Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mamede, Walner
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30836
http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805
Resumo: Os mestrados profissionais são um instrumento de uma política maior de flexibilização da pós-graduação brasileira. Como tais, visam a uma aproximação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho em geral. Para tanto, necessitam romper as barreiras que separam esses dois mundos e uma das estratégias concentra-se na prática didática, a qual está intimamente relacionada com os objetivos educacionais traçados e que a orientam. Sendo a falta de clareza dos objetivos uma causa comum de insucessos na sala de aula, o presente trabalho buscou avaliar os objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva, de uma universidade federal brasileira. Para o estudo proposto, utilizamos como método de pesquisa a análise documental e como referência teórica os princípios da taxonomia de Bloom. Concluímos que o caso estudado necessita aprimorar a construção de seus objetivos educacionais, a fim de permitir um melhor direcionamento de suas práticas pedagógicas, contribuindo para uma efetiva aproximação ensino-serviço, no âmbito da saúde coletiva, sem o que tenderá a reproduzir a perspectiva ideológica dos mestrados acadêmicos, na qual a aplicabilidade social do conhecimento produzido, a despeito de sua relevância científica, é contingente e condicionada pela capacidade individual do egresso e não por sua definição como um indicador de resultado do próprio programa.
id UNB_474cc1c06c7d0e1eb338bec27509113d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30836
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de BloomEducational goals in a professional master degree in public health : assessment according Bloom’s taxonomySaúde coletivaPós-graduaçãoEducação - finalidades e objetivos - avaliaçãoOs mestrados profissionais são um instrumento de uma política maior de flexibilização da pós-graduação brasileira. Como tais, visam a uma aproximação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho em geral. Para tanto, necessitam romper as barreiras que separam esses dois mundos e uma das estratégias concentra-se na prática didática, a qual está intimamente relacionada com os objetivos educacionais traçados e que a orientam. Sendo a falta de clareza dos objetivos uma causa comum de insucessos na sala de aula, o presente trabalho buscou avaliar os objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva, de uma universidade federal brasileira. Para o estudo proposto, utilizamos como método de pesquisa a análise documental e como referência teórica os princípios da taxonomia de Bloom. Concluímos que o caso estudado necessita aprimorar a construção de seus objetivos educacionais, a fim de permitir um melhor direcionamento de suas práticas pedagógicas, contribuindo para uma efetiva aproximação ensino-serviço, no âmbito da saúde coletiva, sem o que tenderá a reproduzir a perspectiva ideológica dos mestrados acadêmicos, na qual a aplicabilidade social do conhecimento produzido, a despeito de sua relevância científica, é contingente e condicionada pela capacidade individual do egresso e não por sua definição como um indicador de resultado do próprio programa.The professional master programs are an instrument of a more comprehensive policy intended to make graduate studies in Brazil more flexible. As such, they have the purpose of bringing academia closer to the world of labor in general. In order to do so, they need to break the barriers between these two worlds and one of the strategies focuses on didactic practice, which is closely related to and guided by educational objectives. Since the lack of clarity concerning objectives is a common cause of failure in the classroom teaching, this study sought to evaluate the educational objectives of a professional master’s degree in Public Health provided by a Brazilian federal university. For the proposed study, we used the documentary analysis an theoretical framework was Bloom´s Taxonomy principles. We concluded that the case in question needs to improve the definition of its educational objectives, in order to allow a better targeting of its pedagogical practices, to contribute to effectively bring teaching and service closer in the field of Public Health. Without that, it will tend to reproduce the ideological perspective of academic master programs, in which the social applicability of the knowledge produced, despite its scientific relevance, is contingent to and conditioned by the individual capacity of and not by its definition as an indicator of results of the program.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo2018-01-04T19:15:10Z2018-01-04T19:15:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAMEDE, Walner; ABBAD, Gardênia S. Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017005013103&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. Epub Nov 17, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30836http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805Educação e Pesquisa - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017005013103&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMamede, WalnerAbbad, Gardênia da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/30836Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom
Educational goals in a professional master degree in public health : assessment according Bloom’s taxonomy
title Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom
spellingShingle Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom
Mamede, Walner
Saúde coletiva
Pós-graduação
Educação - finalidades e objetivos - avaliação
title_short Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom
title_full Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom
title_fullStr Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom
title_full_unstemmed Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom
title_sort Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloom
author Mamede, Walner
author_facet Mamede, Walner
Abbad, Gardênia da Silva
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamede, Walner
Abbad, Gardênia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde coletiva
Pós-graduação
Educação - finalidades e objetivos - avaliação
topic Saúde coletiva
Pós-graduação
Educação - finalidades e objetivos - avaliação
description Os mestrados profissionais são um instrumento de uma política maior de flexibilização da pós-graduação brasileira. Como tais, visam a uma aproximação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho em geral. Para tanto, necessitam romper as barreiras que separam esses dois mundos e uma das estratégias concentra-se na prática didática, a qual está intimamente relacionada com os objetivos educacionais traçados e que a orientam. Sendo a falta de clareza dos objetivos uma causa comum de insucessos na sala de aula, o presente trabalho buscou avaliar os objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva, de uma universidade federal brasileira. Para o estudo proposto, utilizamos como método de pesquisa a análise documental e como referência teórica os princípios da taxonomia de Bloom. Concluímos que o caso estudado necessita aprimorar a construção de seus objetivos educacionais, a fim de permitir um melhor direcionamento de suas práticas pedagógicas, contribuindo para uma efetiva aproximação ensino-serviço, no âmbito da saúde coletiva, sem o que tenderá a reproduzir a perspectiva ideológica dos mestrados acadêmicos, na qual a aplicabilidade social do conhecimento produzido, a despeito de sua relevância científica, é contingente e condicionada pela capacidade individual do egresso e não por sua definição como um indicador de resultado do próprio programa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-04T19:15:10Z
2018-01-04T19:15:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAMEDE, Walner; ABBAD, Gardênia S. Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017005013103&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. Epub Nov 17, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30836
http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805
identifier_str_mv MAMEDE, Walner; ABBAD, Gardênia S. Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017005013103&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. Epub Nov 17, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30836
http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508298195435520