Teoria informal na formação continuada de professores de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Dione Barbosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34302
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
id UNB_4905e39e8f2c459c7e33bf766e22decb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34302
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Teoria informal na formação continuada de professores de línguasTeorias informaisProfessores - formação continuadaEnsino de línguasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.O estudo de teorias informais de professores de línguas tem sido foco de pesquisas da área de Linguística Aplicada (ALMEIDA FILHO, 2016; BANDEIRA, 2003; BLATYTA, 1995) uma vez que constituem um elemento fundamental da competência implícita do indivíduo, influenciando na prática docente e no modo de ensinar de cada professor. Sendo assim, de modo geral, este trabalho objetiva investigar de que forma esse saber espontâneo se revela na experiência de cinco professores em formação continuada, matriculados no Curso Reflexão na Ação (RNA) nos anos de 2016 e 2017, buscando identificar na experiência docente as subcategorias da teoria informal, bem como analisar de que forma esse construto se configura como categoria relevante para a formação docente do professor de línguas. Os dados desta pesquisa são constituídos, principalmente, de entrevistas semiestruturadas e relatos reflexivos cedidos pelos professores participantes do curso RNA. Como embasamento teórico foram utilizadas as pesquisas desenvolvidas por Almeida Filho (2015), Blatyta (1995), Bandeira (2003), Barçante (2014); Vieira Abrahão (2004); Gimenez (2004) entre outros autores que abordam questões sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras de modo geral.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The study of informal theories of language teachers has been focused in researches in the field of Applied Linguistics (ALMEIDA FILHO, 2016; BANDEIRA, 2003; BLATYTA, 1995) once considered a fundamental element of the individual's implicit competence, influencing teaching practice and teaching style. Thus, in general, this work aims to investigate how this spontaneous knowledge is revealed in the experience of five teachers in continued education who were enrolled in the Reflection in Action Course (RAC) in the years 2016 and 2017, seeking to identify in the teaching experience the subcategories of informal theory, as well as analyze how this construct is seen as a relevant for teacher training of the language teacher. The data of this research is constituted, mainly, of semi-structured interviews and reflective reports given by the teachers participating in the RAC course. As theoritical basis were used the researches developed by Almeida Filho (2015), Blatyta (1995), Bandeira (2003), Alvarenga (2014); Vieira Abrahão (2004); Gimenez (2004) among other authors who researches are about teaching and learning foreign languages in general.Almeida Filho, José Carlos Paes deDantas, Dione Barbosa2019-04-02T21:57:10Z2019-04-02T21:57:10Z2019-04-022018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANTAS, Dione Barbosa. Teoria informal na formação continuada de professores de línguas. 2018. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34302A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/34302Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria informal na formação continuada de professores de línguas
title Teoria informal na formação continuada de professores de línguas
spellingShingle Teoria informal na formação continuada de professores de línguas
Dantas, Dione Barbosa
Teorias informais
Professores - formação continuada
Ensino de línguas
title_short Teoria informal na formação continuada de professores de línguas
title_full Teoria informal na formação continuada de professores de línguas
title_fullStr Teoria informal na formação continuada de professores de línguas
title_full_unstemmed Teoria informal na formação continuada de professores de línguas
title_sort Teoria informal na formação continuada de professores de línguas
author Dantas, Dione Barbosa
author_facet Dantas, Dione Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Dione Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias informais
Professores - formação continuada
Ensino de línguas
topic Teorias informais
Professores - formação continuada
Ensino de línguas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
2019-04-02T21:57:10Z
2019-04-02T21:57:10Z
2019-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTAS, Dione Barbosa. Teoria informal na formação continuada de professores de línguas. 2018. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34302
identifier_str_mv DANTAS, Dione Barbosa. Teoria informal na formação continuada de professores de línguas. 2018. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508223595544576