A Majestade e a Senhora dos significantes : o drama da constituição do sujeito
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42992 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2021. |
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A Majestade e a Senhora dos significantes : o drama da constituição do sujeitoConstituição psíquicaDramaturgiaFunção maternaTeatroDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2021.O objetivo deste trabalho é abordar a metapsicologia psicanalítica como método de pesquisa, vislumbrando uma interface com as Artes Cênicas. Assim sendo, um exercício de dramaturgia foi construído como possibilidade de transmissão de alguns fundamentos da Psicanálise. A partir desse exercício, a proposta é refletir sobre esse drama, trazendo à baila a concepção de autores das artes cênicas e suas interligações com a perspectiva psicanalítica da constituição do sujeito do Inconsciente. Para tal discussão, será fundamental abordar conceitos relevantes associados à função materna, tais como: transgeracionalidade, corpo, vazio, alienação, voz, olhar, desejo e gozo. Tal entendimento permitirá homologias entre a constituição do sujeito do Inconsciente e o Teatro, bem como entre a teorização psicanalítica em consonância com a abordagem conceitual no campo da dramaturgia. As cenas do Fort-Da (Freud) e do Estágio do Espelho (Lacan) também serão analisadas com o mesmo enfoque. Considera-se que, após esta jornada e frente à analogia do Peixe dourado (Brook), a constituição do sujeito é um espetáculo.This study aims to approach psychoanalytic metapsychology as a research method, envisioning an interface with the Performing Arts. A short theatrical play was therefore written as an attempt to transmit Psychoanalysis fundamentals. From this theatrical play, we bring to light the author’s performing arts conception and their interconnections with the psychoanalytic perspective of the constitution of the Subject of the Unconscious. For this discussion, it will be essential to address relevant concepts associated with the maternal functioning, such as: transgenerationally, body, emptiness, alienation, voice, gaze, desire and jouissance. Such understanding permits to draw parallels between the constitution of the subject of the Unconscious and performing arts, as well as between the psychoanalytic theory in line with the conceptual approach in the field of dramaturgy. The scenes of Fort-Da (Freud) and the Mirror Stage (Lacan) will also be analyzed with the same perspective. After this journey and given the Golden Fish analogy (Brook), we find that the constitution of the subject is a spectacle.L'objectif de cet article est d'aborder la métapsychologie psychanalytique comme méthode de recherche, en envisageant une interface avec les Arts Scéniques. Par conséquent, une courte pièce de théâtre a été construite comme une possibilité de transmission de certains principes fondamentaux de la psychanalyse. À partir de cette pièce, la proposition est de réfléchir à cette œuvre, à ce drame, en soulevant la conception des auteurs des arts scéniques et leurs interconnexions avec la perspective psychanalytique de la constitution du sujet inconscient. Pour une telle discussion, il sera fondamental d'aborder des concepts pertinents associés à la fonction maternelle, tels que: transgénérationnalité, corps, vide, aliénation, voix, regard, désir et jouissance. Une telle compréhension permettra des homologies entre la constitution du sujet de l'Inconscient et le Théâtre, ainsi qu'entre la théorisation psychanalytique en consonance avec l'approche conceptuelle dans le domaine de la dramaturgie. Les scènes du Fort-Da (Freud) et du Stade du miroir (Lacan) seront également analysées dans la même optique. On considère après ce parcours et face à l'analogie du poisson rouge (Brook) que la constitution du sujet est un spectacle.Maesso, Márcia CristinaMoutella, Beatriz Rodrigues2022-02-24T18:52:06Z2022-02-24T18:52:06Z2022-02-242021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOUTELLA, Beatriz Rodrigues. A Majestade e a Senhora dos significantes: o drama da constituição do sujeito. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clinica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42992A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:23:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/42992Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:23:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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