Cautela ao usar imagens em aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Henrique César da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Zimmermann,Erika, Carneiro,Maria Helena da Silva, Gastal,Maria Luiza, Cassiano,Webster Spiguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000200008
Resumo: O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino.
id UNESP-22_3c3c1deadce0c3a60a9cd84e3f148bb6
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132006000200008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Cautela ao usar imagens em aulas de ciênciasformação de professoresimagenslinguagemdiscursoO uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000200008Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.2 2006reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132006000200008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Henrique César daZimmermann,ErikaCarneiro,Maria Helena da SilvaGastal,Maria LuizaCassiano,Webster Spiguelpor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132006000200008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:29.453048Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
spellingShingle Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
Silva,Henrique César da
formação de professores
imagens
linguagem
discurso
title_short Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title_full Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title_fullStr Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title_full_unstemmed Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
title_sort Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
author Silva,Henrique César da
author_facet Silva,Henrique César da
Zimmermann,Erika
Carneiro,Maria Helena da Silva
Gastal,Maria Luiza
Cassiano,Webster Spiguel
author_role author
author2 Zimmermann,Erika
Carneiro,Maria Helena da Silva
Gastal,Maria Luiza
Cassiano,Webster Spiguel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Henrique César da
Zimmermann,Erika
Carneiro,Maria Helena da Silva
Gastal,Maria Luiza
Cassiano,Webster Spiguel
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
imagens
linguagem
discurso
topic formação de professores
imagens
linguagem
discurso
description O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132006000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.2 2006
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955371053056