Lugares móveis, cartografias de si e de mundos e a invenção de heterotopias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48796 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. |
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Lugares móveis, cartografias de si e de mundos e a invenção de heterotopiasLugares móveisArtes visuaisCartografiaDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.Esta pesquisa teórico-prática investiga as especificidades dos lugares como agentes propulsores na realização de trabalhos e em seus desdobramentos, os deslocamentos que ocorrem durante os processos artísticos, tanto por meio da tecnologia quanto pelos aspectos discursivos e narrativos em ressignificações do ambiente e de quem os habita. Ao se estabelecerem relações entre as grafias de si (subjetividade) e de mundos (“outres”), revelam-se estranhamentos, questionamentos de si e do que se vê, experimentam-se a alteridade e a possível construção de heterotopias ou lugares outros. Pretende-se abarcar como o trabalho poético, inserido num lugar específico, se articula e se define por meio de propriedades, como as de origem tecnológica, qualidades ou significados produzidos e relacionados entre um “objeto”, um “lugar” ou um “evento” e os deslocamentos que provoca. A metodologia engloba a apropriação do conceito de site specificity, em sua derivação functional site, em um entrelaçamento com a cartografia e considerações poéticas do acaso, utilizados nas ações que partem das especificidades e dos contextos dos lugares por meio do uso de tecnologias digitais. As contribuições teóricas de Miwon Kwon, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault foram fundamentais na elaboração deste diálogo entre teoria e prática. A dissertação divide-se em quatro partes: a primeira apresenta uma breve contextualização histórica de site specificity e sua articulação metodológica com cartografia; a segunda aborda site specificity como lugar da subjetividade; a terceira, como espaço de invisibilidade, representada por corpos políticos na videoarte documental Transvoar, na videoperformance São Muitas Camadas e na videoarte O Paraíso É para Todos. Por fim, a quarta aborda site specificity como diálogo com a natureza e ciclos de vida e morte por meio do vídeo e animação Samsara e as séries fotográficas Ofertório e Bicho-corpo.This theoretical-practical research investigates the specificities of places as propelling agents in the realization of works and – in their unfolding – the displacements that occur during the artistic processes, both through technology and through discursive and narrative aspects in reinterpretations of the environment and of those who inhabit them. By establishing relations between the graphication (spelling) of the selfsubjectivity) and of worlds (‘otherx’), estrangement, questioning of the self and of what is seen are revealed; alterity is experienced and the construction of heterotopies and places other becomes possible. It is intended to cover how the poetic work, inserted in a specific place, is articulated and defined through its properties, such as those of technological origin, qualities or meanings produced and related between an “object”, a “place” or an “event” and the resulting displacements. The methodology engulfs the appropriation of the concept of site specificity, in the derivative functional site, in an interweaving with Cartography and poetic considerations of chance, used in actions that depart from the specificities and contexts of places through the use of digital technologies. The theoretical contributions of Miwon Kwon, James Meyer, Gilles Deleuze, Félix Guattari and Michel Foucault were fundamental in the elaboration of this dialogue between theory and practice. The dissertation is divided into four parts: the first presents a brief historical context of site specificity and its methodological articulation with Cartography. The second addresses site specificity as the place of subjectivity, while the third is as a space of invisibility, represented by political bodies in the documentary video art Tran-flying, the video-performance There are many layers and the video art piece The Paradise is for everyone. At last, in the fourth part, site specificity is placed in dialogue with nature and the cycles of life and death through the video and animation Samsara and the photographical series Offertory and Body animal.Esta investigación teórico-práctica averigua sobre las especificidades de los lugares como agentes propulsores en la realización de obras y – en sus desenvolvimientos – los desplazamientos que ocurren durante los procesos artísticos, tanto a través de la tecnología como a través de aspectos discursivos y narrativos en reinterpretaciones del entorno y de quienes lo habitan. Al establecerse relaciones entre las grafías de sí (subjetividad) y de mundos (“outres”), se revelan extrañamientos, cuestionamientos sobre sí y sobre lo que se ve; se experimenta la alteridad y la posible construcción de heterotopías, o lugares otros. Se pretende abarcar cómo la obra poética, inserta en un lugar específico, se articula y define a través de propiedades, como las de origen tecnológico, cualidades o significados producidos y relacionados entre un “objeto”, un “lugar” o un “acontecimiento” y los desplazamientos que provoca. La metodología engloba la apropiación del concepto de especificidad de sitio, en su derivación sitio funcional, en un entretejido con la cartografía y consideraciones poéticas del azar, utilizadas en acciones que parten de las especificidades y contextos de los lugares a través del uso de tecnologías digitales. Las contribuciones teóricas de Miwon Kwon, Gilles Deleuze, Félix Guattari y Michel Foucault fueron fundamentales en la elaboración de este diálogo entre teoría y práctica. La disertación se divide en cuatro partes: la primera presenta una breve contextualización histórica de la especificidad de sitio y su articulación metodológica con la cartografía. La segunda aborda la especificidad de sitio como el lugar de la subjetividad; la tercera, como espacio de invisibilidad, representadas por cuerpos políticos en el documental de videoarte Transvoar (Transvolar), en el video-performance São Muitas Camadas (Son Muchas Capas) y en el videoarte O paraíso é para todos (El paraíso es para todos). Finalmente, la cuarta, la especificidad de sitio como diálogo con la naturaleza y los ciclos de la vida y la muerte a través del video y animación Samsara y las series fotográficas Ofertorio y Bichocorpo (Animal Cuerpo).Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisVenturelli, SuzeteCarone, Lynn2024-07-12T12:19:06Z2024-07-12T12:19:06Z2024-07-122023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARONE, Lynn. Lugares móveis, cartografias de si e de mundos e a invenção de heterotopias. 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-13T03:30:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/48796Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-13T03:30:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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