Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tôrres, Patrícia Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16401
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
id UNB_4a3a897d450bdfb12e7117bd602dca5f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16401
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivoEducação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)Matemática - estudo e ensinoMatemática - conceitosTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a produção de conhecimentos matemáticos em diferentes graus de formalização e explicitação oral e escrita, de caráter cognitivo e metacognitivo, de vinte e três educandos jovens e adultos, sendo quinze matriculados em um projeto de alfabetização popular e oito educandos, no total, matriculados em duas escolas públicas de primeiro segmento de Educação de Pessoas Jovens e Adultas na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil. O embasamento teórico deste estudo reportou-se às Teorias dos Campos Conceituais e das Situações Didáticas. A metodologia associou entrevista clínica à microanálise na explicitação dos esquemas mentais (VERGNAUD, 1990,1997) dos sujeitos. Constatamos que a produção de conhecimentos matemáticos escolares de pessoas jovens e adultas tem influência do seu locus e modo de produção; e do contrato didático estabelecido entre educador, pesquisador e educandos, mesmo fora da sala de aula, revelando que regras fundantes do contrato didático estão presentes na mente dos sujeitos e são reveladas na realização de tarefas matemáticas, mesmo na ausência do professor. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this research was to identify and analyze mathematical knowledge production at different degrees of formalization, and the oral and written communication of it. Twenty-three students participated in the study; fifteen were enrolled in a literacy project and eight were enrolled in the first segment of youth and adult education in two Brasilia, D.F. public schools. The theoretical basis of this study was circumscribed to the theories of conceptual fields and didactic situations. The methodology included clinical interviews and microanalysis to unveil the subjects mental schemes (VERGNAUD, 1990, 1997). We noted that mathematical knowledge of all subjects is affected by its locus and mode of production, as well as the didactic interaction between educator, researcher and students, even outside of the classroom. However, it was clear that rules founding the didactic contract were present in the minds of students as reveled by students performing mathematical tasks, even when the teacher was absent.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMuniz, Cristiano AlbertoTôrres, Patrícia Lima2014-10-07T18:22:44Z2014-10-07T18:22:44Z2014-10-072014-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTÔRRES, Patrícia Lima. Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo. 2014. 101 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16401A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:47:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/16401Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:47:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo
title Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo
spellingShingle Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo
Tôrres, Patrícia Lima
Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)
Matemática - estudo e ensino
Matemática - conceitos
title_short Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo
title_full Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo
title_fullStr Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo
title_full_unstemmed Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo
title_sort Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo
author Tôrres, Patrícia Lima
author_facet Tôrres, Patrícia Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Cristiano Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tôrres, Patrícia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)
Matemática - estudo e ensino
Matemática - conceitos
topic Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)
Matemática - estudo e ensino
Matemática - conceitos
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07T18:22:44Z
2014-10-07T18:22:44Z
2014-10-07
2014-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TÔRRES, Patrícia Lima. Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo. 2014. 101 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16401
identifier_str_mv TÔRRES, Patrícia Lima. Identificação e análise de conhecimentos numéricos de pessoas jovens e adultas, em explicitações orais e escritas, de caráter cognitivo e metacognitivo. 2014. 101 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580780243484672