Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Denivaldo Camargo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11424
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2012.
id UNB_4642a2858452c57ea4233095af261def
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11424
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaçosPalhaçoCômicoFormação profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2012.O objetivo deste trabalho é refletir sobre os processos metodológicos na formação de novos palhaços e sobre as necessidades e as especificidades que envolvem o aprendizado dos alunos nos processos de formação. Para isso, para fomentar e respaldar a discussão, dialogo com teóricos de diversas disciplinas: Freud, Motta, Icle, Lecoq, Bergson, Deleuze, Espinosa, Guinsburg, Foucault, etc. Minhas experiências em diversos processos de formação (iniciação à linguagem do palhaço, nos workshops e na escola francesa Le Samovar) também serviram como processo reflexivo. Utilizo a minha experiência na disciplina prática de docência, realizada no Departamento de Artes da Universidade de Brasília, na qual apliquei uma metodologia de ensino/aprendizado de palhaços para viabilizar a discussão da necessidade ou não de criar metodologias de formação na arte da palhaçaria. Essa revisão comparativa do meu processo de formação e as experiências pessoais na arte da palhaçaria, tendo também a oportunidade de analisar a aplicação da metodologia de formação na UnB, permitiram-me rever questões que vão além da criação de um processo metodológico em si. Ao final, esta pesquisa ampliou sua discussão que, a princípio, levantou questões sobre a implantação de uma metodologia de formação para criar escolas especializadas ou aulas de palhaçaria nos departamentos de artes cênicas das faculdades e universidades do Brasil. Notei que, além de viabilizar a transmissão desse saber/conhecimento, faz-se necessário o entendimento sobre comicidade, cômico, palhaço e palhaçaria. Observei ainda, que é possível realizar a inclusão da linguagem dos palhaços nos cursos acadêmicos ou a criação de escolas técnicas especializadas na formação de palhaços. O discurso dessa dissertação contribui para a manutenção dessa arte e para a acessibilidade das pessoas que almejam desempenhar essa atividade. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this research is to discuss the methodological processes involved in training new clowns and the needs and specificities that involve the learning of students in the training processes. To do so, to foster and support the discussion, theorists from various disciplines, such as: Freud, Motta, Icle, Lecoq, Bergson, Deleuze, Spinoza, Ginsburg, Foucault are considered. My experiences in various processes of education (initiation into the ‘clown language’ in the workshops and at the French school of Le Samovar) also served as a reflective process. I also make use of my experience in teaching at the Department of Arts of the University of Brasilia, in which I applied a methodology for training new clowns, to facilitate the discussion of whether or not to create training methodologies in clowning. This comparative review of my training process and the personal experiences in clowning, also having the opportunity to analyse the application of the training methodology in UnB, allowed me to review issues that go beyond the creation of a methodological process itself. This research expanded its discussion, which, in the beginning, raised questions about the implementation of a training methodology to create specialized schools or clowning classes in the departments of performing arts of colleges and universities in Brazil. I noticed that, besides enabling the transmission of knowledge, the understanding about comicality, comic, clown and clowning is necessary. I also observed that it is possible to include the ‘clown language’ in academic courses, or to create specialized schools in training new clowns. This dissertation contributes to the continuation of this art and to make it accessible to people who want to carry out this activity.Mota, Marcus SantosOliveira, Denivaldo Camargo de2012-10-15T15:44:49Z2012-10-15T15:44:49Z2012-10-152012-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Denivaldo Camargo de. Formação em palhaço: reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços. 2012. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11424info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/11424Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços
title Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços
spellingShingle Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços
Oliveira, Denivaldo Camargo de
Palhaço
Cômico
Formação profissional
title_short Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços
title_full Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços
title_fullStr Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços
title_full_unstemmed Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços
title_sort Formação em palhaço : reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços
author Oliveira, Denivaldo Camargo de
author_facet Oliveira, Denivaldo Camargo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Marcus Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Denivaldo Camargo de
dc.subject.por.fl_str_mv Palhaço
Cômico
Formação profissional
topic Palhaço
Cômico
Formação profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15T15:44:49Z
2012-10-15T15:44:49Z
2012-10-15
2012-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Denivaldo Camargo de. Formação em palhaço: reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços. 2012. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11424
identifier_str_mv OLIVEIRA, Denivaldo Camargo de. Formação em palhaço: reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços. 2012. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580835848421376