RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Bárbara Novaes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siqueira, Marcus Vinicius Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.
id UFRGS-13_23ba7d4f8a2d3c4bf5c1384b64f25da8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/90087
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADASConfiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas.O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087Electronic Review of Administration; Vol. 25 No. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237Revista Electrónica de Administración; Vol. 25 Núm. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237Revista Eletrônica de Administração; v. 25 n. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-2371413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087/52532Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Bárbara NovaesSiqueira, Marcus Vinicius Soares2019-04-29T19:37:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/90087Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2019-04-29T19:37:32REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
title RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
spellingShingle RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
Medeiros, Bárbara Novaes
Confiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas.
title_short RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
title_full RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
title_fullStr RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
title_full_unstemmed RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
title_sort RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
author Medeiros, Bárbara Novaes
author_facet Medeiros, Bárbara Novaes
Siqueira, Marcus Vinicius Soares
author_role author
author2 Siqueira, Marcus Vinicius Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Bárbara Novaes
Siqueira, Marcus Vinicius Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Confiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas.
topic Confiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas.
description O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087/52532
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 25 No. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237
Revista Electrónica de Administración; Vol. 25 Núm. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237
Revista Eletrônica de Administração; v. 25 n. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766205620289536