Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Mônica Regina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33174
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.
id UNB_479988093c5c5e46aaeeb013d5f3ade5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33174
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicasColeções especiaisRepositórios de informaçãoFormação de acervosBiblioteca universitáriaBiblioteca digitalColeção digitalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.Esta Tese trata de um modelo para formação de coleções especiais digitais para acervamento em biblioteca universitária, considerando os avanços tecnológicos e as formas de acesso à informação por parte dos usuários que estão em ambiente constante mudanças. O estudo realizado com aplicação de técnicas para identificar os acervos da produção discente na unidade acadêmica escolhida, sua produção e sua forma de disseminação, da identificação das normas internas da unidade quanto aos direitos autorais e as resoluções internas da instituição, mas sempre obsevando a lei específica do assunto. Sendo uma pesquisa exploratória com ações a partir das informações e dados encontrados, sendo aplicada ao desenvolver atividades práticas através de disciplina transdisciplinar com o envolvimento não só da pesquisadora, dos atores produtores e receptores e os usuários da informação levantada. Foram construídos manuais para os procedimentos realizados e fluxos para o acervamento após produção na unidade. O estudo propõe um modelo de processo para a formação das coleções de um acervo para biblioteca universitária, onde as necessidades quanto ao uso e busca da informação também foram consideradas a partir de pesquisa realizada com os grupos envolvidos.This thesis deals with a model for the formation of special digital collections for the collection in a university library, considering the technological advances and the ways of access to information by the users who are in a constant changing environment. The study carried out with the application of techniques to identify the collections of student production in the chosen academic unit, its production and its form of dissemination, the identification of the internal norms of the unit in terms of copyright and internal resolutions of the institution, but always obeying the specific law of the matter. Being an exploratory research with actions based on the information and data found, being applied to develop practical activities through transdisciplinary discipline with the participation not only of the researcher, the producers and recipients and the users of the information raised. Manuals were built for the procedures performed and flows for the stock after production in the unit. The study proposes a process model for the formation of the collections of a collection for university libraries, where the needs regarding the use and search of the information were also considered from the research carried out with the groups involved.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoMiranda, AntonioPeres, Mônica Regina2018-12-11T21:07:58Z2018-12-11T21:07:58Z2018-12-112018-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPERES, Mônica Regina. Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas. 2018. 195 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33174A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-30T18:25:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/33174Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-30T18:25:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
title Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
spellingShingle Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
Peres, Mônica Regina
Coleções especiais
Repositórios de informação
Formação de acervos
Biblioteca universitária
Biblioteca digital
Coleção digital
title_short Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
title_full Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
title_fullStr Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
title_sort Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas
author Peres, Mônica Regina
author_facet Peres, Mônica Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Mônica Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Coleções especiais
Repositórios de informação
Formação de acervos
Biblioteca universitária
Biblioteca digital
Coleção digital
topic Coleções especiais
Repositórios de informação
Formação de acervos
Biblioteca universitária
Biblioteca digital
Coleção digital
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T21:07:58Z
2018-12-11T21:07:58Z
2018-12-11
2018-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERES, Mônica Regina. Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas. 2018. 195 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33174
identifier_str_mv PERES, Mônica Regina. Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas. 2018. 195 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508365654523904