Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Olgamir Francisco de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Francisco Heitor de Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29176
https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974
Resumo: Com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo construída. Torna-se imprescindível trazer para o centro do debate a necessidade de novas políticas públicas de formação para o docente de EPT. As faculdades de educação e o curso de Pedagogia não podem ficar ausentes desse processo. Iniciando o diálogo que propomos, discutimos o tema em questão e analisamos dados de levantamento realizado em conjunto com os alunos do Mestrado em Educação, da Universidade de Brasília, sobre o perfil de formação dos professores da rede federal de EPT.
id UNB_462cbd28bcf727ab52c4e15fbb48af67
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29176
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de PedagogiaTeacher training for Professional and Technological Education in Brazil : a dialogue with the faculties of education and pedagogy coursesFormation des enseignants de l'enseignement professionnel et technologique au Brésil : un dialogue avec les facultés d'éducation et le cursus de pédagogieEnsino profissionalInstitutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaProfessores - formaçãoUniversidades e faculdadesPedagogiaCom a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo construída. Torna-se imprescindível trazer para o centro do debate a necessidade de novas políticas públicas de formação para o docente de EPT. As faculdades de educação e o curso de Pedagogia não podem ficar ausentes desse processo. Iniciando o diálogo que propomos, discutimos o tema em questão e analisamos dados de levantamento realizado em conjunto com os alunos do Mestrado em Educação, da Universidade de Brasília, sobre o perfil de formação dos professores da rede federal de EPT.With the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, a new institutional framework for professional and technological education (PTE) is being built. It is essential to bring to the heart of the debate, the importance of creating new public policies for teacher training courses aimed at professionals working in these institutes. In addition, Faculties of Education and Pedagogy courses must take part in the process. Starting the dialogue that we propose herein, we discuss these questions and analyze the data collected by means of a survey which focused on the teacher training structure or profile for teaching professionals working in federal professional and technological education institutes. The participants of the survey were attending the Master in Education program from the University of Brasilia.Avec la création des Instituts Fédéraux d'Education, Science et Technologie (IF), un nouveau cadre institutionnel pour l'éducation professionnelle et technologique (EPT) est en construction. Il est essentiel d'apporter au centre des débats le besoin de nouvelles politiques publiques de formation d'enseignants en EPT. Les facultés d'éducation et le cursus de Pédagogie ne peuvent pas être absents de ce processus. Pour démarrer le dialogue, nous avons discuté le sujet en question et nous avons analysé les données de l'enquête menée en collaboration avec les étudiants du master en éducation de l'Université de Brasília, sur le profil de formation des enseignants du réseau fédéral d'EPT.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-12-07T05:07:10Z2017-12-07T05:07:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Olgamir Francisco de; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 883-908, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300883&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29176https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974Educação & Sociedade - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300883&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Olgamir Francisco deSouza, Francisco Heitor de Magalhãesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:32:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/29176Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:32:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia
Teacher training for Professional and Technological Education in Brazil : a dialogue with the faculties of education and pedagogy courses
Formation des enseignants de l'enseignement professionnel et technologique au Brésil : un dialogue avec les facultés d'éducation et le cursus de pédagogie
title Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia
spellingShingle Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia
Carvalho, Olgamir Francisco de
Ensino profissional
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Professores - formação
Universidades e faculdades
Pedagogia
title_short Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia
title_full Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia
title_fullStr Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia
title_sort Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia
author Carvalho, Olgamir Francisco de
author_facet Carvalho, Olgamir Francisco de
Souza, Francisco Heitor de Magalhães
author_role author
author2 Souza, Francisco Heitor de Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
Souza, Francisco Heitor de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Professores - formação
Universidades e faculdades
Pedagogia
topic Ensino profissional
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Professores - formação
Universidades e faculdades
Pedagogia
description Com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo construída. Torna-se imprescindível trazer para o centro do debate a necessidade de novas políticas públicas de formação para o docente de EPT. As faculdades de educação e o curso de Pedagogia não podem ficar ausentes desse processo. Iniciando o diálogo que propomos, discutimos o tema em questão e analisamos dados de levantamento realizado em conjunto com os alunos do Mestrado em Educação, da Universidade de Brasília, sobre o perfil de formação dos professores da rede federal de EPT.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:10Z
2017-12-07T05:07:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Olgamir Francisco de; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 883-908, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300883&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29176
https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974
identifier_str_mv CARVALHO, Olgamir Francisco de; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 883-908, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300883&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29176
https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580750088536064