Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Erika Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47854
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
id UNB_41037dabaccbb101ab8f06a7b7361464
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47854
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Esteves, Erika SoaresBareicha, Paulo Sérgio de Andrade2024-02-22T20:05:31Z2024-02-22T20:05:31Z2024-02-222023-02-17ESTEVES, Erika Soares. Do teatro lambe-lambe aos palcos: uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental. 2023. 142 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47854Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.A pesquisa, Do Teatro lambe-lambe aos palcos: uma proposta pedagógica para o 3° ano do Ensino Fundamental, desenvolvida na Escola Parque da 210/211 Norte em Brasília-DF, tem como principal característica o estudo sobre o Teatro lambe-lambe como fio condutor da investigação do processo criativo das crianças assim como a adaptação de algumas delas ao espaço cênico escolar. Através da avaliação diagnóstica realizada todo início de ano é possível identificarmos os conteúdos da “alfabetização teatral”, referentes ao 1° e 2° ano, que ainda não foram apreendidos pelos estudantes que ingressaram no 3° ano. Assim destacamos a importância do Teatro lambe-lambe como um grande aliado do professor ao ser utilizado como mais uma abordagem artístico-pedagógica facilitadora do processo de conhecimento dos elementos cênicos, como vetor de sensibilização do aluno diante do trabalho a ser desenvolvido nos palcos teatrais e como catalisador da confiança e autonomia para que o aluno perpasse tanto pelo papel de ator-animador, como de ator e também de espectador. Após o processo de familiarização direta com os elementos teatrais dentro de um mundo em miniaturas, ao estudante será proposto a mesma dinâmica para a atuação no palco. Para fundamentar a pesquisa foram utilizados autores como Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Fayga Ostrower, William Corsaro, Peter Slade, Flávio Desgranges e outros. É esperado que essa proposta, utilizando o Teatro lambe-lambe como um estilo artístico, educativo e inclusivo, possa enriquecer o aprendizado dos estudantes ao mesmo tempo em que estimula sua participação no universo teatral.The research, From the lambe-lambe Theater to the stages: a pedagogical proposal for the 3rd year of Elementary School, developed at Escola Parque da 210/211 Norte in Brasília-DF, has as its main characteristic the study of the Theater lambe-lambe as a guiding thread for the investigation of the child's creative process, as well as the adaptation of some of them to the scenic school space. Through the evaluation diagnosis carried out at the beginning of every year, it is possible to identify the contents of the “theatrical literacy”, referring to the 1st and 2nd year, which have not yet been apprehended by students entering the 3rd year. Thus, we emphasize the importance of lambe-lambe theater as a great ally of the teacher when used as another artistic-pedagogical approach that facilitates the process of knowledge of the scenic elements, as a vector of student’s awareness before of the work to be developed on the theatrical stages and as a catalyst for confidence and autonomy so that the student pervades both the role of actor-animator and of actor as well as spectator. After the process of direct familiarization with the theatrical elements within a world in miniatures, it will be proposed to the student the same dynamics for acting on stage. To support the research, authors such as Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Fayga Ostrower, William Corsaro, Peter Slade, Flavio Desgranges and others were used. It is expected that this proposal, using the Lambe-lambe as artistic, educational and inclusive style, can enrich the student learning while encouraging their participation in the theatrical universe.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessDo teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeatro lambe-lambeProcesso criativoEnsino-aprendizagemEnsino fundamentalreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALErikaSoaresEsteves_DISSERT.pdfapplication/pdf4345687http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47854/1/ErikaSoaresEsteves_DISSERT.pdf25ecfa3872b556f4f7033eb75fda8731MD51open access10482/478542024-02-22 17:07:04.364open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47854Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-22T20:07:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental
title Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental
spellingShingle Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental
Esteves, Erika Soares
Teatro lambe-lambe
Processo criativo
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
title_short Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental
title_full Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental
title_fullStr Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental
title_sort Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental
author Esteves, Erika Soares
author_facet Esteves, Erika Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Erika Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
contributor_str_mv Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Teatro lambe-lambe
Processo criativo
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
topic Teatro lambe-lambe
Processo criativo
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-22T20:05:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-22T20:05:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ESTEVES, Erika Soares. Do teatro lambe-lambe aos palcos: uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental. 2023. 142 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47854
identifier_str_mv ESTEVES, Erika Soares. Do teatro lambe-lambe aos palcos: uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental. 2023. 142 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47854/1/ErikaSoaresEsteves_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25ecfa3872b556f4f7033eb75fda8731
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863903460720640