Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30795 http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291 |
Resumo: | Como resultado de pesquisa bibliográfica para tese de doutorado, este texto aborda o debate contemporâneo sobre o trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas, com o objetivo de estabelecer considerações para compreender o trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior Federais. O tema sugere maior aprofundamento sobre o trabalho docente no contexto atual de novas relações entre capital-trabalho e mais-valia. Divide-se em quatro partes: trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas; a forma social em que o trabalho se realiza, apontando o que é fundamental na análise; o trabalho contemporâneo no magistério superior em termos produtivos/improdutivos para o capital; e, por fim, reflexões sobre a relevância das ações coletivas de resistência como mecanismos que podem vislumbrar novos caminhos para a universidade pública e seu coletivo docente. |
id |
UNB_400b224d8454e57f4a428fd5eb0075b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30795 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federaisProductive and unproductive work nowadays : specificities of teaching in federal universitiesTrabalhoEnsino superiorProfessores universitáriosComo resultado de pesquisa bibliográfica para tese de doutorado, este texto aborda o debate contemporâneo sobre o trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas, com o objetivo de estabelecer considerações para compreender o trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior Federais. O tema sugere maior aprofundamento sobre o trabalho docente no contexto atual de novas relações entre capital-trabalho e mais-valia. Divide-se em quatro partes: trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas; a forma social em que o trabalho se realiza, apontando o que é fundamental na análise; o trabalho contemporâneo no magistério superior em termos produtivos/improdutivos para o capital; e, por fim, reflexões sobre a relevância das ações coletivas de resistência como mecanismos que podem vislumbrar novos caminhos para a universidade pública e seu coletivo docente.As a result of bibliographic research for a doctoral dissertation, this paper addresses the contemporary debate about productive and unproductive labor, based on Marxian conceptions, with the aim of establishing considerations to understand the work of professors in Higher Education Institutions. The theme suggests greater reflection on the teaching work in the current context of new capital-labor relations and surplus value. It is divided into four parts: productive and unproductive labor, based on Marxian conceptions; the social form in which work is done, indicating what is fundamental in this analysis; contemporary work in higher education in productive/unproductive terms for the capital; and, finally, reflections on the relevance of collective actions of resistance as mechanisms that can envision new paths for public universities and their faculty.Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina2018-01-04T19:15:02Z2018-01-04T19:15:02Z2017-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade: particularidade do trabalho docente nas federais. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 291-299, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000200291&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30795http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291Revista Katálysis - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000200291&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Janaína Lopes do Nascimentoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:41:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/30795Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:41:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais Productive and unproductive work nowadays : specificities of teaching in federal universities |
title |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais |
spellingShingle |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais Duarte, Janaína Lopes do Nascimento Trabalho Ensino superior Professores universitários |
title_short |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais |
title_full |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais |
title_fullStr |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais |
title_full_unstemmed |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais |
title_sort |
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade : particularidade do trabalho docente nas federais |
author |
Duarte, Janaína Lopes do Nascimento |
author_facet |
Duarte, Janaína Lopes do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Janaína Lopes do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Ensino superior Professores universitários |
topic |
Trabalho Ensino superior Professores universitários |
description |
Como resultado de pesquisa bibliográfica para tese de doutorado, este texto aborda o debate contemporâneo sobre o trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas, com o objetivo de estabelecer considerações para compreender o trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior Federais. O tema sugere maior aprofundamento sobre o trabalho docente no contexto atual de novas relações entre capital-trabalho e mais-valia. Divide-se em quatro partes: trabalho produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas; a forma social em que o trabalho se realiza, apontando o que é fundamental na análise; o trabalho contemporâneo no magistério superior em termos produtivos/improdutivos para o capital; e, por fim, reflexões sobre a relevância das ações coletivas de resistência como mecanismos que podem vislumbrar novos caminhos para a universidade pública e seu coletivo docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08 2018-01-04T19:15:02Z 2018-01-04T19:15:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade: particularidade do trabalho docente nas federais. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 291-299, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000200291&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30795 http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade: particularidade do trabalho docente nas federais. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 291-299, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000200291&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30795 http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580919337091072 |