Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bianca Cristine Gomide
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36695
https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11
http://orcid.org/0000-0002-2543-3772
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
Resumo: O objetivo do estudo foi examinar a produção científica acerca da predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais mediante uma revisão sistemática da literatura envolvendo artigos empíricos. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, sendo definido o período de 2008 a 2018. Vinte seis artigos, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos, foram analisados. A inteligência foi a variável mais frequente nos estudos (n=7) e explicou de 1,21% a 43% do desempenho escolar. Algumas variáveis socioemocionais apresentaram poder preditivo superior ao da inteligência: autorregulação (49 a 90%), satisfação com o processo de aprendizagem (79,21%), autoeficácia (2,56 a 44,89%) e envolvimento com a aprendizagem (6,76 a 44,89%). A literatura revisada permite concluir que o desempenho acadêmico é multideterminado, tendo sido identificadas influências de distintas variáveis cognitivas e socioemocionais. Aponta-se a necessidade de estudos futuros considerarem a utilização de medidas padronizadas de desempenho que possibilitem maior comparabilidade dos dados, bem como a necessidade da construção de modelos de múltiplas variáveis e suas correlações para uma investigação mais profunda dos impactos dessas relações sobre o desempenho ao longo da trajetória escolar.
id UNB_4455b5b8a04f439f6edefa268e0e17ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36695
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literaturePredição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais : revisão sistemática da literaturaPredicción del desempeño académico por variables cognitivas y socioemocionales : revisión sistemática de la literaturaPrediçãoDesempenho acadêmicoRevisão de literaturaEducaçãoO objetivo do estudo foi examinar a produção científica acerca da predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais mediante uma revisão sistemática da literatura envolvendo artigos empíricos. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, sendo definido o período de 2008 a 2018. Vinte seis artigos, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos, foram analisados. A inteligência foi a variável mais frequente nos estudos (n=7) e explicou de 1,21% a 43% do desempenho escolar. Algumas variáveis socioemocionais apresentaram poder preditivo superior ao da inteligência: autorregulação (49 a 90%), satisfação com o processo de aprendizagem (79,21%), autoeficácia (2,56 a 44,89%) e envolvimento com a aprendizagem (6,76 a 44,89%). A literatura revisada permite concluir que o desempenho acadêmico é multideterminado, tendo sido identificadas influências de distintas variáveis cognitivas e socioemocionais. Aponta-se a necessidade de estudos futuros considerarem a utilização de medidas padronizadas de desempenho que possibilitem maior comparabilidade dos dados, bem como a necessidade da construção de modelos de múltiplas variáveis e suas correlações para uma investigação mais profunda dos impactos dessas relações sobre o desempenho ao longo da trajetória escolar.The purpose of the study was to examine the scientific production about the prediction of academic achievement by means of cognitive and socio-emotional variables through a systematic literature review involving empirical articles. The search was carried out in the SciELO, Pepsic and Capes journal databases, covering the period from 2008 to 2018. Twenty six articles that met the pre-established inclusion criteria were analyzed. Intelligence was the most frequent variable in the studies (n = 7) and explained between 1.21% and 43% of school achievement. Some socio-emotional variables had greater predictive power than intelligence: self-regulation (49 to 90%), satisfaction with the learning process (79.21%), self-efficacy (2.56 to 44.89%) and learning engagement, 6.76 to 44.89%). Based on the literature, we can conclude that academic achievement is multi-determined, with influence from different cognitive and socio-emotional variables. Future studies need to consider the use of standardized achievement measures to enhance comparability, as well as to construct models with multiple variables and their correlations for the sake of a deeper investigation of the impacts of these relationships on achievement along the school career.El objetivo del estudio fue examinar la producción científica acerca de la predicción del desempeño académico por variables cognitivas y socioemocionales mediante una revisión sistemática de la literatura envolviendo artículos empíricos. La búsqueda fue realizada en las bases de datos SciELO, Pepsic y Portal de Periódicos Capes, siendo definido el período de 2008 a 2018. Veinte seis artículos que atendieron a los criterios de inclusión preestablecidos fueron analizados. La inteligencia fue la variable más frecuente en los estudios (n=7) y explicó del 1,21% al 43% del desempeño escolar. Algunas variables socioemocionales presentaron poder predictivo superior al de la inteligencia: autorregulación (49 a 90%), satisfacción con el proceso de aprendizaje (79,21%), autoeficacia (2.56 a 44.89%) e implicación con el aprendizaje (6.76 a 44.89%). La literatura revisada permite concluir que el desempeño académico es multideterminado, habiendo sido identificadas influencias de distintas variables cognitivas y socioemocionales. Se plantea la necesidad de que futuros estudios consideren la utilización de medidas estandarizadas de desempeño que posibiliten comparar los datos, así como la necesidad de construcción de modelos de múltiples variables y sus correlaciones para una investigación más profunda de los impactos de esas relaciones sobre el desempeño a lo largo de la trayectoria escolar.Sociedade Brasileira de Psicologia2020-01-24T10:33:18Z2020-01-24T10:33:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Bianca Cristine Gomide; FLEITH, Denise de Souza. Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables: a systematic review of literature. Trends in Psychology, v. 27, n. 4, p. 977-991, 2019. DOI: https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832019000400977. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36695https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11http://orcid.org/0000-0002-2543-3772http://orcid.org/0000-0001-7512-8023Costa, Bianca Cristine GomideFleith, Denise de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/36695Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
Predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais : revisão sistemática da literatura
Predicción del desempeño académico por variables cognitivas y socioemocionales : revisión sistemática de la literatura
title Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
spellingShingle Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
Costa, Bianca Cristine Gomide
Predição
Desempenho acadêmico
Revisão de literatura
Educação
title_short Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
title_full Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
title_fullStr Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
title_full_unstemmed Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
title_sort Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
author Costa, Bianca Cristine Gomide
author_facet Costa, Bianca Cristine Gomide
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bianca Cristine Gomide
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Predição
Desempenho acadêmico
Revisão de literatura
Educação
topic Predição
Desempenho acadêmico
Revisão de literatura
Educação
description O objetivo do estudo foi examinar a produção científica acerca da predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais mediante uma revisão sistemática da literatura envolvendo artigos empíricos. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, sendo definido o período de 2008 a 2018. Vinte seis artigos, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos, foram analisados. A inteligência foi a variável mais frequente nos estudos (n=7) e explicou de 1,21% a 43% do desempenho escolar. Algumas variáveis socioemocionais apresentaram poder preditivo superior ao da inteligência: autorregulação (49 a 90%), satisfação com o processo de aprendizagem (79,21%), autoeficácia (2,56 a 44,89%) e envolvimento com a aprendizagem (6,76 a 44,89%). A literatura revisada permite concluir que o desempenho acadêmico é multideterminado, tendo sido identificadas influências de distintas variáveis cognitivas e socioemocionais. Aponta-se a necessidade de estudos futuros considerarem a utilização de medidas padronizadas de desempenho que possibilitem maior comparabilidade dos dados, bem como a necessidade da construção de modelos de múltiplas variáveis e suas correlações para uma investigação mais profunda dos impactos dessas relações sobre o desempenho ao longo da trajetória escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:33:18Z
2020-01-24T10:33:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Bianca Cristine Gomide; FLEITH, Denise de Souza. Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables: a systematic review of literature. Trends in Psychology, v. 27, n. 4, p. 977-991, 2019. DOI: https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832019000400977. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36695
https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11
http://orcid.org/0000-0002-2543-3772
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
identifier_str_mv COSTA, Bianca Cristine Gomide; FLEITH, Denise de Souza. Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables: a systematic review of literature. Trends in Psychology, v. 27, n. 4, p. 977-991, 2019. DOI: https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832019000400977. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36695
https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11
http://orcid.org/0000-0002-2543-3772
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508393402990592