Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33174 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018. |
id |
UNB_479988093c5c5e46aaeeb013d5f3ade5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33174 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicasColeções especiaisRepositórios de informaçãoFormação de acervosBiblioteca universitáriaBiblioteca digitalColeção digitalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.Esta Tese trata de um modelo para formação de coleções especiais digitais para acervamento em biblioteca universitária, considerando os avanços tecnológicos e as formas de acesso à informação por parte dos usuários que estão em ambiente constante mudanças. O estudo realizado com aplicação de técnicas para identificar os acervos da produção discente na unidade acadêmica escolhida, sua produção e sua forma de disseminação, da identificação das normas internas da unidade quanto aos direitos autorais e as resoluções internas da instituição, mas sempre obsevando a lei específica do assunto. Sendo uma pesquisa exploratória com ações a partir das informações e dados encontrados, sendo aplicada ao desenvolver atividades práticas através de disciplina transdisciplinar com o envolvimento não só da pesquisadora, dos atores produtores e receptores e os usuários da informação levantada. Foram construídos manuais para os procedimentos realizados e fluxos para o acervamento após produção na unidade. O estudo propõe um modelo de processo para a formação das coleções de um acervo para biblioteca universitária, onde as necessidades quanto ao uso e busca da informação também foram consideradas a partir de pesquisa realizada com os grupos envolvidos.This thesis deals with a model for the formation of special digital collections for the collection in a university library, considering the technological advances and the ways of access to information by the users who are in a constant changing environment. The study carried out with the application of techniques to identify the collections of student production in the chosen academic unit, its production and its form of dissemination, the identification of the internal norms of the unit in terms of copyright and internal resolutions of the institution, but always obeying the specific law of the matter. Being an exploratory research with actions based on the information and data found, being applied to develop practical activities through transdisciplinary discipline with the participation not only of the researcher, the producers and recipients and the users of the information raised. Manuals were built for the procedures performed and flows for the stock after production in the unit. The study proposes a process model for the formation of the collections of a collection for university libraries, where the needs regarding the use and search of the information were also considered from the research carried out with the groups involved.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoMiranda, AntonioPeres, Mônica Regina2018-12-11T21:07:58Z2018-12-11T21:07:58Z2018-12-112018-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPERES, Mônica Regina. Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas. 2018. 195 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33174A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-30T18:25:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/33174Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-30T18:25:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas |
title |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas Peres, Mônica Regina Coleções especiais Repositórios de informação Formação de acervos Biblioteca universitária Biblioteca digital Coleção digital |
title_short |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas |
title_full |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas |
title_sort |
Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas |
author |
Peres, Mônica Regina |
author_facet |
Peres, Mônica Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Antonio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Mônica Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coleções especiais Repositórios de informação Formação de acervos Biblioteca universitária Biblioteca digital Coleção digital |
topic |
Coleções especiais Repositórios de informação Formação de acervos Biblioteca universitária Biblioteca digital Coleção digital |
description |
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11T21:07:58Z 2018-12-11T21:07:58Z 2018-12-11 2018-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PERES, Mônica Regina. Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas. 2018. 195 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33174 |
identifier_str_mv |
PERES, Mônica Regina. Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas. 2018. 195 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508365654523904 |