Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tiago Felipe de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18068
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2014.
id UNB_47a04314f16551557dbd65ee8e4f75b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18068
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamentalGeometria - estudo e ensinoEnsino fundamentalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2014.Tradicionalmente, o processo de apreensão de conceitos de geometria pelos estu- dantes durante o ensino fundamental tem sido prejudicado por fatores de natureza diversa, que estão relacionados com a abordagem dessa área nos livros didáticos, com o momento em que ela é explorada no ano escolar e com o processo de desenvolvimento da lateralidade que ocorre ao longo da infância. Considerando esse contexto, busca- mos, neste trabalho, compreender a relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico. Para isso, lançamos mão das teorias do desenvolvimento da in- teligência, segundo Piaget, e dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico, segundo Van Hiele. Foram feitas análises de conteúdos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática do Ensino Fundamental, no que diz respeito aos ob- jetos de conhecimento de geometria e às habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos. A distribuição dos campos de conhecimento de matemática presentes no Pro- grama Nacional do Livro Didático (PNLD) e as matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) também foram analisadas com relação à inserção de expecta- tivas de aprendizagem relacionadas ao tema de interesse do trabalho. Algumas questões aplicadas na Prova Brasil são exploradas com o intuito de entender a forma com que são avaliadas habilidades esperadas do alunos no processo de ensino-aprendizagem de geometria. O estudo levou à conclusão de que habilidades de orientação espacial são fundamentais para a apreensão de conceitos geométricos, além de ter sua origem na formação da lateralidade. Assim, esta constitui um dos primeiros passos para o desen- volvimento do pensamento geométrico. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTTraditionally, the process of learning about the geometry concepts by students du- ring the Elementary School have been damaged by many factors and they are related with the approach in this area in the textbooks, at the moment that it's explored and with the laterality development process that happens during the childhood. Conside- ring the context, we understand the relationship between the laterality and geometric thinking development. Therefore, the Intelligence Development Theory by Piaget and the Geometric Thinking Development by Van Hiele were considerate. The analysis were done through the Math PCN (National Curricular Parameters), when they talk about the knowledge objects of the geometry and the abilities that be developing by students. The distribution in the Math Knowledge presents in the National Textbook Program (PNDL) and the matrixes of the Elementary Assessment System (SAEB) were done analyzed too. Some questions that were done in _Prova Brasil_ are explo- red with the goal of to understand the way that are view the abilities expected by students in the geometry learning - teaching process. The study concludes that the spatial orientation abilities are fundamental for to learning the geometric concepts and has their beginning in the laterality formation. Thus, this has one of the _rst steps for the geometric thinking development.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalRabelo, Mauro LuizAlves, Tiago Felipe de Oliveira2015-05-04T10:27:24Z2015-05-04T10:27:24Z2015-05-042014-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Tiago Felipe de Oliveira. Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental. 2014. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18068A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:00:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/18068Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:00:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
title Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
spellingShingle Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
Alves, Tiago Felipe de Oliveira
Geometria - estudo e ensino
Ensino fundamental
title_short Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
title_full Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
title_fullStr Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
title_full_unstemmed Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
title_sort Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
author Alves, Tiago Felipe de Oliveira
author_facet Alves, Tiago Felipe de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabelo, Mauro Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tiago Felipe de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - estudo e ensino
Ensino fundamental
topic Geometria - estudo e ensino
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
2015-05-04T10:27:24Z
2015-05-04T10:27:24Z
2015-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Tiago Felipe de Oliveira. Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental. 2014. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18068
identifier_str_mv ALVES, Tiago Felipe de Oliveira. Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental. 2014. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259426435072