Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gustavo Paulo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12703
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.
id UNB_46005145c813d6f786d4b9f9a958a405
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12703
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificadosSociedade de consumoConsumo (Economia)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.Este trabalho segue no esforço de investigar novos olhares lançados sobre aspectos culturais do consumismo contemporâneo e busca uma reflexão teórica acerca do consumo de mercadorias e seus usos na forma de expressão individual. Em termos práticos, consiste na ideia dos usos e construções da comunicabilidade dos objetos na sua forma de expressão intencional das individualidades - operações interpretativas do emissor/receptor - e seu papel socializador em jovens metropolitanos. O emissor-consumidor aparece sob a forma de jovens consumidores de uma Feira de Brasília. O receptor aparece na pesquisa na figura das tribos urbanas, na espécie de um “outro tipificado”, representando um importante fator de socialização dos jovens. Comparando as unidades conceituais na fala dos entrevistados, pode-se destacar a importância da escolha da mercadoria no desempenho de papéis sociais, especialmente no suprir das expectativas e no reivindicar do significado dentro de contextos de sociabilidade. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims to investigate new points of view built over cultural aspects of contemporary consumerism and seeks a theoretical reflection about the consumption of goods and their use as a form of individual expression. In practical terms, it consists of the idea of the forms of use and construction of objects transmissibility in their way intentional expression of individualities -interpretive transmitter/receiver operations - and their socializing role among metropolitan youngsters. The emitter-consumer appears in the form of young consumers in a fair in Brasilia. The receiver appears in the study represented by urban tribes, assuming the form of a "typified other", representing an important factor in youngsters socialization. Comparing the conceptual units within the speech of the interviewees, one can highlight the importance of the choice of specific merchandise on the performance of social roles, especially when meeting expectations and demanding significance within social contexts.Madeira, Maria Angélica Brasil GonçalvesSantos, Gustavo Paulo2013-04-03T15:46:50Z2013-04-03T15:46:50Z2013-04-032012-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Gustavo Paulo. Marcas da percepção: um estudo sobre o uso de produtos falsificados. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12703info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:30:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/12703Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:30:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados
title Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados
spellingShingle Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados
Santos, Gustavo Paulo
Sociedade de consumo
Consumo (Economia)
title_short Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados
title_full Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados
title_fullStr Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados
title_full_unstemmed Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados
title_sort Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados
author Santos, Gustavo Paulo
author_facet Santos, Gustavo Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Maria Angélica Brasil Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gustavo Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade de consumo
Consumo (Economia)
topic Sociedade de consumo
Consumo (Economia)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03
2013-04-03T15:46:50Z
2013-04-03T15:46:50Z
2013-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Gustavo Paulo. Marcas da percepção: um estudo sobre o uso de produtos falsificados. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12703
identifier_str_mv SANTOS, Gustavo Paulo. Marcas da percepção: um estudo sobre o uso de produtos falsificados. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508323529031680