:08:53Z2010-10-14T16:08:53Z2008-07-092008-07-09TOMIAK, Rubens. Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3. 2008. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5675Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.A realidade para as empresas que prestam serviços de comunicação mudou nas últimas décadas. Elas deixaram de ser provedoras de serviço de voz em redes fixas, e agora estão em um mercado altamente competitivo, com um amplo leque de serviços a serem prestados e inovações tecnológicas que mudam o modelo de negócio. No outro lado, os seus clientes corporativos estão cada vez mais exigentes, pois os serviços de Tecnologia da Informação deixaram de ser coadjuvantes e agora estão intrinsecamente ligados aos negócios. Esta característica tornou este mercado mais sofisticado, onde cada vez mais empresas adotam o conjunto das melhores práticas, da Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação - ITIL, em seus processos internos. A versão 2 do ITIL já trazia para o provedor de serviço, o conceito de foco no negócio do cliente. Em 2007 a nova versão do ITIL trouxe o conceito de ciclo de vida do serviço e ampliou a perspectiva do negócio. Este trabalho considera um exemplo hipotético, onde um cliente corporativo, com processos internos fundamentados na versão 3 do ITIL, faz um contrato para prestação de serviços, com um provedor que tem seus processos baseados no modelo eTOM. Considerando o Modelo de Capacidade de Terceirização de Serviços de TI para Clientes - eSCM-CL- eSourcing Model for Client Organizations, da Carnegie Mellon University, será analisado se o eTOM conseguirá garantir a efetividade das interações entre as partes interessadas e gerenciar as relações entre clientes e provedores, garantindo o cumprimento das metas acordadas. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe reality for communication service providers has changed in the past decades. They left their former role of voice service providers based on wired networks to enter into a highly competitive market by providing a wide service portfolio and technological innovations that have changed the business model. On the other hand, corporate customers are becoming more and more demanding, as Information Technology services left their co-starring role to become the intrinsically connected to businesses, which made this market become more sophisticated, since an increasing number of companies adopt the ITIL – Information Technology Infrastructure Library model in their internal processes. ITIL Version 2 already established the concept of focus on the customer’s business. In 2007, the new ITIL version brought the concept of service lifecycle and expanded the business perspective. This work encompasses a hypothetical example, in which a corporate customer, with internal processes grounded in ITIL Version 3 executes a service provision agreement with a provider having its processes based on the eTOM model. We will analyze if the eTOM will be able to fulfill the requirement demanded by the eSCMCL- eSourcing Model for Client Organizations, from the Carnegie Mellon University: Managing relatioships between clients and service providers to ensure that commitments are met.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)Programa de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaIntegração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTelecomunicaçõesBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_RubensTomiak.pdf2008_RubensTomiak.pdfapplication/pdf3835232http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5675/1/2008_RubensTomiak.pdfe23393922cafda093f0679b2d76385baMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5675/2/license.txt6456ac35ff06dca2e9fe1548fc09e2e2MD52open accessTEXT2008_RubensTomiak.pdf.txt2008_RubensTomiak.pdf.txtExtracted texttext/plain276654http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5675/3/2008_RubensTomiak.pdf.txt36014e4c979cdabcb71f23fa5fe30525MD53open access10482/56752024-03-01 13:12:25.57open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T16:12:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3
title Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3
spellingShingle Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3
Tomiak, Rubens
Telecomunicações
title_short Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3
title_full Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3
title_fullStr Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3
title_full_unstemmed Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3
title_sort Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3
author Tomiak, Rubens
author_facet Tomiak, Rubens
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomiak, Rubens
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza Neto, João de
contributor_str_mv Souza Neto, João de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Telecomunicações
topic Telecomunicações
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008-07-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-14T16:08:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-14T16:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TOMIAK, Rubens. Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3. 2008. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/5675
identifier_str_mv TOMIAK, Rubens. Integração de processos e TOM-ITIL para provedores de serviços de telecomunicações e TOM e clientes ITIL V3. 2008. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5675/1/2008_RubensTomiak.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5675/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/5675/3/2008_RubensTomiak.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e23393922cafda093f0679b2d76385ba
6456ac35ff06dca2e9fe1548fc09e2e2
36014e4c979cdabcb71f23fa5fe30525
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573522657705984