Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38878 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003. |
id |
UNB_3f92fa2e79b4ba5210dd6502a69349ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/38878 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarialContabilidade - estudo e ensinoDidáticaSimulação (Computadores)programaDissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.A utilização de microcomputadores no ensino tem sido explorada desde o surgimento do mesmo. Especificamente no ensino da contabilidade, diversas experiências têm demonstrado a necessidade de integrar a teoria com a prática, como, por exemplo, a utilização de: escritório modelo ou estágio supervisionado, planilhas eletrônicas e Programas de Simulação Empresarial, que têm sido aprimorados ao longo dos anos. O presente estudo apresenta uma metodologia de ensino que utiliza Programas de Simulação Empresarial no ensino da contabilidade, além de contemplar a comparação do desempenho dos alunos que utilizam Programas de Simulação Empresarial computadorizados com o desempenho dos alunos que não utilizam tal tecnologia. A revisão da literatura sobre Programas de Simulação Empresarial, expondo idéias e concepções de autores que discorrem sobre o tema como estratégia para o ensino da contabilidade, administração ou engenharia de produção, proporcionou um arcabouço teórico e prático importante para o desenvolvimento desta pesquisa. A pesquisa também aborda as peculiaridades dos simuladores empresariais e sua aplicação em públicos variados, tanto na área de educação como no ambiente empresarial. Assim, após a condução do experimento proposto foi corroborada a hipótese de que o ensino da contabilidade com auxílio de Programas de Simulação Empresarial Computadorizados proporcionou resultados melhores que o ensino centrado em metodologias tradicionais, após ter sido aplicada uma mesma avaliação tanto aos alunos que utilizaram Programas de Simulação Empresarial Computadorizados quanto aos que não usaram tais Jogos, na referida disciplina.The use of microcomputers in education has been explored since the sprouting of exactly. Specifically in the accounting teaching, diverse experiences has demonstrated the necessity to integrate the theory with the practical one, as, for example, the use of: standard office or supervised traineeship, electronic plans and "Enterprise Simulation Programs” (such things have been improved over the years). The present study presents a methodology that uses "Enterprise Simulation Programs” in the accounting teaching, besides contemplating the performance comparison of students who use computerized "Enterprise Simulation Programs” with the performance of the ones who do not use such technology. The literature review concerning "Enterprise Simulation Programs” which displays ideas and conceptions of authors who talk about the subject as strategy for the accounting teaching, administration or production engineering, has provided an important practical and theoretical structure for this research development.The research also deals with the "enterprise simulators peculiarities” and its application in varied audience, as much in the area of education as in the enterprise environment. Thus, after the conduction of the considered experiment, it was corroborated the hypothesis in which the accounting teaching with "Computerized Enterprise Simulation programs” aid provided better results than the teaching focused on traditional methodologies. It could be possible after having been applied the same evaluation in such a way to both students who had used "Computerized Enterprise Simulation Programs” and those who had not used such Games in the related subjects.Niyama, Jorge KatsumiResende, Alex Laquis2020-07-03T12:42:35Z2020-07-03T12:42:35Z2020-07-032003-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRESENDE, Alex Laquis. Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial. 2003. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38878info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:25:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/38878Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:25:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial |
title |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial |
spellingShingle |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial Resende, Alex Laquis Contabilidade - estudo e ensino Didática Simulação (Computadores) programa |
title_short |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial |
title_full |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial |
title_fullStr |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial |
title_sort |
Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial |
author |
Resende, Alex Laquis |
author_facet |
Resende, Alex Laquis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Niyama, Jorge Katsumi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Alex Laquis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade - estudo e ensino Didática Simulação (Computadores) programa |
topic |
Contabilidade - estudo e ensino Didática Simulação (Computadores) programa |
description |
Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-07-16 2020-07-03T12:42:35Z 2020-07-03T12:42:35Z 2020-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RESENDE, Alex Laquis. Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial. 2003. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003. https://repositorio.unb.br/handle/10482/38878 |
identifier_str_mv |
RESENDE, Alex Laquis. Avaliação do ensino da contabilidade utilizando programa de simulação empresarial. 2003. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508369649598464 |