Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232
Resumo: O presente trabalho procurou refletir sobre como dois diferentes museus brasileiros – o Museu Paulista e o Museu de Arte de Belém – representam a história de seu acervo por meio da eleição de uma obra de arte-símbolo. As escolhas demonstram uma complexa dialética da conservação e da contínua apropriação das coleções artísticas no seio de “representações” de certos momentos da história. Representações essas transmitidas, utilizadas, deformadas, esquecidas ao longo das diferentes negociações para compor a memória dos museus citados. Negociações que, de acordo com nossas especulações, podem fazer das próprias instituições reféns da necessidade que as comunidades locais têm de perpetuar, por meio da arte, um único sentido de determinado “momento histórico” em detrimento da discussão de tantos outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_4aa8a9c205346e7a10b38a8dd30e27f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17232
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucionalMuseusMuseus - exposiçãoMuseus de arteArte - memóriaO presente trabalho procurou refletir sobre como dois diferentes museus brasileiros – o Museu Paulista e o Museu de Arte de Belém – representam a história de seu acervo por meio da eleição de uma obra de arte-símbolo. As escolhas demonstram uma complexa dialética da conservação e da contínua apropriação das coleções artísticas no seio de “representações” de certos momentos da história. Representações essas transmitidas, utilizadas, deformadas, esquecidas ao longo das diferentes negociações para compor a memória dos museus citados. Negociações que, de acordo com nossas especulações, podem fazer das próprias instituições reféns da necessidade que as comunidades locais têm de perpetuar, por meio da arte, um único sentido de determinado “momento histórico” em detrimento da discussão de tantos outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper sought to reflect about how two different Brazilian museums – the Paulista Museum and the Belém Art museum – represent the history of their collections through the election of a symbol work of art. The choices show a complex dialectic of the conservation and continual appropriation of artistic collections in the bosom of the “representations” of certain moments in history. Representations, transmitted, utilized, deformed and forgotten during the different negotiations to compose the memories of the mentioned museums. Negotiations that in our speculations can make the institutions themselves hostages of the necessity which local communities have to perpetuate, through art, one sole meaning of an “historic moment” in detriment to the discussion of so many others.Centro de Ciências Humanas - Universidade de Caxias do Sul2014-12-04T15:18:28Z2014-12-04T15:18:28Z2008-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Fragmentos de cumplicidade: arte, museus e política institucional. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p. 33-55, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499>. Acesso em 15 jul. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232Revista Metis - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499. Acesso em: 15 jul. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Emerson Dionisio Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/17232Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
title Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
spellingShingle Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Museus
Museus - exposição
Museus de arte
Arte - memória
title_short Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
title_full Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
title_fullStr Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
title_full_unstemmed Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
title_sort Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
author Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_facet Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
Museus - exposição
Museus de arte
Arte - memória
topic Museus
Museus - exposição
Museus de arte
Arte - memória
description O presente trabalho procurou refletir sobre como dois diferentes museus brasileiros – o Museu Paulista e o Museu de Arte de Belém – representam a história de seu acervo por meio da eleição de uma obra de arte-símbolo. As escolhas demonstram uma complexa dialética da conservação e da contínua apropriação das coleções artísticas no seio de “representações” de certos momentos da história. Representações essas transmitidas, utilizadas, deformadas, esquecidas ao longo das diferentes negociações para compor a memória dos museus citados. Negociações que, de acordo com nossas especulações, podem fazer das próprias instituições reféns da necessidade que as comunidades locais têm de perpetuar, por meio da arte, um único sentido de determinado “momento histórico” em detrimento da discussão de tantos outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01
2014-12-04T15:18:28Z
2014-12-04T15:18:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Fragmentos de cumplicidade: arte, museus e política institucional. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p. 33-55, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499>. Acesso em 15 jul. 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232
identifier_str_mv OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Fragmentos de cumplicidade: arte, museus e política institucional. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p. 33-55, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499>. Acesso em 15 jul. 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Humanas - Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Humanas - Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508299189485568