A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacerdote, Helena Célia de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32414
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.
id UNB_474112e7db4ab53bed097fe6a3f1504b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32414
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-lineComportamento informacionalMediação da informaçãoUso da informaçãoFeuerstein, Reuven, 1921-2014 - crítica e interpretaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.O trabalho de pesquisa realizado e apresentado nesta tese investiga o processo de apropriação da informação e do conhecimento sob os aspectos da mediação e do comportamento informacional – uso da informação – de estudantes em um programa de pós-graduação lato sensu. Do ponto de vista teórico, a pesquisa contribui para ampliar os constructos acerca da interdisciplinaridade do conceito de mediação e do comportamento informacional de usuários, especialmente no contexto da educação on-line. O universo pesquisado foi o curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CEGSIC 2012/2014) no seu ambiente on-line, no qual foram avaliadas as interações e a produção intelectual dos estudantes de maneira que fosse traçada uma representação do atingimento dos objetivos de aprendizagem desse projeto educacional. A crescente demanda pela modalidade de cursos a distância e a evasão que se verifica exigem que se busquem insumos quanto à gestão de projetos educacionais adequados para atender às necessidades desse público. Nesse sentido, considerando que a mediação pode contribuir para o aproveitamento acadêmico do estudante, objetiva-se investigar a relação entre os conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica e a existência de evidências de aprendizagem nas atividades pedagógicas depositadas no ambiente. Para isso foi realizada em um primeiro momento uma revisão da literatura em ciência da informação e em educação; em seguida utiliza-se a análise de redes sociais para avaliar o diálogo educacional coletivo e individual dos estudantes; observa-se seu aproveitamento acadêmico; e pela instrumentalidade da análise de conteúdo utilizando o software Iramuteq observam-se os registros dos seus textos e dos conceitos neles apresentados. Como resultado das atividades previstas se desenvolveu um modelo metodológico-ferramental possível de traçar representações de estados do conhecimento de estudantes em um ambiente on-line. Dentro das limitações do modelo e sob os aspectos analisados, os resultados sugerem que a mediação da informação e a mediação pedagógica são compatíveis. Além disso, o curso apresenta algumas características que se assemelham àquelas favoráveis à modificação cognitiva segundo Feuerstein. Quanto ao diálogo educacional, os resultados sugerem que se for mais bem distribuído entre os participantes, há melhor aproveitamento individual, pois quando há poucos atores proeminentes apenas estes se beneficiam. Na análise de conteúdo (quantitativa e qualitativa) emergiram resultados de uso da informação que sugerem o atendimento das necessidades informacionais dos estudantes.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).The research work carried out and presented in this thesis analyzes the process of appropriation of information and knowledge under the aspects of mediation and the informational behavior - use of information - of students in a lato sensu postgraduate program. From the theoretical point of view, the research contributes to broaden the constructs about the interdisciplinarity of the concept of mediation and the informational behavior of users, especially in the context of online education. The universe researched was the Specialization course in Information Security and Communications Management - CEGSIC 2012/2014 in its online environment, in which the interactions and the intellectual production of the students were evaluated in a way that a representation of the achievement of the learning objectives of this educational project. The growing demand for the distance learning modality and the evasion that takes place require that we seek inputs for the management of educational projects adequate to meet the needs of this public. In this sense, considering that mediation can contribute to the academic achievement of the student, we aim to investigate the relationship between the concepts of mediation of information and pedagogical mediation and the existence of evidences of learning in the pedagogical activities deposited in the environment. For this purpose, a review of the literature on information science and education was carried out; then we use social network analysis to evaluate students' collective and individual educational dialogue; we observe their academic achievement; and by the instrumentality of content analysis using the Iramuteq software we observe the records of their texts and concepts presented in them. As a result of the planned activities, a methodological-tool model was developed to draw representations of states of knowledge of students in an online environment. Within the limitations of the model and the analyzed aspects, the results suggest that mediation of information and pedagogical mediation are compatible. In addition, the course presents some characteristics that resemble those favorable to the cognitive modification according to Feuerstein. As for the educational dialogue, the results suggest that if it is better distributed among the participants, there is better individual use, because when there are few prominent actors only these benefit. In content analysis (quantitative and qualitative) emerged results of information use that suggest the attendance of students' informational needs.Sampaio, Ricardo BarrosFernandes, Jorge Henrique CabralSacerdote, Helena Célia de Souza2018-08-14T18:10:09Z2018-08-14T18:10:09Z2018-08-092018-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSACERDOTE, Helena Célia de Souza. A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line. 2018. 229 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32414A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:04:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/32414Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:04:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line
title A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line
spellingShingle A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line
Sacerdote, Helena Célia de Souza
Comportamento informacional
Mediação da informação
Uso da informação
Feuerstein, Reuven, 1921-2014 - crítica e interpretação
title_short A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line
title_full A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line
title_fullStr A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line
title_full_unstemmed A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line
title_sort A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line
author Sacerdote, Helena Célia de Souza
author_facet Sacerdote, Helena Célia de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Ricardo Barros
Fernandes, Jorge Henrique Cabral
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacerdote, Helena Célia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento informacional
Mediação da informação
Uso da informação
Feuerstein, Reuven, 1921-2014 - crítica e interpretação
topic Comportamento informacional
Mediação da informação
Uso da informação
Feuerstein, Reuven, 1921-2014 - crítica e interpretação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-14T18:10:09Z
2018-08-14T18:10:09Z
2018-08-09
2018-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SACERDOTE, Helena Célia de Souza. A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line. 2018. 229 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32414
identifier_str_mv SACERDOTE, Helena Célia de Souza. A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line. 2018. 229 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259899342848