Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Juliana Pereira Sales
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36027
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2019.
id UNB_40a643f79caa20018bb53f75e26f7406
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36027
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentaçãoMuseus de arteDocumentação museológicaPerformance (Arte) - registroArte contemporâneaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2019.Desde a virada do milênio, museus de arte têm se deparado com um desafio: a assimilação de performances de arte contemporânea em acervos museológicos. Por sua natureza efêmera, intangível e relacional, essas obras demandam das instituições novas práticas museológicas. A documentação tem sido considerada a melhor alternativa para possibilitar às futuras gerações o acesso a essa categoria artística, seja como representação da performance ou para a reativação enquanto presença. Em vista disso, a presente dissertação tem como objetivo destacar possibilidades metodológicas de elaboração da documentação museológica para a viabilização das práticas de preservação, pesquisa e comunicação de acervos de performances vinculadas às artes visuais, em especial, à arte contemporânea. Para embasar o debate, realizamos um mapeamento em onze museus de arte brasileiros que possuem performances e obras similares como acervo museológico. Dentre esses, elencamos três museus de arte públicos em diferentes regiões do país, que detêm obras classificadas como “performance”: Pinacoteca do Estado de São Paulo (PINA), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). Nosso intuito com esse recorte, foi compreender e refletir como essas instituições têm assimilado, documentado e reexibido (ou não) tais coleções. Antes de expormos essa análise, apresentaremos as principais tensões e nuances que perpassam a relação entre performances e documentação. E, ao final do estudo, evidenciaremos, por meio de um levantamento bibliográfico, projetos e metodologias que têm sido desenvolvidos por museus do exterior, teóricos e especialistas do campo em relação às possibilidades de documentação para preservação e reexibição dessas coleções. Não há o intuito de expor um modelo a ser seguido ou uma solução para a questão, mas apontar, sobretudo, possibilidades. Os procedimentos metodológicos incluíram: revisão de literatura recente sobre os museus de arte, performances e documentação de performances; análise documental; e entrevistas com as instituições e artistas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Since the turn of the millennium, art museums have faced a relevant challenge: how to assimilate/incorporate contemporary art performances in their museological collections. As they are ephemeral, unique and relational, these works cannot be recorded by using conventional museological practices, which requires new recording methodologies. Recording its performance has been considered the best alternative to grant access to those artistic forms for future generations, either aiming its future performative representation or reactivation. Therefore, this dissertation aims to highlight current methodological possibilities for the elaboration of museological records in order to facilitate good practices related to preservation, research and communication of performative collections on visual arts, especially contemporary art. To support this discussion, we have identified eleven Brazilian art museums with performative artistic forms and similar works considered as part of their museum collection. Among these, we have chosen three public art museums in different regions of the country, which works are classified as “perfomative”: Pinacoteca of the State of São Paulo (PINA), Rio Grande do Sul Museum of Art (MARGS) and Aloisio Magalhães Modern Art Museum (MAMAM). By selecting them, our purpose was to understand and reflect on how these institutions have assimilated, recorded, and reactivated (or not) such collections. Before starting this analysis, we will present the main tensions and nuances inside the relation between performances and documentation. Finally, we will show, through a bibliographical survey, projects and methodologies, developed by foreign museums, theorists and specialists, regarding modern possibilities of documentation for collection’s future preservation and reactivation. Not with the aim of establishing a model to be followed or a final solution to this question, we want to present possibilities. The methodological procedures includes: reviewing recent literature on art museums, performances and documentation of performances; and documentary analysis and interviews with institutions and artists.Oliveira, Emerson Dionisio Gomes deCaetano, Juliana Pereira Sales2019-12-27T16:48:39Z2019-12-27T16:48:39Z2019-12-272019-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAETANO, Juliana Pereira Sales. Performances de arte em museus brasileiros: documentação, preservação e reapresentação. 2019. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36027A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/36027Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação
title Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação
spellingShingle Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação
Caetano, Juliana Pereira Sales
Museus de arte
Documentação museológica
Performance (Arte) - registro
Arte contemporânea
title_short Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação
title_full Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação
title_fullStr Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação
title_full_unstemmed Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação
title_sort Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação
author Caetano, Juliana Pereira Sales
author_facet Caetano, Juliana Pereira Sales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Juliana Pereira Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Museus de arte
Documentação museológica
Performance (Arte) - registro
Arte contemporânea
topic Museus de arte
Documentação museológica
Performance (Arte) - registro
Arte contemporânea
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27T16:48:39Z
2019-12-27T16:48:39Z
2019-12-27
2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAETANO, Juliana Pereira Sales. Performances de arte em museus brasileiros: documentação, preservação e reapresentação. 2019. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36027
identifier_str_mv CAETANO, Juliana Pereira Sales. Performances de arte em museus brasileiros: documentação, preservação e reapresentação. 2019. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508324192780288