RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REAd (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente. |
id |
UFRGS-13_23ba7d4f8a2d3c4bf5c1384b64f25da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/90087 |
network_acronym_str |
UFRGS-13 |
network_name_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADASConfiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas.O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087Electronic Review of Administration; Vol. 25 No. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237Revista Electrónica de Administración; Vol. 25 Núm. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237Revista Eletrônica de Administração; v. 25 n. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-2371413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087/52532Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Bárbara NovaesSiqueira, Marcus Vinicius Soares2019-04-29T19:37:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/90087Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2019-04-29T19:37:32REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS |
title |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS |
spellingShingle |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS Medeiros, Bárbara Novaes Confiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas. |
title_short |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS |
title_full |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS |
title_fullStr |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS |
title_full_unstemmed |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS |
title_sort |
RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS |
author |
Medeiros, Bárbara Novaes |
author_facet |
Medeiros, Bárbara Novaes Siqueira, Marcus Vinicius Soares |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Marcus Vinicius Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Bárbara Novaes Siqueira, Marcus Vinicius Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Confiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas. |
topic |
Confiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas. |
description |
O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087/52532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Electronic Review of Administration; Vol. 25 No. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237 Revista Electrónica de Administración; Vol. 25 Núm. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237 Revista Eletrônica de Administração; v. 25 n. 1 (2019): JANEIRO / ABRIL; 213-237 1413-2311 1980-4164 reponame:REAd (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
collection |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ea_read@ufrgs.br |
_version_ |
1799766205620289536 |