Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perfeito, Paulo José Carneiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4831
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2009.
id UNB_418d1c7fa741a4d9d97f5a4e2ef3e7e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4831
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportivaConhecimento tático declarativoCapacidades cognitivasTreinamentoFutebolFutsalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2009.O objetivo do presente estudo foi discutir a sistematização, aplicação e a avaliação de uma metodologia de treinamento com foco no desenvolvimento das ações táticas do futebol e futsal. Tal proposta de treinamento foi fundamentada na articulação de três métodos de ensino-aprendizagem-treinamento: 1) método de ensino centrado nos Jogos Condicionados, apresentado no livro O Ensino dos Jogos Esportivos, organizado por Oliveira e Graça (1994); 2) método Situacional, elaborado por Greco (1998); 3) método Formativo-conceitual, elaborado por Rezende (2003). Foram ministradas 26 aulas ao longo do treinamento, dividido em dois módulos: ações táticas individuais e de grupo. O Conhecimento Tático Declarativo (CTD), Tomada de Decisão (TD) e a análise qualitativa do desenvolvimento das ações táticas dos jogadores foram definidas como variáveis dependentes. Participaram deste estudo 12 jogadores de uma escola especializada em futebol e futsal, localizada no bairro Plano Piloto de Brasília, com idades entre 12 e 16 anos. Para avaliar o CTD dos jogadores foi utilizado o Teste de Conhecimentos sobre as Ações Táticas no Futebol, elaborado por Rezende (2003). Enquanto para avaliar a TD foi utilizado o GPAI (Game Performance Assessment Instrument), elaborado por Oslin et al (1998), com escala de avaliação adaptada para este estudo. A análise de dados destas variáveis foram realizadas através da freqüência simples e percentual. Na análise qualitativa do desenvolvimento das ações táticas, verificou-se que as ações táticas classificadas com efeito positivo foram a Indução da trajetória do atacante e Supressão do espaço de jogo (defensivas); Desmarcar-se, Linha de passe e Domínio da posse de bola (ofensivas). Ao avaliar o efeito do programa de treinamento sobre a TD, sugere-se que este pode ter contribuído para um pequeno aprendizado dos jogadores nas ações de ataque com bola, visto que o percentual de jogadas classificadas como insuficientes e pobres diminuiu, migrando para o nível satisfatório da escala. Quanto ao efeito do programa de treinamento sobre o Conhecimento Tático Declarativo, verificou-se que o alto valor apresentado pelos jogadores demonstrou que, mesmo antes do início do programa de treinamento, já tinham domínio dos conhecimentos exigidos pelo teste aplicado. Como não era possível aumentar o nível de dificuldade do teste, esses dados não permitiram uma análise comparativa para verificar os efeitos do programa de treinamento. Considerando as conclusões apresentadas, apesar do programa de treinamento ter sido de curta duração quando considerada a diversidade de conteúdos, pode-se afirmar que o programa de treinamento com foco no desenvolvimento das ações táticas do futebol e futsal contribuiu para um pequeno aprendizado dos jogadores nas ações de ataque com bola. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present work endeavors to discuss the systematization, application and evaluation of a training methodology that focuses on the development of tactical skills that are involved in soccer and indoor soccer. Such training proposal was grounded on the articulation of three training methodologies. 26 lessons were given, and those were divided in two modules: individual tactical skills and group tactical skills. Declarative Tactical Knowledge (DTS), Decision Making (DM) and qualitative evaluation of the development of tactical actions by the players were defined as dependent variables. 12 players, aged between 12 and 16 from a specialized soccer and indoor soccer training facility located in the Plano Piloto area (Brasília - DF - Brazil) took part in the project. The Soccer Tactical Actions Awareness Test elaborated by Rezende (2003) was used to assess DTK, while the GPAI (Game Performance Assessment Instrument), elaborated by Oslin et al (1998), was used to evaluate DM skills (the evaluation scale was adapted for the specificities of this project). Data analysis of these variables was performed through simple and percentage-based frequency. The assessment of the effectiveness of the training program on DM skills suggests that it may have contributed to an increased skill in offense with ball tactics, provided that the percentage of plays classified as insufficient and poor decreased, migrating to the satisfactory level of the scale. As to the effect of the training on Declarative Technical Skills, it was verified that the high level demonstrated by the players has shown that, even before the beginning of the training program, the players already had some level of mastery of the knowledge required by the test that was applied. Considering the conclusions presented, it can be said that, despite the fact that the training was one of short duration (especially if the diversity of contents taught is taken into consideration), the training program with a focus on the development of tactical skills in soccer and indoor soccer has contributed for a small level of learning for the players in offense with ball actions.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaRezende, Alexandre Luiz Gonçalves dePerfeito, Paulo José Carneiro2010-05-26T20:31:31Z2010-05-26T20:31:31Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERFEITO, Paulo José Carneiro. Metodologia de treinamento no futebol e futsal: discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva. 2009. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4831info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/4831Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva
title Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva
spellingShingle Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva
Perfeito, Paulo José Carneiro
Conhecimento tático declarativo
Capacidades cognitivas
Treinamento
Futebol
Futsal
title_short Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva
title_full Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva
title_fullStr Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva
title_full_unstemmed Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva
title_sort Metodologia de treinamento no futebol e futsal : discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva
author Perfeito, Paulo José Carneiro
author_facet Perfeito, Paulo José Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Perfeito, Paulo José Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento tático declarativo
Capacidades cognitivas
Treinamento
Futebol
Futsal
topic Conhecimento tático declarativo
Capacidades cognitivas
Treinamento
Futebol
Futsal
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2010-05-26T20:31:31Z
2010-05-26T20:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERFEITO, Paulo José Carneiro. Metodologia de treinamento no futebol e futsal: discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva. 2009. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4831
identifier_str_mv PERFEITO, Paulo José Carneiro. Metodologia de treinamento no futebol e futsal: discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva. 2009. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508221749002240