Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232 |
Resumo: | O presente trabalho procurou refletir sobre como dois diferentes museus brasileiros – o Museu Paulista e o Museu de Arte de Belém – representam a história de seu acervo por meio da eleição de uma obra de arte-símbolo. As escolhas demonstram uma complexa dialética da conservação e da contínua apropriação das coleções artísticas no seio de “representações” de certos momentos da história. Representações essas transmitidas, utilizadas, deformadas, esquecidas ao longo das diferentes negociações para compor a memória dos museus citados. Negociações que, de acordo com nossas especulações, podem fazer das próprias instituições reféns da necessidade que as comunidades locais têm de perpetuar, por meio da arte, um único sentido de determinado “momento histórico” em detrimento da discussão de tantos outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_4aa8a9c205346e7a10b38a8dd30e27f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/17232 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucionalMuseusMuseus - exposiçãoMuseus de arteArte - memóriaO presente trabalho procurou refletir sobre como dois diferentes museus brasileiros – o Museu Paulista e o Museu de Arte de Belém – representam a história de seu acervo por meio da eleição de uma obra de arte-símbolo. As escolhas demonstram uma complexa dialética da conservação e da contínua apropriação das coleções artísticas no seio de “representações” de certos momentos da história. Representações essas transmitidas, utilizadas, deformadas, esquecidas ao longo das diferentes negociações para compor a memória dos museus citados. Negociações que, de acordo com nossas especulações, podem fazer das próprias instituições reféns da necessidade que as comunidades locais têm de perpetuar, por meio da arte, um único sentido de determinado “momento histórico” em detrimento da discussão de tantos outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper sought to reflect about how two different Brazilian museums – the Paulista Museum and the Belém Art museum – represent the history of their collections through the election of a symbol work of art. The choices show a complex dialectic of the conservation and continual appropriation of artistic collections in the bosom of the “representations” of certain moments in history. Representations, transmitted, utilized, deformed and forgotten during the different negotiations to compose the memories of the mentioned museums. Negotiations that in our speculations can make the institutions themselves hostages of the necessity which local communities have to perpetuate, through art, one sole meaning of an “historic moment” in detriment to the discussion of so many others.Centro de Ciências Humanas - Universidade de Caxias do Sul2014-12-04T15:18:28Z2014-12-04T15:18:28Z2008-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Fragmentos de cumplicidade: arte, museus e política institucional. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p. 33-55, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499>. Acesso em 15 jul. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232Revista Metis - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499. Acesso em: 15 jul. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Emerson Dionisio Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/17232Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional |
title |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional |
spellingShingle |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de Museus Museus - exposição Museus de arte Arte - memória |
title_short |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional |
title_full |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional |
title_fullStr |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional |
title_full_unstemmed |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional |
title_sort |
Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional |
author |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museus Museus - exposição Museus de arte Arte - memória |
topic |
Museus Museus - exposição Museus de arte Arte - memória |
description |
O presente trabalho procurou refletir sobre como dois diferentes museus brasileiros – o Museu Paulista e o Museu de Arte de Belém – representam a história de seu acervo por meio da eleição de uma obra de arte-símbolo. As escolhas demonstram uma complexa dialética da conservação e da contínua apropriação das coleções artísticas no seio de “representações” de certos momentos da história. Representações essas transmitidas, utilizadas, deformadas, esquecidas ao longo das diferentes negociações para compor a memória dos museus citados. Negociações que, de acordo com nossas especulações, podem fazer das próprias instituições reféns da necessidade que as comunidades locais têm de perpetuar, por meio da arte, um único sentido de determinado “momento histórico” em detrimento da discussão de tantos outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01 2014-12-04T15:18:28Z 2014-12-04T15:18:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Fragmentos de cumplicidade: arte, museus e política institucional. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p. 33-55, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499>. Acesso em 15 jul. 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Fragmentos de cumplicidade: arte, museus e política institucional. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p. 33-55, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499>. Acesso em 15 jul. 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Humanas - Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Humanas - Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508299189485568 |