Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Alex Laquis
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38878
Resumo: Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.
id UNB_3f92fa2e79b4ba5210dd6502a69349ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38878
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarialContabilidade - estudo e ensinoDidáticaSimulação (Computadores)programaDissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.A utilização de microcomputadores no ensino tem sido explorada desde o surgimento do mesmo. Especificamente no ensino da contabilidade, diversas experiências têm demonstrado a necessidade de integrar a teoria com a prática, como, por exemplo, a utilização de: escritório modelo ou estágio supervisionado, planilhas eletrônicas e Programas de Simulação Empresarial, que têm sido aprimorados ao longo dos anos. O presente estudo apresenta uma metodologia de ensino que utiliza Programas de Simulação Empresarial no ensino da contabilidade, além de contemplar a comparação do desempenho dos alunos que utilizam Programas de Simulação Empresarial computadorizados com o desempenho dos alunos que não utilizam tal tecnologia. A revisão da literatura sobre Programas de Simulação Empresarial, expondo idéias e concepções de autores que discorrem sobre o tema como estratégia para o ensino da contabilidade, administração ou engenharia de produção, proporcionou um arcabouço teórico e prático importante para o desenvolvimento desta pesquisa. A pesquisa também aborda as peculiaridades dos simuladores empresariais e sua aplicação em públicos variados, tanto na área de educação como no ambiente empresarial. Assim, após a condução do experimento proposto foi corroborada a hipótese de que o ensino da contabilidade com auxílio de Programas de Simulação Empresarial Computadorizados proporcionou resultados melhores que o ensino centrado em metodologias tradicionais, após ter sido aplicada uma mesma avaliação tanto aos alunos que utilizaram Programas de Simulação Empresarial Computadorizados quanto aos que não usaram tais Jogos, na referida disciplina.The use of microcomputers in education has been explored since the sprouting of exactly. Specifically in the accounting teaching, diverse experiences has demonstrated the necessity to integrate the theory with the practical one, as, for example, the use of: standard office or supervised traineeship, electronic plans and "Enterprise Simulation Programs” (such things have been improved over the years). The present study presents a methodology that uses "Enterprise Simulation Programs” in the accounting teaching, besides contemplating the performance comparison of students who use computerized "Enterprise Simulation Programs” with the performance of the ones who do not use such technology. The literature review concerning "Enterprise Simulation Programs” which displays ideas and conceptions of authors who talk about the subject as strategy for the accounting teaching, administration or production engineering, has provided an important practical and theoretical structure for this research development.The research also deals with the "enterprise simulators peculiarities” and its application in varied audience, as much in the area of education as in the enterprise environment. Thus, after the conduction of the considered experiment, it was corroborated the hypothesis in which the accounting teaching with "Computerized Enterprise Simulation programs” aid provided better results than the teaching focused on traditional methodologies. It could be possible after having been applied the same evaluation in such a way to both students who had used "Computerized Enterprise Simulation Programs” and those who had not used such Games in the related subjects.Niyama, Jorge KatsumiResende, Alex Laquis2020-07-03T12:42:35Z2020-07-03T12:42:35Z2020-07-032003-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRESENDE, Alex Laquis. Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial. 2003. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38878info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:25:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/38878Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:25:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
title Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
spellingShingle Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
Resende, Alex Laquis
Contabilidade - estudo e ensino
Didática
Simulação (Computadores)
programa
title_short Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
title_full Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
title_fullStr Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
title_full_unstemmed Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
title_sort Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
author Resende, Alex Laquis
author_facet Resende, Alex Laquis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Niyama, Jorge Katsumi
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Alex Laquis
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade - estudo e ensino
Didática
Simulação (Computadores)
programa
topic Contabilidade - estudo e ensino
Didática
Simulação (Computadores)
programa
description Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-16
2020-07-03T12:42:35Z
2020-07-03T12:42:35Z
2020-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RESENDE, Alex Laquis. Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial. 2003. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38878
identifier_str_mv RESENDE, Alex Laquis. Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial. 2003. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508369649598464