Vergonha e comportamento de consumo de produtos falsificados
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/13500 |
Resumo: | A vergonha é uma emoção autoconsciente e avaliadora que depende de uma série de cognições relacionadas ao self para ser experimentada. Apesar de amplamente estudada na psicologia, no marketing pouco se sabe sobre os antecedentes da vergonha e seu efeito no comportamento do consumidor, em especial no consumo de produtos falsificados. O objetivo geral desse estudo é entender a relação entre vergonha e comportamentos de consumo de produtos falsificados. Dois procedimentos experimentais, numa amostra de 129 pessoas com idade entre 18 e 50 anos, foram realizados para analisar seis hipóteses apresentadas. O primeiro experimento verificou (a) se o risco social percebido alto aumenta a vergonha, (b) se a qualidade da falsificação (alta/baixa) modera a relação entre risco social percebido e vergonha, caso esta relação exista. Os resultados confirmaram o efeito esperado do risco social percebido na vergonha, mas não confirmaram a moderação da qualidade da falsificação nessa relação. Mostraram ainda um efeito inesperado do gênero na vergonha: homens sentem mais vergonha que mulheres no contexto de consumo de falsificados. O segundo experimento verificou (a) se a antecipação da vergonha reduz a intenção de compra de produtos falsificados, (b) se a antecipação de vergonha influencia a atitude (favorável/desfavorável) em relação a produtos falsificados, e (c) se estas duas últimas relações, caso existam, são moderadas pelo custo-benefício do produto. Os resultados não confirmaram a influência da antecipação da vergonha na atitude em relação a falsificados e na intenção de compra de falsificados, mas mostraram que quanto menor o custo-benefício, maior o efeito da antecipação da vergonha na redução da intenção de produtos falsificados. Os resultados mostraram ainda um efeito moderador inesperado da renda na relação entre antecipação da vergonha e intenção de compra de falsificados. A antecipação da vergonha reduz a intenção de compras em consumidores com renda mais alta. |
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Ribeiro, Pamela DietrichEscolas::EAESPBotelho, Delane2015-03-10T12:58:45Z2015-03-10T12:58:45Z2015-02-13RIBEIRO, Pamela Dietrich. Vergonha e comportamento de consumo de produtos falsificados. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015.http://hdl.handle.net/10438/13500A vergonha é uma emoção autoconsciente e avaliadora que depende de uma série de cognições relacionadas ao self para ser experimentada. Apesar de amplamente estudada na psicologia, no marketing pouco se sabe sobre os antecedentes da vergonha e seu efeito no comportamento do consumidor, em especial no consumo de produtos falsificados. O objetivo geral desse estudo é entender a relação entre vergonha e comportamentos de consumo de produtos falsificados. Dois procedimentos experimentais, numa amostra de 129 pessoas com idade entre 18 e 50 anos, foram realizados para analisar seis hipóteses apresentadas. O primeiro experimento verificou (a) se o risco social percebido alto aumenta a vergonha, (b) se a qualidade da falsificação (alta/baixa) modera a relação entre risco social percebido e vergonha, caso esta relação exista. Os resultados confirmaram o efeito esperado do risco social percebido na vergonha, mas não confirmaram a moderação da qualidade da falsificação nessa relação. Mostraram ainda um efeito inesperado do gênero na vergonha: homens sentem mais vergonha que mulheres no contexto de consumo de falsificados. O segundo experimento verificou (a) se a antecipação da vergonha reduz a intenção de compra de produtos falsificados, (b) se a antecipação de vergonha influencia a atitude (favorável/desfavorável) em relação a produtos falsificados, e (c) se estas duas últimas relações, caso existam, são moderadas pelo custo-benefício do produto. Os resultados não confirmaram a influência da antecipação da vergonha na atitude em relação a falsificados e na intenção de compra de falsificados, mas mostraram que quanto menor o custo-benefício, maior o efeito da antecipação da vergonha na redução da intenção de produtos falsificados. Os resultados mostraram ainda um efeito moderador inesperado da renda na relação entre antecipação da vergonha e intenção de compra de falsificados. A antecipação da vergonha reduz a intenção de compras em consumidores com renda mais alta.Shame is a self-conscious and evaluative emotion that depends on cognitions related to the self to be experienced. Although widely studied in psychology, in marketing little is known about the antecedents of shame and its effect on consumer behavior, especially in the consumption of counterfeit goods. This study aims to understand how shame relates to counterfeit consumption behavior. Two experiments were conducted using a sample of 129 people aged between 18 and 50 to test six hypotheses. The first experiment evaluated (a) if high levels of perceived social risk increases shame, (b) if counterfeiting quality (high / low) moderates the relationship between perceived social risk and shame, in the case this relationship exists. Results confirmed the expected effect of perceived social risk in shame, but did not confirm the moderation effect of counterfeiting quality in this relationship. Results also showed an unexpected effect of gender in shame: in a counterfeiting context, men felt more ashamed than women did. The second experiment evaluated (a) whether anticipation of shame reduces the purchase intention for counterfeit products, (b) whether anticipation of shame influences attitude (favorable / unfavorable) towards counterfeits, and (c) whether these relationships, if any, are moderated by the cost-benefit relationship of the counterfeit product. Results did not confirm the influence of anticipation of shame in attitude towards counterfeits and purchase intention for counterfeits, but showed that the lower the cost-benefit, the greater the anticipation of shame effect in reducing purchase intention for counterfeits. Results also indicated an unexpected moderating effect of family income on the relationship between anticipation of shame and purchase intention for counterfeits. Shame anticipation reduces the purchase intention for counterfeits products when family income is high.porEmoçãoRisco socialAdministração de empresasComportamento do consumidorFalsificaçãoVergonhaConsumo (Economia)Vergonha e comportamento de consumo de produtos falsificadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_vergonha_falsificados_2015.pdfDissertação_vergonha_falsificados_2015.pdfapplication/pdf1319785https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de673373-0374-47e8-96e0-4577707d2e13/download059d7e696883150de75be40938eb683cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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