Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36412 https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente. |
id |
UNB_450d2473e9ffea3cdaa217a7add6ae6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36412 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadasRelationships of trust and its instrumentalization in the control of teachers in private heisRelaciones de confianza y su instrumentación en el control de docentes en IES privadasConfiançaUniversidades e faculdades - corpo docenteIdeologia gerencialistaEnsino superiorO objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.The objective of this study is to analyze, under a critical and reflexive approach, the trust and its instrumentalization in the discourse of managers as a modality of control of teachers in Private Higher Education Institutions (HEI) in the light of the managerialist ideology in times of neoliberal advancement. It is an exploratory-descriptive research, with contributions the critical analysis of discourse (FAIRCLOUGH, 2016), managerialist ideology and clinical sociology, fulfilled in a municipality of Minas Gerais with 12 managers of 3 private HEIs. The results revealed that the communication and expression of trust in HEIs is instrumental in managerial discourse to euphemize the relations of control and domination, through ideological strategies such as: creating a closer relationship with teachers in favor of engagement (through management of affections); the teacher's responsibility for their hiring and permanence (through the repression of the critical posture); and the search for their total identification with the HEI (through the idealization of the institution). Thus, there is a teaching insertion in an uncritical mass, under the auspices of the managerial power that poses as a faithful servant of HEI and not only of it, but of a logic that imprisons him affectively.El objetivo de este estudio es analizar, bajo un enfoque crítico y reflexivo, la confianza y su instrumentalización en el discurso de gerentes como modalidad de control de docentes en Instituciones de Enseñanza Superior (IES) privadas a la luz de la ideología gerencialista en tiempos de avance neoliberal. Es una investigación exploratoria-descriptiva, con las contribuciones del análisis crítico del discurso (FAIRCLOUGH, 2016), de la ideología gerencialista y de la sociología clínica, realizada en un municipio de Minas Gerais con 12 gerentes de 3 IES privadas. Los resultados revelaron que la comunicación y expresión de la confianza en las IES es instrumentalizada en el discurso gerencial para eufemizar las relaciones de control y dominación, por medio de estrategias ideológicas como: la creación de una relación más cercana con los docentes en favor del compromiso (por medio de la gestión de afectos); la responsabilización del docente por su contratación y permanencia (por medio de la represión de la postura crítica); y la búsqueda por la identificación total de ellos con la IES (por medio de la idealización de la instituición). De este modo, hay la inserción del docente en una masa acrítica, bajo los auspicios del poder gerencialista que lo coloca como un fiel siervo de la IES y no sólo de ella, sino de una lógica que lo aprisiona afectivamente.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoEscola de Administração da UFRGS2020-01-24T10:30:44Z2020-01-24T10:30:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 213-237, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112019000100213. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36412https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087(CC BY-NC)info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Bárbara NovaesSiqueira, Marcus Vinícius Soaresporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:32:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/36412Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:32:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas Relationships of trust and its instrumentalization in the control of teachers in private heis Relaciones de confianza y su instrumentación en el control de docentes en IES privadas |
title |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas |
spellingShingle |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas Medeiros, Bárbara Novaes Confiança Universidades e faculdades - corpo docente Ideologia gerencialista Ensino superior |
title_short |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas |
title_full |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas |
title_fullStr |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas |
title_full_unstemmed |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas |
title_sort |
Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas |
author |
Medeiros, Bárbara Novaes |
author_facet |
Medeiros, Bárbara Novaes Siqueira, Marcus Vinícius Soares |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Marcus Vinícius Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Bárbara Novaes Siqueira, Marcus Vinícius Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Confiança Universidades e faculdades - corpo docente Ideologia gerencialista Ensino superior |
topic |
Confiança Universidades e faculdades - corpo docente Ideologia gerencialista Ensino superior |
description |
O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:30:44Z 2020-01-24T10:30:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 213-237, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112019000100213. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36412 https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 213-237, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112019000100213. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36412 https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY-NC) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY-NC) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508181951348736 |