Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6269 https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008 |
Resumo: | O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_4a0a2d70e4faf7d6d53cdfb6b5cde92d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6269 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciênciasCaution when using images during science lessonsProfessores - formaçãoImagens, ilustrações, etc.LinguagemDiscursoO uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe use of images in the teaching of sciences is quite a routine. Research has been showing the necessity of teaching the reading of images since their reading is not straightforward. As with any other resource, the teacher has an indispensable role, direct or indirect, in the way images work in the classroom context. Beyond of those presuppositions, it was considered that the reading of images depends on the historically-built conditions. The subject is part of those conditions. So, it is fundamental that we think about the role of teacher education courses in the understanding of the manner of mediation of the use of images when teaching science. In this work we analyzed in what aspects a short duration course of in-service teacher education influenced teachers' relationship with the images, their representations and possible actions in classroom. At the end of the course it was realised that there were changes in the ways teachers thought about images and in their relationship with images within science teaching and learning processes.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-21T15:58:54Z2010-12-21T15:58:54Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciêncis e educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S1516-73132006000200008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6269https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008Silva, Henrique César daZimmermann, ErikaCarneiro, Maria Helena da SilvaGastal, Maria Luiza de AraújoCassiano, Webster Spiguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:26:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/6269Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:26:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciências Caution when using images during science lessons |
title |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciências |
spellingShingle |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciências Silva, Henrique César da Professores - formação Imagens, ilustrações, etc. Linguagem Discurso |
title_short |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciências |
title_full |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciências |
title_fullStr |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciências |
title_full_unstemmed |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciências |
title_sort |
Cautela ao usar imagens em aulas de ciências |
author |
Silva, Henrique César da |
author_facet |
Silva, Henrique César da Zimmermann, Erika Carneiro, Maria Helena da Silva Gastal, Maria Luiza de Araújo Cassiano, Webster Spiguel |
author_role |
author |
author2 |
Zimmermann, Erika Carneiro, Maria Helena da Silva Gastal, Maria Luiza de Araújo Cassiano, Webster Spiguel |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Henrique César da Zimmermann, Erika Carneiro, Maria Helena da Silva Gastal, Maria Luiza de Araújo Cassiano, Webster Spiguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Imagens, ilustrações, etc. Linguagem Discurso |
topic |
Professores - formação Imagens, ilustrações, etc. Linguagem Discurso |
description |
O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2010-12-21T15:58:54Z 2010-12-21T15:58:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciêncis e educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S1516-73132006000200008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6269 https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008 |
identifier_str_mv |
SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciêncis e educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S1516-73132006000200008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6269 https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508395246387200 |