Cautela ao usar imagens em aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Henrique César da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Zimmermann, Erika, Carneiro, Maria Helena da Silva, Gastal, Maria Luiza de Araújo, Cassiano, Webster Spiguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6269
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008
Resumo: O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_4a0a2d70e4faf7d6d53cdfb6b5cde92d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6269
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cautela ao usar imagens em aulas de ciênciasCaution when using images during science lessonsProfessores - formaçãoImagens, ilustrações, etc.LinguagemDiscursoO uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe use of images in the teaching of sciences is quite a routine. Research has been showing the necessity of teaching the reading of images since their reading is not straightforward. As with any other resource, the teacher has an indispensable role, direct or indirect, in the way images work in the classroom context. Beyond of those presuppositions, it was considered that the reading of images depends on the historically-built conditions. The subject is part of those conditions. So, it is fundamental that we think about the role of teacher education courses in the understanding of the manner of mediation of the use of images when teaching science. In this work we analyzed in what aspects a short duration course of in-service teacher education influenced teachers' relationship with the images, their representations and possible actions in classroom. At the end of the course it was realised that there were changes in the ways teachers thought about images and in their relationship with images within science teaching and learning processes.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-21T15:58:54Z2010-12-21T15:58:54Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciêncis e educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S1516-73132006000200008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6269https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008Silva, Henrique César daZimmermann, ErikaCarneiro, Maria Helena da SilvaGastal, Maria Luiza de AraújoCassiano, Webster Spiguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:26:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/6269Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:26:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
Caution when using images during science lessons
title Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
spellingShingle Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
Silva, Henrique César da
Professores - formação
Imagens, ilustrações, etc.
Linguagem
Discurso
title_short Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title_full Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title_fullStr Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title_full_unstemmed Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title_sort Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
author Silva, Henrique César da
author_facet Silva, Henrique César da
Zimmermann, Erika
Carneiro, Maria Helena da Silva
Gastal, Maria Luiza de Araújo
Cassiano, Webster Spiguel
author_role author
author2 Zimmermann, Erika
Carneiro, Maria Helena da Silva
Gastal, Maria Luiza de Araújo
Cassiano, Webster Spiguel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Henrique César da
Zimmermann, Erika
Carneiro, Maria Helena da Silva
Gastal, Maria Luiza de Araújo
Cassiano, Webster Spiguel
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Imagens, ilustrações, etc.
Linguagem
Discurso
topic Professores - formação
Imagens, ilustrações, etc.
Linguagem
Discurso
description O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2010-12-21T15:58:54Z
2010-12-21T15:58:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciêncis e educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S1516-73132006000200008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6269
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008
identifier_str_mv SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciêncis e educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S1516-73132006000200008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6269
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508395246387200