Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, James Duílio de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34483
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
id UNB_45d5992250d8a5561144fa2d613e6452
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34483
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultosQuímica - estudo e ensinoEducação de jovens e adultosAprendizagem cooperativaAutomedicaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018.Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência de aulas baseada em um Plano de Unidade como estratégia de ensino-aprendizagem inspirada na Aprendizagem Cooperativa, junto aos educandos do 3.º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do Distrito Federal. O conteúdo químico que norteou esse trabalho foi o reconhecimento de funções orgânicas, utilizando como tema gerador inicial: a Automedicação. A temática possibilitou discutir situações relacionadas ao uso indiscriminado de medicamentos por pessoas, em especial por educandos da EJA. A opção pela utilização da Aprendizagem Cooperativa se pautou no fato de ser uma metodologia de ensino que favorece o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a participação ativa dos educandos, promovendo não apenas a construção do conhecimento, mas também o desenvolvimento das competências sociais. Essa pesquisa resultou no desenvolvimento de uma Proposição Didática intitulada: Guia de apoio para a Educação de Jovens e Adultos: Reconhecimento de Funções Orgânicas utilizando a Automedicação como tema gerador, instrumento pedagógico inspirado nos princípios da Aprendizagem Cooperativa. Os resultados obtidos podem se constituir como um norte para pesquisas futuras que favoreçam o protagonismo estudantil, valorizem o cotidiano do sujeito que aprende, auxiliando no seu processo de tomada de decisão e, ao mesmo tempo, preparando o educando para questionar, participar e construir coletivamente soluções criativas para problemas sociais.This work had the aim of analyzing the contribution of a sequence of classes based on a Unit Plan as a strategy of learning. It was inspired in Cooperative Learning and it was also made with learners from the 3rd segment of EJA in a public school in Distrito Federal. The Chemistry subject used in the work was the recognition of Organic Function. The generator theme was self-medication. This issue made it possible to discuss situations related to the excess of self-administer treatments, especially by students from EJA. The option to use Cooperative Learning was guided by the fact it was a learning methodology that favors the development of pedagogical work. It also uses the active participation of learners, promoting not only the construction of knowledge, but also the development of social proficiency. The research resulted in the development of a method (didatics) proposition called: Guia de apoio para a Educação de Jovens e Adultos: Reconhecimento de Funções Orgânicas utilizando a Automedicação como tema gerador, a pedagogical instrument inspired on Cooperative Learning. The results obtained can be a guide to future works that favor leading students and it can also appraise the students ‘day-by-day. It´ll help in their decisions and prepare them to ask, participate and build creative solutions to social issues.Gauche, RicardoMelo, James Duílio de Sousa2019-04-29T18:53:57Z2019-04-29T18:53:57Z2019-04-302018-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, James Duílio de Sousa. Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos. 2018. 247 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34483A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/34483Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos
title Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos
spellingShingle Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos
Melo, James Duílio de Sousa
Química - estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem cooperativa
Automedicação
title_short Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos
title_full Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos
title_fullStr Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos
title_sort Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos
author Melo, James Duílio de Sousa
author_facet Melo, James Duílio de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauche, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, James Duílio de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem cooperativa
Automedicação
topic Química - estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem cooperativa
Automedicação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
2019-04-29T18:53:57Z
2019-04-29T18:53:57Z
2019-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, James Duílio de Sousa. Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos. 2018. 247 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34483
identifier_str_mv MELO, James Duílio de Sousa. Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos. 2018. 247 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508315847163904