A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16664 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014. |
id |
UNB_418d66672f34445cead8b630490ef6f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/16664 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidadesEstágio supervisionadoIdentidade profissional docenteFormação de educadoresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.Para melhor compreender como o licenciando em Língua Inglesa (LI) constrói-se e é construído como professor, durante o curso de Letras, este estudo busca discutir de que modo as experiências de professores em formação inicial contribuem para a (re) significação de crenças e as possíveis (re) construções da identidade profissional, tendo como referenciais as vivências com as práticas durante do Estágio Curricular Supervisionado. O estudo foi realizado com 9 (nove) alunas-professoras de uma instituição de ensino superior do interior do Estado de Goiás, Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa (FLICK, 2009) de coleta e análise de dados, este estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 2003; YIN, 2005) foi conduzido por intermédio da aplicação dos seguintes instrumentos de pesquisa: narrativa oral, narrativa visual e explicação gravada, questionários, entrevista semiestruturada, gravação de aulas em áudio e vídeo e observação com registro de notas de campo. Os dados, gerados no segundo semestre do ano de 2013, foram analisados à luz dos estudos culturais (HALL, 2003), que consideram a linguagem em sua constituição, e se apóia na teoria sócio-histórica do discurso em seus desdobramentos com a perspectiva crítico-reflexiva de formação de professores e a Linguística Aplicada Crítica (SHÖN, 1983, 2000; DEWEY, 1933, 1938; FREIRE, 2003, 2007; LIBERALI, 2012; PENNYCOOK, 2001, 2007). Com vistas a associar os três construtos: experiências (MICCOLI, 2007, 2010a, 2010b) crenças (BARCELOS, 2004, 2005, 2006, 2007, 2010; SILVA, 2005, 2007, 2010) e identidades (TELLES, 2004, NORTON-PIRCE, 2000; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2010, 2013) ao contexto do estágio supervisionado (VIEIRA ABRAHÃO, 2004, 2007, PIMENTA; LIMA, 2012; MATEUS, 2000), visto como espaço de práticas sociais diversificadas, o estudo mostrou a contingência das experiências, crenças e identidades como um processo complexo a partir das práticas do Estágio Supervisionado, e sugeriu que as experiências de ensino e aprendizagem formais e informais se relacionam ao processo de (re/des) construção de crenças ao longo da trajetória das alunas-mestre e estão imbricados também aos movimentos de (não) construção identitária profissional tendo o Estágio Supervisionado como um espaço permeado de movimentações causador de marés e/ou um (suposto) divisor de águas. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTTo better understand how pre-service teachers of English language build themselves and are built as teachers during the Course of Letters, this study discusses how the experiences of pre-service teacher education contribute to the (re) signification of beliefs and possible (re) constructions of professional identity, having as reference the experiences from the practices of Teaching Practice/Supervised training.The study was conducted with nine pre-service teachers who were majoring in English and Portuguese at a public university in the state of Goiás, Brazil. Adopting a qualitative approach (FLICK, 2009) to data collection and analysis, this case study (LÜDKE; ANDRÉ, 2003; YIN, 2005) was conducted through the following instruments: oral narrative, visual narrative and explanation recorded, questionnaires, semi-structured interviews, recording audio and video lessons and observation to record field notes. The data obtained in the second half of the year 2013 were analyzed in the light of studies on cultural studies (HALL, 2003) that consider language in its constitution, and it is based on the socio-historical discourse theory in its developments with critical and reflective perspective of teacher education and Critical Applied Linguistics (SHÖN, 1983, 2000; DEWEY, 1933, 1938; FREIRE, 2003, 2007; LIBERALI, 2012; PENNYCOOK, 2001, 2007). In order to associate the three constructs: experiences (MICCOLI, 2007, 2010a, 2010b), beliefs (BARCELOS, 2004, 2005, 2006, 2007, 2010; SILVA, 2005, 2007, 2010) and identities (TELLES, 2004, NORTON-PIRCE, 2000; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2010, 2013), to the context of supervised practice, seen as an area of diverse social practices, the study showed the contingency of experiences, beliefs and identities as a complex process from the Supervised Training, and suggested that teaching experiences and formal and informal learning relate to (re) construction of beliefs along the trajectory of the pre-service teachers and are intertwined to the movements of (non) professional identity construction, taking Supervised Training as a space permeated by movements of tides and/or originator of a (possible) watershed in their career choices.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaSilva, Kleber Aparecido daCosta, Fabrízia Lúcia da2014-10-29T19:27:38Z2014-10-29T19:27:38Z2014-10-292014-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Fabrízia Lúcia da. A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado: o movimento das experiências, crenças e identidades. 2014. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16664A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:15:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/16664Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:15:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades |
title |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades |
spellingShingle |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades Costa, Fabrízia Lúcia da Estágio supervisionado Identidade profissional docente Formação de educadores |
title_short |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades |
title_full |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades |
title_fullStr |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades |
title_full_unstemmed |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades |
title_sort |
A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado : o movimento das experiências, crenças e identidades |
author |
Costa, Fabrízia Lúcia da |
author_facet |
Costa, Fabrízia Lúcia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Kleber Aparecido da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fabrízia Lúcia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Identidade profissional docente Formação de educadores |
topic |
Estágio supervisionado Identidade profissional docente Formação de educadores |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-29T19:27:38Z 2014-10-29T19:27:38Z 2014-10-29 2014-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Fabrízia Lúcia da. A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado: o movimento das experiências, crenças e identidades. 2014. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16664 |
identifier_str_mv |
COSTA, Fabrízia Lúcia da. A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado: o movimento das experiências, crenças e identidades. 2014. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508171433082880 |