A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Emílio Evaristo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19587
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19587
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
id UNB_43b0462c278bf2e6877bfb7ffccbdbf7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19587
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aulaFeedbackOrganização da informaçãoOntologiaTeoria da atividadeMultimodalidadeTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.O feedback é a informação sobre a performance de uma pessoa em uma determinada tarefa. A ausência desse item na sala de aula pode trazer diversos prejuízos para a qualidade do ensino. Alguns estudos comprovam que alunos expostos aos melhores professores demonstram um impacto adicional no aprendizado. A pesquisa busca analisar a percepção do aluno para gerar informação relevante ao professor em forma de feedback. Para tanto, propomos uma modelagem inovadora com aspectos da teoria da atividade, multimodalidade e uso de ontologia. A modelagem busca usar o estudo do comportamento humano e como a consciência é formada por meio da conceituação de atividade proposta por Vygotsky (1978), que nos permite discutir sobre as ações, motivos e objetivos das atividades educacionais. Para análise das atividades multimodais executadas por um professor dentro do ambiente educacional, recorremos à abordagem multimodal proposta por Hodge e Kress (1988), que proporciona a discussão no seu viés sócioconstrutivista. O foco do estudo na sala de aula do ensino técnico traz a necessidade da compreensão da semiótica da comunicação multimodal, pelo uso regular de ação e imagens na sala de aula. A pesquisa foi organizada a partir de etapas: (1) construção de ontologia com a descrição das atividades multimodais por meio de pesquisa vídeo-etnográfica no ensino técnico; (2) coleta da percepção multimodal dos estudantes acerca das atividades educacionais por meio de questionário, produzindo um total de 6.786 percepções dos estudantes; (3) discursos dos professores, coordenadores, supervisores pedagógicos e diretores a respeito do feedback gerado apreendidos por meio de grupo focal e entrevistas individuais. Como resultado, criamos um modelo de organização da informação nas salas de aulas que utiliza uma ontologia com 45 atividades do professor que podem ser auxiliadas com a percepção dos alunos no ensino técnico do Distrito Federal. Além disso, apresentamos um modelo automático que gera mais de 68 bilhões de feedbacks diferentes.Feedback is information about the performance of a person in a particular task. The absence of this item in the classroom can bring several damages to the quality of education. Some studies have shown that students exposed to the best teachers demonstrate an additional impact on learning. This research aims to analyze the perception of students to generate relevant information for the teacher as a feedback. To this end, we propose an innovative modeling with aspects of the activity theory, multimodality and use of ontology. The model aims to use the study of human behavior and how consciousness is formed by the activity of conceptualization proposed by Vygotsky (1978), which allows us to discuss the actions, motives and goals of the educational activities. For analysis of multimodal activities performed by a teacher within the educational environment, we use the multimodal approach proposed by Hodge and Kress (1988), which provides the discussion in their socioconstructivist bias. The focus of study in technical education classroom brings the need for understanding of semiotics and multimodal communication, because regular use of action and images in the classroom. The research was organized in steps: (1) ontology development with the description of multimodal activities by videoethnographic research in technical education; (2) gathering of multimodal students perception's about the educational activities through a survey, producing a total of 6,786 students perception; (3) speeches of teachers, coordinators, educational supervisors and head teachers about the feedback generated by focus groups and individual interviews. As a result, we created a model of knowledge organization for classroom using an ontology with 45 teacher's activities who can be helped with the perception of students in technical education of the Federal District of Brasilia. In addition, we present an automatic model which generates more than 68 billion different feedbacks.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoDuque, Cláudio GottschalgSousa, Emílio Evaristo de2016-02-26T19:50:46Z2016-02-26T19:50:46Z2016-02-262015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUSA, Emílio Evaristo de. A organização da informação e o ensino técnico do DF: um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula. 2015. 240 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19587http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19587A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T12:25:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/19587Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T12:25:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula
title A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula
spellingShingle A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula
Sousa, Emílio Evaristo de
Feedback
Organização da informação
Ontologia
Teoria da atividade
Multimodalidade
title_short A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula
title_full A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula
title_fullStr A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula
title_full_unstemmed A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula
title_sort A organização da informação e o ensino técnico do DF : um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula
author Sousa, Emílio Evaristo de
author_facet Sousa, Emílio Evaristo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duque, Cláudio Gottschalg
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Emílio Evaristo de
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback
Organização da informação
Ontologia
Teoria da atividade
Multimodalidade
topic Feedback
Organização da informação
Ontologia
Teoria da atividade
Multimodalidade
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
2016-02-26T19:50:46Z
2016-02-26T19:50:46Z
2016-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Emílio Evaristo de. A organização da informação e o ensino técnico do DF: um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula. 2015. 240 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19587
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19587
identifier_str_mv SOUSA, Emílio Evaristo de. A organização da informação e o ensino técnico do DF: um modelo para promover o feedback para professores nas salas de aula. 2015. 240 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19587
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580716093702144