Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Kerolyn Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31281
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.
id UNB_46250d4847b677e9631c127effacf7c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31281
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidadeEvaluation aspects of an educational extension program for maturityEnvelhecimentoEducaçãoIdososDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 5. Resultados, 6. Discussão e 7. Considerações Finais.O Brasil carece de programas educativos direcionados à maturidade que cumpram com a prerrogativa de ressignificar a velhice em suas diferentes dimensões, contribuindo para a construção de uma sociedade para todas as idades. Igualmente importante é desenvolver processos avaliativos que possam mensurar o alcance dos objetivos propostos no âmbito de tais intervenções em educação. Neste contexto, esta pesquisa objetivou analisar a eficácia de um programa educativo para a maturidade desenvolvido em uma universidade federal brasileira. Para tanto, foi realizado um estudo de metodologia mista, com abordagem comparativa. Para observação de mudança de comportamento foi utilizada a escala baseada no modelo transteórico de mudança conforme Prochaska e DiClemente e realizada entrevista semi estruturada de acordo com Leandro-França, com adaptações. Foi realizada aplicação da escala de bem-estar subjetivo descrita por Leandro-França. Para avaliação do grau de satisfação do egresso, foi aplicado questionário de satisfação do cliente de Leandro-França adaptado. Mudanças de comportamento foram referidas quanto aos diversos fatores de investimento ocupacional social e investimento relacionados a autonomia e bem-estar individual e coletivo. Quanto ao grau de satisfação com o programa, foi considerado satisfatório nos itens avaliados. Foi possível constatar o desenvolvimento de afetos positivos e redução de afetos negativos, além de detecção de alterações no posicionamento da escala quanto a melhora do grau de satisfação com a vida. Os resultados encontrados na presente pesquisa corroboram com o fato de que os paradigmas que sinalizam uma educação que considere as vivências e a essência dos sujeitos devem ser implementados ao longo do ciclo da vida enquanto estratégia de permanente aprendizagem. Este estudo evidenciou a eficácia do programa educativo UniSer/UnB e a importância do uso de metodologias diferenciadas para os estudos de eficácia em propostas de programas educacionais para a maturidade.Brazil lacks maturity-oriented educational programs that fulfill the prerogative of resignifying old age in its different dimensions, contributing to the construction of a society for all ages. Equally important is to develop evaluative processes that can measure the achievement of the proposed objectives within the scope of such interventions in education. In this context, this research aimed to analyze the effectiveness of an educational program for maturity developed at a Brazilian federal university. For that, a mixed methodology study was carried out, with a comparative approach. In order to observe behavior change, the scale based on the transtheoretical model of change according to Prochaska and DiClemente was used, as also was used a semi-structured interview according to Leandro-França conducted, with adaptations. The subjective well-being scale described by Leandro-França was applied as well. To evaluate the degree of satisfaction of the egress, a customer satisfaction questionnaire from Leandro-França adapted was applied. Behavior changes were reported regarding the various social occupational investment and investment factors related to individual and collective autonomy and well-being. Regarding the degree of satisfaction with the program, it was considered satisfactory in the assessed items. It was possible to verify the development of positive affections and reduction of negative affections, besides detecting changes in the positioning of the scale regarding the improvement of the degree of satisfaction with life. The results found in the present research corroborate the fact that the paradigms that signal an education that considers the experiences and the essence of the subjects must be implemented throughout the life cycle as a strategy of permanent learning. This study evidenced the effectiveness of the UniSer / UnB educational program and the importance of the use of differentiated methodologies for efficacy studies in proposals of educational programs for maturity.Karnikowski, Margô Gomes de OliveiraGarcia, Kerolyn Ramos2018-02-21T18:01:35Z2018-02-21T18:01:35Z2018-02-202017-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARCIA, Kerolyn Ramos. Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade. 2017. ix, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31281A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:42:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/31281Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:42:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade
Evaluation aspects of an educational extension program for maturity
title Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade
spellingShingle Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade
Garcia, Kerolyn Ramos
Envelhecimento
Educação
Idosos
title_short Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade
title_full Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade
title_fullStr Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade
title_full_unstemmed Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade
title_sort Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade
author Garcia, Kerolyn Ramos
author_facet Garcia, Kerolyn Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Kerolyn Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Educação
Idosos
topic Envelhecimento
Educação
Idosos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27
2018-02-21T18:01:35Z
2018-02-21T18:01:35Z
2018-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Kerolyn Ramos. Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade. 2017. ix, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31281
identifier_str_mv GARCIA, Kerolyn Ramos. Aspectos avaliativos de um programa de extensão educacional para a maturidade. 2017. ix, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508410821935104