Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Wagdo da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5009
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.
id UNB_215e0eb0fc150739bea9581a12d3e5e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5009
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de químicaEducação de jovens e adultosQuímica - estudo e ensinoProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.A Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade básica da educação, é caracterizada pela constituição de um público heterogêneo envolvendo uma pluralidade de sujeitos que não tiveram acesso à escola na idade própria, ou seja, que passaram por algum processo de exclusão social. Para esse público, em geral, faz-se necessária a adoção de estratégias de ensino diferentes das utilizadas em outras modalidades da educação básica. No caso específico de ensino de química, é praticamente inexistente material didático elaborado para atender as especificidades dos alunos do EJA. Nesse sentido, tive como propósito no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências elaborar um módulo de ensino de Química que buscasse atender as necessidades do EJA. Nesta dissertação, portanto, apresenta-se uma caracterização do EJA, resgatando a sua história e, em particular, a legislação mais recente e os movimentos em sua defesa das últimas décadas. Caracterizando então o contexto dessa modalidade de ensino e o seu público, são adotados princípios educacionais de Paulo Freire como referência para produzir o módulo de ensino que é apresentado em apêndice desta dissertação como produto educacional deste Mestrado. Partindo da proposta de tema gerador de Paulo Freire, selecionou-se com base na experiência do mestrando no ensino de Química na EJA, o tema “Tinta e Solventes” para desenvolver conceitos básicos de substâncias, suas propriedades e interações. Não tendo sido possível aplicar diretamente com alunos o módulo didático, o mesmo foi submetido a professores de Química com experiência no EJA para avaliação, por meio do uso de questionário com planilha adaptada de avaliação de livro didático desenvolvida por Santos (2006) neste programa de Pós-Graduação e por meio de entrevista. A avaliação dos professores com relação ao material foi bastante positiva e acredita-se que o material desenvolvido apresenta um grande potencial de produzir impactos positivos no ensino de Química no EJA dada as suas características que são exploradas na presente dissertação. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTYoung People and Adult Education (YAE), a basic form of education, is characterized by its heterogeneous public, which involves a multiplicity of individuals who had no access to school at the proper age, that is, who suffered through any kind of exclusion process. For that public in general it is necessary to adopt different teaching strategies from the ones in other forms of basic education. In the case Chemistry, specifically, teaching materials which cater for the needs of YAE students’ specificity are practically non-existent. For that reason, in the Professionalizing Science Teaching Master’s Degree program, I aimed at conceiving a teaching module which would fulfill those YAE needs. In this dissertation, therefore, a characterization of YAE is presented which revisits its history, in particular the more recent laws and movements which were issued in its defense in the past decades. Once characterized the context and public of this form of education, the educational principles by Paulo Freire are adopted as a reference in order to produce the teaching module which is presented in an appendix to the present dissertation as a result of this Master’s Degree Program. With basis on Paulo Freire’s proposal that a generative theme be adopted, and also on the experience of the applicant as a teacher of Chemistry in YAE, the theme “Paints and Solvents” was selected in order to develop basic concepts such as that of substances, their properties and interactions. As the teaching module could not be implemented directly with the students, it was submitted to YAE-experienced Chemistry teachers for evaluation through the use of interviews and questionnaires with evaluation charts adapted from those for the evaluation of teaching manuals developed by Santos (2006) within the same Post- Graduation program. The response of teachers as regards the material was quite positive and the developed material is believed to present great potential for producing positive impacts in the teaching of Chemistry within YAE, given its characteristics as explored in the present dissertation.Santos, Wildson Luiz Pereira dosMurta, Maria MárciaMartins, Wagdo da Silva2010-06-16T13:20:48Z2010-06-16T13:20:48Z2010-06-162007-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Wagdo da Silva. Educação de jovens e adultos: proposta de material didático para o ensino de química. 2007. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5009info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/5009Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
title Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
spellingShingle Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
Martins, Wagdo da Silva
Educação de jovens e adultos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
title_short Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
title_full Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
title_fullStr Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
title_sort Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
author Martins, Wagdo da Silva
author_facet Martins, Wagdo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Murta, Maria Márcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Wagdo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
topic Educação de jovens e adultos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12
2010-06-16T13:20:48Z
2010-06-16T13:20:48Z
2010-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Wagdo da Silva. Educação de jovens e adultos: proposta de material didático para o ensino de química. 2007. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5009
identifier_str_mv MARTINS, Wagdo da Silva. Educação de jovens e adultos: proposta de material didático para o ensino de química. 2007. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508396534038528