O lugar do currículo no conselho de classe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19435 http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19435 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. |
id |
UNB_4b9ae745e49b8b560db98cfcb3a08c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/19435 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar do currículo no conselho de classeConselho de classeCurrículosCurrículos - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.Este estudo se integra na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), sob a orientação da Prof.ª Dra. Lívia Freitas Borges Fonseca. Partindo do pressuposto de que a escola se constitui e se configura em meio às complexidades existentes na sociedade na qual está inserida, o currículo, na prática do Conselho de Classe, como espaço e movimento integrante da escola, não se exime dessas complexidades e, como tal, se insere em um contexto de potencialidades e fragilidades, senso e contrassenso, concordâncias e contradições. Deste modo, interessa a esta pesquisa – que se sustenta nos eixos: currículo, avaliação curricular e Conselho de Classe – desvelar como a avaliação do currículo praticada pela escola é assumida no Conselho de Classe dos Anos Iniciais da rede pública do Distrito Federal, a partir do currículo prescrito (SACRISTÁN, 2000), dos documentos orientadores sobre o Conselho de Classe, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e da concepção dos sujeitos que compõem esse colegiado. Busca-se, neste sentido, a partir da avaliação curricular, propostas que promovam mudanças e transformações qualitativas nesse colegiado.This study is included in the line of research Teaching Profession, Curriculum and Assessment, of the Faculty of Education, University of Brasilia (FE-UnB), under the guidance of Prof. Dr. Lívia Freitas Borges Fonseca. Assuming that the school is constituted and set amidst the complexities in the society in which it operates, the curriculum, in the practice of the Class Council, as space and movement of the school, is not exempt of these complexities and, as such, it operates in a context of strengths and weaknesses, sense and nonsense, concordances and contradictions. Thus, the interest of this research – which relies on the axes: curriculum, curriculum evaluation and Class Council – is to reveal how the evaluation of the curriculum practiced by the school is assumed in the Class Council of Early Years of the public schools of Distrito Federal, from the prescribed curriculum (SACRISTÁN, 2000) and guidance documents about the Class Council, of the State Secretariat of Education in the Federal District of Brazil, and the design of the subjects that make up this collegiate. In this sense, from the curriculum evaluation, we search for proposals that promote changes and qualitative modifications in this board.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorges, Lívia Freitas FonsecaGontijo, Aldriana Azevedo2016-02-04T13:45:10Z2016-02-04T13:45:10Z2016-02-042015-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONTIJO, Aldriana Azevedo. O lugar do currículo no conselho de classe. 2015. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19435http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19435A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T18:00:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/19435Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T18:00:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do currículo no conselho de classe |
title |
O lugar do currículo no conselho de classe |
spellingShingle |
O lugar do currículo no conselho de classe Gontijo, Aldriana Azevedo Conselho de classe Currículos Currículos - avaliação |
title_short |
O lugar do currículo no conselho de classe |
title_full |
O lugar do currículo no conselho de classe |
title_fullStr |
O lugar do currículo no conselho de classe |
title_full_unstemmed |
O lugar do currículo no conselho de classe |
title_sort |
O lugar do currículo no conselho de classe |
author |
Gontijo, Aldriana Azevedo |
author_facet |
Gontijo, Aldriana Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Lívia Freitas Fonseca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Aldriana Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho de classe Currículos Currículos - avaliação |
topic |
Conselho de classe Currículos Currículos - avaliação |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25 2016-02-04T13:45:10Z 2016-02-04T13:45:10Z 2016-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONTIJO, Aldriana Azevedo. O lugar do currículo no conselho de classe. 2015. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19435 http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19435 |
identifier_str_mv |
GONTIJO, Aldriana Azevedo. O lugar do currículo no conselho de classe. 2015. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19435 http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508265037365248 |