P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohrer, Cariza Teixeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7407
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2010.
id UNB_3f4e51fec38169e69cc5b4d1259005ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7407
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da FrançaInovações tecnológicasHospitais universitáriosHospitais - administraçãoServiços de saúdeTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2010.As particularidades dos serviços influenciam diferentes elementos do processo de inovação. Apesar de alguns avanços terem sido realizados no que concerne à convergência entre a definição dos serviços e os modos de inovação, as características do setor instigam alguns questionamentos sobre as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), um dos antecedentes do processo de inovação. Neste sentido, procura-se elucidar a influência dessas particularidades na caracterização e definição da dinâmica de suas atividades de P&D. Com base em estudos de caso provenientes de hospitais universitários brasileiros e franceses, essa tese procura explicar quatro pontos convergentes. Primeiro, a partir da definição do produto dos serviços como um conjunto de vetores, propusemos uma associação entre a dinâmica de competências e as diferentes formas de processamento do conhecimento, de forma sistemática e com o objetivo de resolver incertezas científicas e tecnológicas. Segundo, ao vetor de competências, foram associadas às operações de serviços relacionadas às características técnicas. Terceiro, a diversidade de atores que constituem as forças direcionadoras desta dinâmica foram analisados. Finalmente, algumas características relacionadas ao processo de P&D e inovação foram identificadas. Os resultados demonstram que as competências envolvidas no processo de geração e aumento do estoque de conhecimentos têm características teóricas e práticas, mas também organizacionais e relacionais. Essas competências, vinculadas à uma série de atores, acionam diferentes operações de serviços, que darão suporte aos conhecimentos processados. Assim, foi possível discutir algumas características relacionadas ao processo de P&D e aos diferentes modelos de inovação encontrados. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe particularities of services influence different elements on the innovation process. Although some improvements have been made concerning the convergence between the definition of service and the models of innovation, the characteristics of the sector urge some questions related to research and development (R&D) activities, one of the precedents of the innovation process. In this sense, we try to clarify the influences of these particularities in the characterization and definition of the dynamics of its R&D activities. Based on study cases from Brazilian and French university hospitals, this thesis tries to explain four convergent points. First, based on the definition of the product of services as a set of vectors, we propose an association between the dynamic of competences and different methods of knowledge processing, in a systematic way and with the purpose of solving scientific and technological uncertainties. Second, we associated service operations to the vector of technical characteristics. Third, the diversity of actors that compose the guiding forces of these dynamics was analyzed. Finally, some characteristics related to the R&D and innovation process were identified. The results demonstrated that the competences involved in the process of creating and increasing the stock of knowledge have theoretical and practical characteristics, but also organizational and relational ones. These competences, linked to a series of actors, trigger different service operations, which will support the knowledge processing. Therefore, it was possible to discuss some characteristics related to the R&D process and the different models of innovation found. ___________________________________________________________________________________ RESUMELes particularités des services influencent différents élements du processus d’innovation. Ainsi, quelques avancées ont été réalisées en ce qui concerne à la convergence entre la définition des services et les modèles d’innovation, les caractéristiques du secteur induisent des questions sur la Recherche et Développement (R&D), un des antecedents du processus d’innovation. Dans ce sens, nous cherchons à élucider l’influence de ces particularités sur la caractérisation et la définition de la dynamique des activités de R&D. Basés sur des études de cas provennant d’hôpitaux universitaires brésiliens et français, cette thèse cherche à expliquer quatre points convergents. Premièrement, à partir de la définition du produit des services comme un ensemble de vecteurs, nous avons proposé une association entre la dynamique de compétences et les différentes formes de traîtement systématique de connaissances pour résoudre des incertitudes scientifiques et technologiques. Deuxièmement, nous avons associé au vecteur de compétences, les opérations de services liées aux caractéristiques techniques. Troisièmement, la diversité des acteurs qui constituent les forces directrices de cette dynamique ont été analysées. Finalement, quelques caractéristiques liées au processus de R&D et d’innovation ont été identifiées. Les resultats ont démontré que les compétences attachées au processus de géneration et d’augmentation du stock de connaissances ont des caratéristiques théoriques et pratiques, mais aussi organisationnelles et relationnelles. Ces compétences, liées à une serie d’acteurs, mettent en oeuvre différentes opérations de services, qui supportent les connaissances traîtées. Ainsi, il a été possible d’identifier quelques caractéristiques des processus de R&D et les différents modèles d’innovation rencontrés.Vargas, Eduardo Raupp deBohrer, Cariza Teixeira2011-04-14T23:41:21Z2011-04-14T23:41:21Z2011-04-142010-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBOHRER, Cariza Teixeira. P&D e inovação em serviços: estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França. 2010. 276 f. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7407info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:31:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/7407Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:31:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França
title P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França
spellingShingle P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França
Bohrer, Cariza Teixeira
Inovações tecnológicas
Hospitais universitários
Hospitais - administração
Serviços de saúde
title_short P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França
title_full P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França
title_fullStr P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França
title_full_unstemmed P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França
title_sort P&D e inovação em serviços : estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França
author Bohrer, Cariza Teixeira
author_facet Bohrer, Cariza Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vargas, Eduardo Raupp de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bohrer, Cariza Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Inovações tecnológicas
Hospitais universitários
Hospitais - administração
Serviços de saúde
topic Inovações tecnológicas
Hospitais universitários
Hospitais - administração
Serviços de saúde
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-20
2011-04-14T23:41:21Z
2011-04-14T23:41:21Z
2011-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOHRER, Cariza Teixeira. P&D e inovação em serviços: estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França. 2010. 276 f. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7407
identifier_str_mv BOHRER, Cariza Teixeira. P&D e inovação em serviços: estudos de casos em hospitais universitários do Brasil e da França. 2010. 276 f. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508264520417280