Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meier, Melissa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54727
Resumo: Esta dissertação apresenta, a partir da atividade de modelagem geométrica, uma proposta para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático no Ensino Fundamental. Iniciamos o trabalho com reflexões que justificam a proposta: trouxemos a opinião de um grupo de professores acerca do trabalho com argumentações matemáticas na escola e as explicações apresentadas por um grupo de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental para justificar algumas propriedades matemáticas. Após estas reflexões, apresentamos os fundamentos teóricos da proposta: o trabalho de Goldenberg a respeito do desenvolvimento dos “hábitos do pensamento”, a serem entendidos como modos de pensar que contribuem para desenvolvimento do pensamento matemático. Avançamos com questões relativas à utilização de tecnologias no ensino e aprendizagem da Matemática e, em particular, tratamos do uso do software GeoGebra. Em continuidade, foi apresentado o site “Geometria em Movimento”, um material didático que trata de modelagem geométrica. Quanto à metodologia usada no desenvolvimento da proposta, nos inspiramos na Engenharia Didática e, com isso, concebemos, implementamos e validamos um experimento didático. Durante a realização do experimento, os alunos mostraram um gradativo desenvolvimento dos hábitos do pensamento. De início, construíram modelos apresentados no site “Geometria em Movimento” e ao final construíram seus próprios modelos e foram autores de projetos nos quais explicitaram, com desenvoltura, seus raciocínios matemáticos.
id URGS_fcad9d05eb3c92259afa4e3fab5cdb8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54727
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Meier, MelissaGravina, Maria Alice2012-08-30T01:37:13Z2012http://hdl.handle.net/10183/54727000852976Esta dissertação apresenta, a partir da atividade de modelagem geométrica, uma proposta para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático no Ensino Fundamental. Iniciamos o trabalho com reflexões que justificam a proposta: trouxemos a opinião de um grupo de professores acerca do trabalho com argumentações matemáticas na escola e as explicações apresentadas por um grupo de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental para justificar algumas propriedades matemáticas. Após estas reflexões, apresentamos os fundamentos teóricos da proposta: o trabalho de Goldenberg a respeito do desenvolvimento dos “hábitos do pensamento”, a serem entendidos como modos de pensar que contribuem para desenvolvimento do pensamento matemático. Avançamos com questões relativas à utilização de tecnologias no ensino e aprendizagem da Matemática e, em particular, tratamos do uso do software GeoGebra. Em continuidade, foi apresentado o site “Geometria em Movimento”, um material didático que trata de modelagem geométrica. Quanto à metodologia usada no desenvolvimento da proposta, nos inspiramos na Engenharia Didática e, com isso, concebemos, implementamos e validamos um experimento didático. Durante a realização do experimento, os alunos mostraram um gradativo desenvolvimento dos hábitos do pensamento. De início, construíram modelos apresentados no site “Geometria em Movimento” e ao final construíram seus próprios modelos e foram autores de projetos nos quais explicitaram, com desenvoltura, seus raciocínios matemáticos.The aim of this work is to present an approach to the development of mathematical thinking in elementary school through the geometric modeling activity. In this study, we bring the opinion of a group of teachers about the work with mathematical arguments in school and the explanations that eighth grade students gave to justify some fundamental mathematical properties. This proposal is based on the work of Goldenberg about the development of learning habits, which contributes to the development of mathematical thinking. Also, in this study, we discuss technology in mathematics teaching and learning, using GeoGebra software, as well as the website Geometry on Motion, which is a teaching material about geometric modeling. We had look at Didactic Engineering to design, to implement, and to validate this teaching experiment. During this process, the students showed a gradual development of learning habits: initially they built models proposed, on the site Geometry in Motion and afterwards they built their own models and projects, when it was possible to observe their skills in mathematical reasoning.application/pdfporEnsino-aprendizagemGeometria dinâmicaModelagem geométricaMatemática : Ensino fundamentalDynamic geometryGeometrical modellingMathematical learning habitsElementary schoolModelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000852976.pdf.txt000852976.pdf.txtExtracted Texttext/plain245350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54727/2/000852976.pdf.txtaf78fe80c61870a8d2832637b92701dfMD52ORIGINAL000852976.pdf000852976.pdfTexto completoapplication/pdf4318314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54727/1/000852976.pdf1c9644e71e005fba3b1ed22c5e787c79MD51THUMBNAIL000852976.pdf.jpg000852976.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54727/3/000852976.pdf.jpg45fe284b5bf08dc844a84b011e2fa640MD5310183/547272018-10-15 09:01:04.698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:01:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental
title Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental
spellingShingle Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental
Meier, Melissa
Ensino-aprendizagem
Geometria dinâmica
Modelagem geométrica
Matemática : Ensino fundamental
Dynamic geometry
Geometrical modelling
Mathematical learning habits
Elementary school
title_short Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental
title_full Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental
title_fullStr Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental
title_sort Modelagem geométrica e o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental
author Meier, Melissa
author_facet Meier, Melissa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meier, Melissa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Geometria dinâmica
Modelagem geométrica
Matemática : Ensino fundamental
topic Ensino-aprendizagem
Geometria dinâmica
Modelagem geométrica
Matemática : Ensino fundamental
Dynamic geometry
Geometrical modelling
Mathematical learning habits
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic geometry
Geometrical modelling
Mathematical learning habits
Elementary school
description Esta dissertação apresenta, a partir da atividade de modelagem geométrica, uma proposta para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático no Ensino Fundamental. Iniciamos o trabalho com reflexões que justificam a proposta: trouxemos a opinião de um grupo de professores acerca do trabalho com argumentações matemáticas na escola e as explicações apresentadas por um grupo de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental para justificar algumas propriedades matemáticas. Após estas reflexões, apresentamos os fundamentos teóricos da proposta: o trabalho de Goldenberg a respeito do desenvolvimento dos “hábitos do pensamento”, a serem entendidos como modos de pensar que contribuem para desenvolvimento do pensamento matemático. Avançamos com questões relativas à utilização de tecnologias no ensino e aprendizagem da Matemática e, em particular, tratamos do uso do software GeoGebra. Em continuidade, foi apresentado o site “Geometria em Movimento”, um material didático que trata de modelagem geométrica. Quanto à metodologia usada no desenvolvimento da proposta, nos inspiramos na Engenharia Didática e, com isso, concebemos, implementamos e validamos um experimento didático. Durante a realização do experimento, os alunos mostraram um gradativo desenvolvimento dos hábitos do pensamento. De início, construíram modelos apresentados no site “Geometria em Movimento” e ao final construíram seus próprios modelos e foram autores de projetos nos quais explicitaram, com desenvoltura, seus raciocínios matemáticos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-30T01:37:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54727
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000852976
url http://hdl.handle.net/10183/54727
identifier_str_mv 000852976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54727/2/000852976.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54727/1/000852976.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54727/3/000852976.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af78fe80c61870a8d2832637b92701df
1c9644e71e005fba3b1ed22c5e787c79
45fe284b5bf08dc844a84b011e2fa640
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309019446870016