O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Niyama, Jorge Katsumi, Almeida, Cíntia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6094
Resumo: A contabilidade é cada vez mais exigida a fornecer informações legíveis e transparentes em qualquer parte do mundo, como resultado do mercado de capitais globalizado. Organizações internacionais de contabilidade tais como a IFAC – Federação Internacional de Contadores, ISAR – Grupo de Trabalho Intergovernamental de Padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios, IASB – Junta de Padrões Internacionais de Contabilidade estão desenvolvendo esforços no sentido de promover o desenvolvimento do conhecimento e habilidades que permitam a profissão contábil ter condições adequadas para atender aos usuários, fornecendo informações úteis sobre a apresentação das demonstrações contábeis seguindo princípios, métodos e padrões internacionais de contabilidade. É compreensível que quanto mais forte a similaridade entre o curriculum internacional e o local, mais forte a evidência da harmonização da educação contábil nesse país. A principal proposta deste trabalho é analisar os recursos didáticos e metodológicos adotados pelos professores da disciplina Contabilidade Internacional nas instituições de ensino superior brasileiras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_41bc80a4fef9908b658cf0316c4af466
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6094
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotadosThe international accounting teaching in graduation courses in Brazil : an empirical research about teacher’s profile and educational and methodological resources adoptedContabilidade internacionalCurrículo contábilContabilidade - estudo e ensinoA contabilidade é cada vez mais exigida a fornecer informações legíveis e transparentes em qualquer parte do mundo, como resultado do mercado de capitais globalizado. Organizações internacionais de contabilidade tais como a IFAC – Federação Internacional de Contadores, ISAR – Grupo de Trabalho Intergovernamental de Padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios, IASB – Junta de Padrões Internacionais de Contabilidade estão desenvolvendo esforços no sentido de promover o desenvolvimento do conhecimento e habilidades que permitam a profissão contábil ter condições adequadas para atender aos usuários, fornecendo informações úteis sobre a apresentação das demonstrações contábeis seguindo princípios, métodos e padrões internacionais de contabilidade. É compreensível que quanto mais forte a similaridade entre o curriculum internacional e o local, mais forte a evidência da harmonização da educação contábil nesse país. A principal proposta deste trabalho é analisar os recursos didáticos e metodológicos adotados pelos professores da disciplina Contabilidade Internacional nas instituições de ensino superior brasileiras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTAccounting is required more and more to supply transparent and legible information in any place of the world as a result of the global capital market. International organizations of accounting such as IFAC – International Federation of Accountants, ISAR – Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting , IASB – International Accounting Standards Board, are making efforts in order to promote the development of knowledge and abilities that allow the accounting profession to have adequate conditions to attend the users, providing useful information about the international financial reporting, including all varieties of principles, methods, rules and standards of accounting. It is understandable that the how strong the similarity between the global international curriculum and the local individual curriculum more strong will be the evidence of the harmonization of the accounting education of this country. The main purpose of this work is to analyze the didactic and methodological resources adopted by accounting professors of International Accounting courses in the Brazilian Education Institutions.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)2010-12-07T11:46:02Z2010-12-07T11:46:02Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfECHTERNACHT, Tiago Henrique de Souza; NIYAMA, Jorge Katsumi; ALMEIDA, Cíntia de. O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil: uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados. Contabilidade, Gestão e Governança [online], v.10, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.unbcontabil.unb.br/antigas/v10n2.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6094Echternacht, Tiago Henrique de SouzaNiyama, Jorge KatsumiAlmeida, Cíntia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:19:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/6094Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:19:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
The international accounting teaching in graduation courses in Brazil : an empirical research about teacher’s profile and educational and methodological resources adopted
title O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
spellingShingle O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Contabilidade internacional
Currículo contábil
Contabilidade - estudo e ensino
title_short O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
title_full O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
title_fullStr O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
title_full_unstemmed O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
title_sort O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
author Echternacht, Tiago Henrique de Souza
author_facet Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Niyama, Jorge Katsumi
Almeida, Cíntia de
author_role author
author2 Niyama, Jorge Katsumi
Almeida, Cíntia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Niyama, Jorge Katsumi
Almeida, Cíntia de
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade internacional
Currículo contábil
Contabilidade - estudo e ensino
topic Contabilidade internacional
Currículo contábil
Contabilidade - estudo e ensino
description A contabilidade é cada vez mais exigida a fornecer informações legíveis e transparentes em qualquer parte do mundo, como resultado do mercado de capitais globalizado. Organizações internacionais de contabilidade tais como a IFAC – Federação Internacional de Contadores, ISAR – Grupo de Trabalho Intergovernamental de Padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios, IASB – Junta de Padrões Internacionais de Contabilidade estão desenvolvendo esforços no sentido de promover o desenvolvimento do conhecimento e habilidades que permitam a profissão contábil ter condições adequadas para atender aos usuários, fornecendo informações úteis sobre a apresentação das demonstrações contábeis seguindo princípios, métodos e padrões internacionais de contabilidade. É compreensível que quanto mais forte a similaridade entre o curriculum internacional e o local, mais forte a evidência da harmonização da educação contábil nesse país. A principal proposta deste trabalho é analisar os recursos didáticos e metodológicos adotados pelos professores da disciplina Contabilidade Internacional nas instituições de ensino superior brasileiras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2010-12-07T11:46:02Z
2010-12-07T11:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ECHTERNACHT, Tiago Henrique de Souza; NIYAMA, Jorge Katsumi; ALMEIDA, Cíntia de. O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil: uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados. Contabilidade, Gestão e Governança [online], v.10, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.unbcontabil.unb.br/antigas/v10n2.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6094
identifier_str_mv ECHTERNACHT, Tiago Henrique de Souza; NIYAMA, Jorge Katsumi; ALMEIDA, Cíntia de. O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil: uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados. Contabilidade, Gestão e Governança [online], v.10, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.unbcontabil.unb.br/antigas/v10n2.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508183868145664