Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Dais Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Dyana Helena de, Cavadinha, Edu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36446
https://doi.org/10.1590/interface.180017
http://orcid.org/0000-0003-1103-5930
http://orcid.org/0000-0001-6050-3337
http://orcid.org/0000-0001-6916-5119
Resumo: Propõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.
id UNB_4862b76e1ea2296df70303a2b52f0920
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36446
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rocha, Dais GonçalvesSouza, Dyana Helena deCavadinha, Edu2020-01-24T10:30:57Z2020-01-24T10:30:57Z2019ROCHA, Dais Gonçalves; SOUZA, Dyana Helena de; CAVADINHA, Edu. Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, e180017, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100216. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36446https://doi.org/10.1590/interface.180017http://orcid.org/0000-0003-1103-5930http://orcid.org/0000-0001-6050-3337http://orcid.org/0000-0001-6916-5119Propõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.This study proposes a dialogue regarding the implementation of equity in undergraduate courses of a Brazilian public university, based on the documentary analysis of national curricular guidelines and a literature review using descriptors in Portuguese, English and Spanish. The study object will also be the presentation of the National Policies of Equity and Health Qualification that have contributed to the discussion of equity in health. The literature review evidenced a lack of publications on the subject, with a predominance of studies on the inclusion and/or insertion of certain population groups in higher education. As identified, equity is present in the national curricular guidelines of some courses, with experiences that favor qualification. A greater defense in favor of equity education is recommended in higher education institutions in the context of reviewing the national curricular guidelines based on the coordination of civil society and popular movements.Se propone el diálogo sobre la implementación de la lente de la equidad en los cursos de graduación de una universidad pública brasileña, a partir del análisis documental de las DCN y revisión de literatura utilizando descriptores de lengua portuguesa, inglesa y española. También será objeto de estudio presentar las Políticas Nacionales de Equidad y de Formación en Salud que han contribuido con el debate de equidad en la salud. La revisión de la literatura dejo en evidencia la incipiente de publicación en la temática, predominando estudios sobre la inclusión y/o inserción de determinados grupos poblacionales en la enseñanza superior. Se identificó que la lente de la equidad está presente en las DCN de algunos cursos y existen experiencias que favorecen la formación. Se recomienda una mayor defensa de la formación en equidad en las instituciones de Enseñanza Superior en el contexto de la revisión de las DCN a partir de la articulación de la sociedad civil y de los movimientos populares.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)UNESPEste artigo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0, tipo BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR). (CC BY).info:eu-repo/semantics/openAccessEquidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicosEquity in health undergraduate courses : legal framework, and political and methodological challengesEquidad en los cursos de graduación en salud: marco legal, desafíos políticos y metodológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEquidade em saúdeDiretrizes curricularesCurrículosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EquidadeCursosGraduacao.pdfapplication/pdf369831http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36446/1/ARTIGO_EquidadeCursosGraduacao.pdf70a2de1cb52a600416e077127915cf68MD51open access10482/364462023-09-07 00:08:58.33open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36446Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-07T03:08:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Equity in health undergraduate courses : legal framework, and political and methodological challenges
Equidad en los cursos de graduación en salud: marco legal, desafíos políticos y metodológicos
title Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos
spellingShingle Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos
Rocha, Dais Gonçalves
Equidade em saúde
Diretrizes curriculares
Currículos
title_short Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos
title_full Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos
title_fullStr Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos
title_full_unstemmed Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos
title_sort Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos
author Rocha, Dais Gonçalves
author_facet Rocha, Dais Gonçalves
Souza, Dyana Helena de
Cavadinha, Edu
author_role author
author2 Souza, Dyana Helena de
Cavadinha, Edu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Dais Gonçalves
Souza, Dyana Helena de
Cavadinha, Edu
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Equidade em saúde
Diretrizes curriculares
Currículos
topic Equidade em saúde
Diretrizes curriculares
Currículos
description Propõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Dais Gonçalves; SOUZA, Dyana Helena de; CAVADINHA, Edu. Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, e180017, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100216. Acesso em: 23 jan. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36446
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/interface.180017
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-1103-5930
http://orcid.org/0000-0001-6050-3337
http://orcid.org/0000-0001-6916-5119
identifier_str_mv ROCHA, Dais Gonçalves; SOUZA, Dyana Helena de; CAVADINHA, Edu. Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, e180017, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100216. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36446
https://doi.org/10.1590/interface.180017
http://orcid.org/0000-0003-1103-5930
http://orcid.org/0000-0001-6050-3337
http://orcid.org/0000-0001-6916-5119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36446/1/ARTIGO_EquidadeCursosGraduacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70a2de1cb52a600416e077127915cf68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863810943811584