A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Anna Izabel Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11286
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
id UNB_44e1444b8e51f02baed62e108a7ec40d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11286
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminharProfessores - formaçãoEducação ruralTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.Este trabalho trata da organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo, curso de graduação da Universidade de Brasília que tem como objetivo formar educadores para atuar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas de Educação Básica do e no campo. Parte do pressuposto de que o Curso pode atuar de modo contra-hegemônico para formar os intelectuais da classe trabalhadora do campo e, tendo como método a pesquisa-ação, realiza uma análise crítica da organização do trabalho pedagógico identificando inovações e submissões ao paradigma dominante na Universidade, em relação ao paradigma da Educação do Campo. As estratégias relatadas são analisadas como resistências quando se mantém no paradigma dominante, ou como rupturas quando, orientadas pelos princípios e matrizes da Educação do Campo, tensionam o paradigma dominante, criam fissuras, contribuindo para a transição paradigmática. Rupturas e resistências são elementos contraditórios que apontam os desafios para que o Curso crie uma possibilidade de educação para além do capital, fundada em novos princípios, lógicas, valores e sentidos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper deals with the organization of educational work in the Rural Education Program, undergraduate degree from the University of Brasilia, which aims to train teachers to serve on Elementary and Secondary Education in schools for basic education and schools located in rural areas. It assumes that the course can act in an anti-hegemonic manner to form working class intellectuals in the rural areas; with the action research method, it performs a critical analysis of the educational work organization and identifies innovations and submissions to the dominant paradigm in the academy, concerning to the paradigm of Rural Education. The strategies reported are analyzed as resistances when they remain in the dominant paradigm, or as ruptures when, guided by the principles and arrays of Rural Education, challenge the dominant paradigm, creating cracks that contribute to the paradigmatic shift. Ruptures and resistances are contradictory elements that point out challenges that enable the program to create the possibility of an education beyond the capital, founded on new principles, logic, values and meanings. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉCe document traite de l'organisation du travail éducatif dans le cours en Éducation en Milieu Rural, diplôme de premier cycle de l'Université de Brasilia, qui vise à former des enseignants pour servir sur l'éducation élémentaire et secondaire dans les écoles de l´éducation de base et dans les zones rurales. Il part de la présupposition que le cours peut agir d´une façon anti-hégémonique pour former des intellectuels de la classe ouvrière de la campagne, avec la méthode de recherche-action, il effectue une analyse critique de l'organisation du travail éducatif pour identifier les innovations et les soumissions au paradigme dominant dans l'université, en ce qui concerne le paradigme de l'éducation en milieu rural. Les stratégies sont analysées et rapportées comme résistances quand elles restent dans le paradigme dominant, ou ruptures quand, guidées par les principes et les matrices de l'éducation en milieu rural, tenduent le paradigme dominant, en créant des fissures, ce qui contribue au changement de paradigme. Ruptures et résistances sont des éléments contradictoires qui mettent en évidence les défis pour créer dans le cours la possibilité de l'éducation au-delà du capital, fondée sur des nouveaux principes, nouvelle logique, valeurs et significations.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSá, Laís Maria Borges de MourãoBarbosa, Anna Izabel Costa2012-09-25T11:15:25Z2012-09-25T11:15:25Z2012-09-252012-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARBOSA, Anna Izabel Costa. A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB: do projeto às emergências e tramas do caminhar. 2012. 351 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11286info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:47:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/11286Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:47:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar
title A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar
spellingShingle A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar
Barbosa, Anna Izabel Costa
Professores - formação
Educação rural
title_short A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar
title_full A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar
title_fullStr A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar
title_full_unstemmed A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar
title_sort A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB : do projeto às emergências e tramas do caminhar
author Barbosa, Anna Izabel Costa
author_facet Barbosa, Anna Izabel Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Laís Maria Borges de Mourão
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Anna Izabel Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Educação rural
topic Professores - formação
Educação rural
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-25T11:15:25Z
2012-09-25T11:15:25Z
2012-09-25
2012-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Anna Izabel Costa. A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB: do projeto às emergências e tramas do caminhar. 2012. 351 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11286
identifier_str_mv BARBOSA, Anna Izabel Costa. A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB: do projeto às emergências e tramas do caminhar. 2012. 351 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508261005590528