Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrozo, Fábio Henrique
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23236
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23236
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.
id UNB_4cc62604c84d73776b4654508cd1089f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23236
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeirasRecursos audiovisuaisCompetência comunicativaLínguas estrangeiras - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.Este trabalho investigou como algumas ferramentas digitais e atividades de produção audiovisual têm sido usadas por professores de línguas para fomentar um maior contato dos alunos com a língua alvo. Apresentou parâmetros e funcionalidades do uso dessas tecnologias no ensino de língua estrangeira (ELE), bem como experiências e resultados de seus usos em sala de aula, a partir do desenvolvimento de uma pesquisa sobre os seguintes eixos: a) aprofundamento teórico sobre a importância da produção oral e escrita nos meios modernos de comunicação para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos; b) levantamento sobre quais ferramentas têm sido mais facilmente absorvidas pelos professores de língua estrangeira nos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal e outras potencialmente relevantes para esse fim. Sabemos que o ensino de línguas no Brasil possui algumas características peculiares que o faz ainda mais dependente de estratégias didáticas capazes de oportunizar práticas comunicativas em níveis mais elevados quanto às vantagens que podem oferecer para estimular a aquisição de língua estrangeira entre os alunos. Logo, este estudo visou prover aos professores com considerações epistemológicas sobre competência comunicativa, aquisição de língua estrangeira e o valor didático de algumas atividades de produção audiovisual e suas ferramentas para o ELE. Foram realizadas múltiplas estratégias de coleta de registros que, após sua categorização, puderam ser tranformados em dados de pesquisa que, por sua vez, foram analizados segundo critérios e princípios que valorizaram tanto as vantagens didáticas atualmente observadas nos locais de pesquisa como as potencialmente relevantes para apoiar o ensino/aprendizagem de línguas. Enfim, culminou-se em considerações que defendem uma maior presença das ferramentas digitais no Ensino de Língua Estrangeira para, principalmente, auxiliar práticas de produção audiovisual que oportunizem o uso criativo da língua alvo e para fins diversos, desde o aperfeiçoamento da comunicação entre os participantes de cada atividade à promoção me maior autonomia entre os alunos.This work searches for ways in whiAchB SsoTmReA dCigTi tal tools and audiovisual production tasks have been used by language teachers to stimulate students to seek a deeper contact with the target language and presents parameters and functionalities related to the use of such technologies for foreign or second language teaching, as well as experiences and results through its uses in classrooms, aiming to develop a research over the following axis: a) a theoretic deepening over the importance of written and oral output through modern means of communication to promote pupils’ communicative competence; b) a survey of which tools have been more easily absorbed by language teachers in CIL (Interscholastic Language Centers) and others that can be powerful for this purpose. We know that language teaching in Brazil presents some peculiar features that make it still more dependent on didactic strategies that can propitiate communicative practices in higher levels in relation to the advantages it can bring to stimulate language acquisition among students. So, this study intends to provide teachers with epistemological considerations about communicative competence, foreign language acquisition and didactic values of some audiovisual production activities and its resources for language teaching. Multiple strategies of records collection were made so that it could be transformed into research data after its categorization. These data were analyzed following some tenets and criterion that valued both the didactic advantages currently observed in the fields of research and the potentially relevant for language teaching and learning. Finally, it culminated in some considerations that defend a higher presence of the digital tools in language teaching in order to support audiovisual production practices that opportunize a creative use of the target language and for other purposes, from the improvement of the communication between participants of each activity to a grater autonomy promotion among them.Alves, Janaína SoaresBarrozo, Fábio Henrique2017-04-11T11:59:50Z2017-04-11T11:59:50Z2017-04-112016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROZO, Fábio Henrique. Produzir para aprender: a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras. 2016. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23236http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23236A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/23236Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras
title Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras
spellingShingle Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras
Barrozo, Fábio Henrique
Recursos audiovisuais
Competência comunicativa
Línguas estrangeiras - estudo e ensino
title_short Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras
title_full Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras
title_fullStr Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras
title_sort Produzir para aprender : a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras
author Barrozo, Fábio Henrique
author_facet Barrozo, Fábio Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Janaína Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrozo, Fábio Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos audiovisuais
Competência comunicativa
Línguas estrangeiras - estudo e ensino
topic Recursos audiovisuais
Competência comunicativa
Línguas estrangeiras - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
2017-04-11T11:59:50Z
2017-04-11T11:59:50Z
2017-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROZO, Fábio Henrique. Produzir para aprender: a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras. 2016. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23236
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23236
identifier_str_mv BARROZO, Fábio Henrique. Produzir para aprender: a importância das ferramentas digitais para a prática de ensino de línguas estrangeiras. 2016. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23236
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508338340167680