Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33622 http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar a aceitação de e-books por meio do efeito das variáveis Expectativa de Performance, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Hábito, Custo-Benefício e Motivação Hedônica, moderadas por Idade, Gênero e Experiência sobre a intenção de uso e o comportamento de uso dessa tecnologia. Para verificar os efeitos dessas relações entre variáveis, aplicou-se o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (VENKATESH; THONG; XU, 2012). De um universo de 118.456 brasileiros selecionados através de uma base de dados de cidadãos envolvidos com a área de educação, 1.013 responderam a um questionário online. Os dados foram analisados via modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados, e os erros-padrão foram obtidos via reamostragem (Jackknife). Foi concluído no estudo que o Hábito, a Expectativa de Esforço e as Condições Facilitadoras são importantes para a adoção de e-books e que a idade, o gênero e a experiência são moderadores cruciais dessas relações. |
id |
UNB_4400d6909c6741a8cac657e12506514b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33622 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptanceAdoção de tecnologia para fins de leitura : um estudo da aceitação de e-booksMídia digitalTecnologiasLivros eletrônicosEste estudo teve como objetivo verificar a aceitação de e-books por meio do efeito das variáveis Expectativa de Performance, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Hábito, Custo-Benefício e Motivação Hedônica, moderadas por Idade, Gênero e Experiência sobre a intenção de uso e o comportamento de uso dessa tecnologia. Para verificar os efeitos dessas relações entre variáveis, aplicou-se o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (VENKATESH; THONG; XU, 2012). De um universo de 118.456 brasileiros selecionados através de uma base de dados de cidadãos envolvidos com a área de educação, 1.013 responderam a um questionário online. Os dados foram analisados via modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados, e os erros-padrão foram obtidos via reamostragem (Jackknife). Foi concluído no estudo que o Hábito, a Expectativa de Esforço e as Condições Facilitadoras são importantes para a adoção de e-books e que a idade, o gênero e a experiência são moderadores cruciais dessas relações.This study aims to verify the acceptance of e-books by identifying the effects of the variables Performance Expectancy, Effort Expectancy, Social Influence, Facilitating Conditions, Habit, Price Value, and Hedonic Motivation, moderated by Age, Gender and Experience on the intention of use and actual use of this technology. To verify the effects of the relations between these variables, we applied the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 model (VENKATESH; THONG; XU, 2012). Out of a universe of 118,456 Brazilian citizens directly involved with education, 1,013 completed an online survey. We analyzed the data via structural equations modeling; we obtained generalized least squares and standard errors via resampling (Jackknife). The study concludes that Habit, Effort Expectancy and Facilitating Conditions are important for the adoption of e-books, and that Age, Gender and Experience are crucial moderators of these relations.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Fucape Business School2019-01-02T13:55:08Z2019-01-02T13:55:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMARTINS, Mateus et al. Adoption of technology for reading purposes: a study of e-books acceptance. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 6, p. 568-588, nov./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000600568&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33622http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4(CC BY) - This work licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.info:eu-repo/semantics/openAccessMateus MartinsJosivania Silva FariasPedro Henrique Melo AlbuquerqueDanilo Santana Pereiraengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:13:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/33622Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:13:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance Adoção de tecnologia para fins de leitura : um estudo da aceitação de e-books |
title |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance |
spellingShingle |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance Mateus Martins Mídia digital Tecnologias Livros eletrônicos |
title_short |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance |
title_full |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance |
title_fullStr |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance |
title_full_unstemmed |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance |
title_sort |
Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance |
author |
Mateus Martins |
author_facet |
Mateus Martins Josivania Silva Farias Pedro Henrique Melo Albuquerque Danilo Santana Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Josivania Silva Farias Pedro Henrique Melo Albuquerque Danilo Santana Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus Martins Josivania Silva Farias Pedro Henrique Melo Albuquerque Danilo Santana Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia digital Tecnologias Livros eletrônicos |
topic |
Mídia digital Tecnologias Livros eletrônicos |
description |
Este estudo teve como objetivo verificar a aceitação de e-books por meio do efeito das variáveis Expectativa de Performance, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Hábito, Custo-Benefício e Motivação Hedônica, moderadas por Idade, Gênero e Experiência sobre a intenção de uso e o comportamento de uso dessa tecnologia. Para verificar os efeitos dessas relações entre variáveis, aplicou-se o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (VENKATESH; THONG; XU, 2012). De um universo de 118.456 brasileiros selecionados através de uma base de dados de cidadãos envolvidos com a área de educação, 1.013 responderam a um questionário online. Os dados foram analisados via modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados, e os erros-padrão foram obtidos via reamostragem (Jackknife). Foi concluído no estudo que o Hábito, a Expectativa de Esforço e as Condições Facilitadoras são importantes para a adoção de e-books e que a idade, o gênero e a experiência são moderadores cruciais dessas relações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:55:08Z 2019-01-02T13:55:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Mateus et al. Adoption of technology for reading purposes: a study of e-books acceptance. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 6, p. 568-588, nov./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000600568&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33622 http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Mateus et al. Adoption of technology for reading purposes: a study of e-books acceptance. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 6, p. 568-588, nov./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000600568&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33622 http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) - This work licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) - This work licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fucape Business School |
publisher.none.fl_str_mv |
Fucape Business School |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508305908760576 |